Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Nosso primeiro Thanksgiving

18

Sempre na quarta quinta-feira do mês de Novembro comemora-se aqui nos Estados Unidos o Thanksgiving ou dia de Ação de Graças. Este é um dos feriados mais importantes para os americanos, que  juntamente com o feriado de Natal e o Independence Day, figura entre os feriados mais importantes do País.

A história do Thanksgiving nos remete a 1620, quando 102 pessoas partiram da Inglaterra em direção a América do Norte em uma embarcação chamada Mayflower. Esta embarcação aportou no que é hoje Plymouth, no estado americano de Massachusetts.

Dizem os registros históricos que cerca da metade destas 102 pessoas eram membros de um grupo religioso que tinha rompido com a Igreja anglicana da Inglaterra, e decidiram tentar a sorte em um lugar distante. Estas pessoas julgavam que a Reforma protestante em particular da Igreja anglicana não tinham ido suficientemente longe no rompimento com a Igreja Católica Romana. E desta forma passaram a procurar um local onde pudessem estabelecer uma “nova” religião.

A outra metade do grupo a bordo do Mayflower, migrava para o Novo Mundo por razões econômicas. Estes eram na grande maioria das vezes pessoas com baixas expectativas de acensão social e que viam no novo mundo uma chance de crescer na vida. Em boa parte dos casos suas viagens eram patrocinadas por investidores e comerciantes ingleses que comercializavam peles de animais, bacalhau, entre outros produtos e que precisavam de mão de obra para o fornecimento de insumos para seus negócios.

Apesar de serem grupos totalmente diferentes, ambos os grupos trabalharam e viviam harmoniosamente juntos. E juntos compartilharam o trabalho de construir uma nova colônia. Mas como é de se imaginar estes imigrantes também partilharam muitos momentos difíceis na terra das oportunidades, onde na verdade só havia floresta e indígenas. Tanto que dos 102 imigrantes que partiram da Inglaterra, 47 deles morreram no final do primeiro ano na América. Na grande maioria dos casos por doenças, fadiga e fome.

Dizem os registros que das 18 mulheres que partiram da Inglaterra no Mayflower, 13 delas morreram no primeiro ano. Embora das 20 crianças quee deixaram a Inglaterra  apenas 3 morreram, send assim dá até para imaginar a dor e tristeza das 5 mulheres sobreviventes que  tiveram que virar “madrastas” das crianças órfãs.

Ao contrário do que se falava da crueldade de alguns povos indígenas americanos, os índios Massasoit foram muito úteis e prestativos com os imigrantes. Ensinado-lhes não apenas a plantar milho e a cevada, bem como coletar e comer ostras, a capturar de peixes com redes, e como caçar perus selvagens. Depois de adquirir esse know how com os índios os imigrantes conseguiram plantar 20 hectares de milho e construíram 11 edifícios e desta forma menos pessoas ficaram doentes e a taxa de mortalidade caiu abruptamente.

 

Os peregrinos em sinal de gratidão aos índios decidiram fazer uma festa da colheita convidando os nativos e esta durou três dias. E assim surgiu a primeira Celebração de Ação de Graças. Os indios Massasoit chegaram com mais de 90 homens e trouxeram consigo ainda 5 cervos para adicionar à comilança

 

Boa parte dos alimentos existrentes em uma ceia de dia de Ação de Graças são os alimentos que os índios e imigrantes consumiram no primeiro ano em que o Thanksgiving foi comemorado. Entre estes alimentos temos o tradicional Peru, as cranberries, as abóboras e obviamente o milho

Tanto que uma das sobremesas mais consumidas no Thanksgiving é a pumpkim pie. Uma torta de abóbora deliciosa.

Aqui nos Estados Unidos, certos tipos de alimentos são tradicionalmente servido nas ceias de Ação de Graças. O peru assado é o item de destaque em qualquer mesa de festa de Ação de Graças (tanto que Thanksgiving é por vezes referido como “Dia do Peru”). Este por sua vez é servido com purê de batata,  batata doce, molho de cranberry, milho, hortaliças entre outros. Mais uma vez lembrando que a maior parte desses alimentos são nativos das Américas e que foram introduzidos como uma nova fonte de alimentos aos europeus pelos índios americanos quando eles chegaram no novo mundo.

Alem do jantar em si os americanos aproveitam esta data para demonstrar seu amor ao próximo, esta é uma das piores épocas de se viajar nos EUA, uma vez que todos querem estar com as suas respectivas famílias. Estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas viagem neste feriado nos EUA. Agora da para imaginar como ficam as estradas e os aeroportos.

Nesta data também é costumeiro se oferecer alimentos aos menos favorecidos. A maioria das comunidades têm postos de coleta de alimentos que recolhem alimentos não perecíveis, alimentos embalados e enlatados, e muitas empresas patrocinam as distribuições de caridade dos alimentos básicos e jantares de Ação de Graças. Até mesmo o presidente e sua família participa.

O dia de Ação de Graças nos EUA é sempre comemorado na quarta quinta-feira do mês de Novembro (neste ano de 2009 foi dia 22 de Novembro).  No Canadá por sua vez o Thanksgiving é comemorado na segunda Segunda-feira de Outubro.

O nosso feriado de Thanksgiving foi de bastante trabalho. Mudamos para a nossa casa nova no sábado. No início da semana fizemos uma vistoria na casa, na quinta-feira, dia de ação de graças propriamente dito, fizemos uma faxina pré mudança. Embora a casa não estivesse suja,mas pelo fato de ninguém nunca ter morado na casa, ainda havia bastante pó da construção. Cozinha Casa Nova

Para quem não sabe, a sexta feira seguinte ao dia de Thanksgiving acontece a maior liquidação do ano, a chamada Black Friday. Durante toda aquela semana recebemos vários catálogos das lojas e os preços pareciam realmente ótimos, para se ter idéia a maior parte das lojas abrem às 4 da manha, algumas lojas viram a noite. Nós obviamente não ficamos de fora dessa até porque com a nossa mudança precisavamos comprar uma série de coisas para casa. 

A Black Friday chega até a ser perigosa, um funcionário do WalMart foi pisoteado e quase morreu ano passado quando foi abrir a loja pela multidão ávida pelas barganhas. Para evitar uma tragédia as lojas do WalMart ficaram abertas 24h, estivemos em um WalMart em Newport para dar uma olhada na quinta à noite. Apesar de a loja estar aberta já havia uma fila se formando do lado de fora para o departamento de eletrônicos, mesmo com a loja aberta.  Durante nosso passeio notuno de véspera de Black Friday, vimos muitos funcionários trabalhando duro para colocar os produtos em Sale, mas no caso do WalMart todos eles empacotados para serem abertos apenas às 5 da manhã.

Aproveitamos ainda para dar uma passadinha na loja da Best Buy, talvez a loja mais concorrida durante o Black Friday. Às 19:00 já haviam nesta loja cerca de 75 pessoas na fila, detalhe a temperatura naquele momento era +4C e a loja só abriria as 05:00 da manha, tinha gente literalmente acampada, em outros lugares aqui nos EUA as pessoas chegam na fila até 2 – 3 dias antes para guardar o seu lugar e conseguir a oferta que desejam. Uma coisa é fato os descontos realmente valhem a pena, principalmente para quem está querendo comprar uma TV, Geladeira, ou seja produtos de grande valor. Muitas vezes o valor final é até 1/3 ou menos do valor original.

Voltamos para casa e acordamos as 04:30 da manha para não perder a liquidação, nossa primeira parada foi a Best Buy estávamos decididos a tentar comprar uma TV de Plasma de 52”, mas ao chegar la a fila dava volta na loja, pelo menos umas 500-600 pessoas na fila. Havia até mesmo um carro de policia para organizar a muvuca.

Visto que não tínhamos chance desistimos e seguimos para as outras lojas, bem logo depois disso fomos a Sears e la compramos nossa batedeira da Kitchen Aid com um super desconto e acabou custando menos da metade do preço original.

Depois disso passamos no Target tambem, lá não pegamos mais muita  fila para entrar pois já eram quase 9 da manha, mas a fila para pagar dava 2 voltas dentro da loja. Algo quase impossível de descrever, o mais engraçado e ver no estacionamento todos os carrinhos terem as caixas iguais, as lojas também aproveitam esse dia para desovar o que não querem, as pessoas ficam tão ávidas por preços baixos que nem se importam com a qualidade dos produtos. Nunca vi tanta caixa de TV de Plasma de marca traque como no estacionamento do Target.

Depois aproveitamos para comprar nosso escritório no Office Depot, a fila la também estava enorme para pagar, nunca pensei em ver uma fila daquele tamanho em uma loja de material de escritório.

Na parte da tarde fomos ate o IKEA em Philadelphia comprar mais algumas coisas para a casa nova, como estante para os livros entre outras coisas de casa. Como já era de tarde não estava mais tão movimentado, porém tudo revirado e muita coisa esgotada. Ainda sim conseguimos alguns móveis com até 50% de desconto. Voltamos para Wilmington e ficamos até quase 1 da manhã montando os móveis que compramos.

 

De fato a nossa Black Friday foi extremamente movimentada ficamos quase 24 horas acordados, mas fazendo uma conta rápida conseguimos economizar cerca de 500USD.

Não é a toa que esse é o dia que mais se vende no ano aqui nos EUA e é considerado o termometro de como vai ser o natal e como esta a economia do país, tanto que os economistas, mercados e principalmente Wall Street literalmente aguardam os resultados do Bl;ack Friday com grande ansiedade.   

  No sábado então, mudamos então oficialmente para nossa nova casa, acordamos moídos da Black Friday. Por volta das 09:30 da manha já estávamos na casa nova e as 10:15 da manha o caminhão trazendo nosso container com a mudança chegou.

Engraçado ter visto o container sendo levado embora da Leonie Hill em Cingapura e ele ter literalmente viajado meio mundo e estar chegando aqui em Delaware, o que mais impressionou nessa historia foi a velocidade em que tudo aconteceu, apesar dos problemas com a companhia de mudança, em 28 dias nossa mudança estava chegando em nossa casa nova.

As 80 e poucas caixas da nossa mudança bem como alguns móveis foram descarregados em cerca de 2 horas. Mais uma vez tivemos problemas com a UTS Unigroup, estava contratado que eles desembalariam as coisas, claro que e muito melhor nos mesmos fazermos isso, mas nem sequer os moveis eles desembalaram. Por sorte não tinhamos nenhum móvel para montar, embora tenha sido pago para isso.

No final da historia passamos o resto do final de semana entretidos com a nossa mudança, por um lado e gostoso ir abrindo as caixas e reencontrados suas coisinhas, mas em uma casa com quase 40 degraus foi uma ginástica e tanto.

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

Quantcast

18 Comments
  1. […] uma exposição de abóboras no Longwood Gardens especialmente preparada para o Halloween e Thanksgiving podemos conferir em loco a enorme variedade de formas, cores e tamanho das abóboras […]

  2. nanda says

    o dia de açao de graças é um dia muito legal importante porque na verdade e um feriado que todos nos comemoramos alem da abobora ser um sibolo do halloeen tambem a abobora e do dia de açao de graça

  3. Rapha Aretakis says

    Adorei o post e a história! O feriado desse ano vai ser bem mais tranquilo, né? heheheheh
    Happy thanksgiving pra vocês! :*

    1. Mauoscar says

      Rapha

      Com certeza… Esse Thanksgiving foi beeem mais tranquilo. Embora na última sexta-feira a gente acordou às 03:45 da matina para aproveitar nossa última Black Friday.. 😀
      Obrigado pela visita e pelo coment 😀

      Bjs

  4. Lena says

    Este ainda não tinha lido 😉 Adorei! Happy Thanksgivving pra vocês!

    1. Mauoscar says

      Oi Lena… Pois é.. Esse é um Post resgatado do túnel do tempo por conta do Thanksgiving… Ano passado nosso dia de Ação de Graças foi de bastante trabalho esse ano felizmente foi bem mais tranquilo 😀
      Obrigado e um ótimo Thaksgiving atrasado para vc também 😀

      Bjs

  5. […] Como acontece com o natal muitas pessoas acabam se esquecendo que este dia tem um significado todo especial. No Post do ano passado que conto sobre nosso primeiro Thanksgiving aqui nos EUA e um pouco da história por trás deste feriado. […]

  6. Jenny says

    Cranberry e Arando? O gosto se assemelha ao que?
    Bem informativo e interessante o blog…parabens

    1. Mauoscar says

      Oi Mãe.. O Cranberry em Portugues aparentemente se chama Oxicoco.. Nunca ví nem escutei falar antes.. Lembra uma cereja meio azedinha.. Quando vc vier para cá vc experimenta… Pessoal aqui adora fazer suco de Cranberry.
      Bjs

  7. […]  Nosso primeiro Thanksgiving nos EUA  […]

  8. MauOscar

    […] Mas a gente acostumou.. rsrs.  Depois de alguns dias de negociação fechamos o contrato e mudamos para nossa nova casa temporária durante o feriado de […]

  9. […] feira agora é o feriado de ação de graças aqui nos EUA. Este feriado juntamente com o Natal e o dia da Independencia, são os principais feriados para os […]

  10. […]  Nosso primeiro Thanksgiving nos EUA  […]

  11. […] nós é extremamente importante para eles, pela herança cultural e histórica que esse dia traz. Clicando aqui você pode conhecer toda a história do feriado em […]

  12. Carla says

    Bom dia! Faço o 4° semestre de Turismo aqui em Mato Grosso. Uma das disciplinas deste semestre é Gastronomia, o qual temos que escolher um país e realizar o jantar trazendo tudo deste país. Escolhemos os EUA, e como tema, o Thanksgiving Day. Esta matéria nos ajudou muito, por abranger bastante sobre o assunto em relação a outros sites! Obrigada. Carla

    1. MauOscar says

      Carla

      Legal.. Prepare-se para uma ótima comilança 😀
      O jantar de Thanksgiving nos EUA é quase ou mais importante que a ceia de Natal

      Abraço

  13. Maria Augusta says

    Ajudou muito com meu trabalho,espero no futuro morar ai para participar e claro ajudar ao próximo.

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Legal..

Leave A Reply

Your email address will not be published.