Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

132 – Bollywood Day

0

Neste ultimo domingo tivemos um dia indiano, primeiro porque nosso amigo Parth veio nos ensinar a fazer um dos nossos pratos indianos favoritos o Butter Chicken e depois fomos ao cinema assistir a um filme de Bollywood.

Para fazer a receita estivemos no supermercado para comprar alguns ingredientes, mas as especiarias ele acabou trazendo, é impressionante como a culinária indiana usa diferentes condimentos, não é a toa que os Europeus eram loucos pelas famosas especiarias indianas, que acabou fazendo com que eles se lançassem ao mar e em decorrencia disso o Brasil acabou sendo descoberto em 1500.

Condimentos

Eis aqui a receita:

INGREDIENTES DO MOLHO

1 colher de sopa de óleo de amendoim

1 cebola vermelha bem picada

¼ de cebola branca picada

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de chá de suco de limão

½ colher de sopa de gengibre picado

½ colher de sopa de alho picados

1 colher de chá de garam masala (condimento Indiano a base de diferentes especiarias como Cardamomo, Curcuma, Pimenta preta, louro, Cominho, Cravo da Índia e pimenta)

1 colher de chá de pimenta do reino em pó

1 colher de chá de cominho

1 folha de louro

¼ xícara de iogurte natural

½ xícara de creme de leite fresco

½ xícara de leite

1 xícara de purê de tomate

¼ colher de chá de pimenta caiena, ou ao gosto

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta preta

FRANGO

1 colher de sopa de óleo de amendoim

500 g de peito de frango sem pele, em cubos

1 colher de chá de garam masala (o mesmo do molho)

1 pitada de pimenta caiena

¼ xícara de castanha de caju, finamente moído.

¼ colher de chá de pó de Alforva ou também conhecido como feno-grego.

¼ xícara de água

 Preparando o Butter Chicken

MODO DE PREPARO

1.      Aqueça o óleo numa panela em fogo médio.

2.      Refogue a Cebola Vermelha e a Branca até ficarem macias.

3.      Misture a manteiga, o suco de limão, gengibre e alho, garam masala, pó de pimenta, cominho e a folha de louro. Cozinhe, mexendo, por 1 minuto.

4.      Adicione o purê de tomate e cozinhe por 2 minutos, mexendo frequentemente.

5.      Adicione e Misture o creme de leite, o leite e o iogurte.

6.      Reduzir para o fogo baixo, e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo frequentemente.

7.      Tempere com sal e pimenta, retire do fogo e reserve.

8.      Para preparar o Frango: Aqueça o óleo numa frigideira grande em fogo médio.

9.      Deixe o Frango cozinhar até que doure. Reduza o calor, e tempere com garam masala a pimenta Caiena e a Alforva.

10.  Mexa até que o líquido tenha reduzido, e o frango não esteja
mais cor de rosa.

11.  Adicione o frango cozido no molho preparado anteriormente.

12.  Misture a castanha de caju picada e água, em seguida agite o molho. Cozinhe por 5 a 10 minutos, ou até engrossar.

Este é o resultado!!

Butter Chicken

Bem todos os ingredientes são relativamente fáceis de se achar exceto a Alfova e o Garam Masala, mas em casas especializadas em condimentos certamente será possível se achar, deve ser servido com arroz e se possível com a Nam, Nam é uma espécie de pão indiano que lembra um pouco o pão sírio.

Garam Masala

Digamos que é um pouco apimentado sim, mas isso também depende bastante da quantidade de pimenta que se coloca na receita, existe uma outra variação que fica ainda mais gostosa que é o Tandori Butter Chicken, quando o Frango é feito na Brasa, o sabor fica ainda melhor, mas muito mais trabalhoso obviamente.

Pimenta Cayenne

O arroz que geralmente é servido contem legumes e usa açafrão e geralmente chamam este arroz de Bryanni Rice, mas mesmo servido com arroz branco e uns legumes fica uma delícia.

Ingredientes

Nós terminamos a receita do Butter Chicken, pegamos um táxi até o Cinema que exibe os filmes de Bollywood aqui em Cingapura, perto do Raffles Hotel e do Suntec City, foi engraçado pois éramos um dos únicos não indianos no local, ao lado da bilheteria você pode comprar os DVD’s e os VCD’s dos filmes anteriores e super baratinho, o Parth nos recomendou dois filmes e nos acabamos comprando, um deles é o Salaam-e-Ishq que sua trilha sonora foi amplamente usada na novela caminho das índias.

Compramos uma pipoca e entramos na sala, para assistir ao Wake up Sid ou traduzindo Acorde Sid,  um cinema não muito novo, mas a sessão estava super cheia, única coisa ruim que os assentos eram muito apertados, o Parth avisou a sessão é longa e no meio do filme teremos um intervalo de 10 minutos, bem não esperávamos muita coisa, mas uma vez morando aqui e tendo a oportunidade por que não conhecer?

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=GabNJPZ3HkM]

Bem resumindo a história Sid (Ranbir Kapoor), o personagem principal é um filho mimado de uma família abastada de Mumbai,  e tem vários privilégios, nenhuma obrigação e não leva nada a sério. Na época dos exames finais ele fica curtindo a vida e na ultima noite antes da prova ele dorme ou melhor acaba desmaiando. No dia da prova já era possível se imaginar o que aconteceria…

Wake Up Sid 1

Ele estava querendo muito ter uma Porshe Cayenne, Seu pai afim de fazer seu filho passar a se interessar pelos negócios da família (fabrica de Chuveiros) “fala sério na Índia???” lhe dá um emprego em sua empresa, e diz que ele ganha o carro se trabalhar ali por um mês, mas ele acaba não aguentando e sai depois de uma semana.

Wake Up Sid 2

Em razão deste conflito e por não levar nada a serio na vida faz com que entre ele se desentenda com seus melhores amigos e com sua família. Ele acaba sendo forçado a sair de casa por conta própria, sem o dinheiro dos seus pais.

Wake Up Sid 4

Ele conhece Aisha em uma festa de dia da formatura. Ela acaba de chegar de Calcutá e deseja se tornar uma escritora profissional. Apesar da falta de interesses comuns, Aisha lhe permite permanecer no seu apartamento, uma vez que ele quando ainda recebia mesada a ajudou a reformar o apartamento dela e assim eles concordam em ser “apenas amigos”. No entanto, apesar de se comportar como se comportava todos os dias em casa, enquanto Aisha está a trabalhar, ele faz uma bagunça e não pode cozinhar. No decorrer da história ele começa a cair em si e aprende a cozinhar, e mais tarde também limpar sua própria bagunça.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=jczEAD5B-i4]

Wake Up Sid 5

Aisha começa um trabalho de assistente editorial de uma revista de Mumbai e, através de seus contatos lá, fica Sid uma posição de estagiário de fotografia. Sid lentamente começa a perceber o que é responsabilidade e gradualmente amadurece e encontra sua própria identidade. Acaba sendo efetivado como fotografo da revista e acaba se reconciliando com seus pais e volta para sua casa.

Wake Up Sid 3

Aisha fica chateada, porque ela estava começando a se apaixonar por ele. No entanto, Sid lê o artigo de Aisha publicado na revista que trabalham e entende a mensagem que ela deixou nas entrelinhas para ele. Ele então percebe que também a ama. E como não podia ser diferente eles têm um reencontro feliz na beira do mar, na primeira chuva das monções.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=kHwwWH4P6ug]

Os filmes de Bollywood, assim como a maior parte dos filmes indianos, são na maior parte musicais. Sempre que Bollywood vem a cabeça lembramos de filmes que contenham algumas melodias cativantes sob a forma de números de canto e dança. O sucesso de um filme em Bollywood depende muito da qualidade dos seus números musicais. Na Índia as músicas costumam ser lançadas antes do filme para aumentar o interesse do público no filme.

Bollywood

O público indiano parece esperar fazer o seu dinheiro valer quando vão ao cinema. Músicas e danças, triângulos amorosos, comédia e ação são todos misturados numa única apresentação de três horas de duração com intervalo. Esse tipo de filmes são chamados de masala, que é o nome dado a mistura de especiarias da culinária indiana, como usamos na receita do Butter Chicken. Tal como os masalas da culinária, este tipo de filmes são uma mistura de muitas coisas.

Os enredos de Bollywood tradicionalmente tendem a ser melodramáticos. Frequentemente empregam ingredientes tais como amores impossíveis, triângulos amorosos, laços familiares, sacrifício, políticos corruptos, sequestradores, terríveis vilões, cortesãs com coração de ouro, parentes à muito desaparecidos, irmãos separados pelo destino, mudanças de vida e coincidências.

Dança de Bollywood

Ao mesmo tempo também existem filmes com objetivos mais artísticos e histórias mais sofisticadas, tanto dentro como fora da tradição de Bollywood, no entanto estes geralmente perdem nas bilheteiras para aqueles filmes com um maior apelo popular.

No entanto atualmente as convenções de Bollywood têm mudado. Principalmente devido à grande Diáspora de indianos nos países de língua inglesa e a maior influência ocidental na própria Índia têm levado os filmes de Bollywood a se aproximarem dos modelos de Hollywood. Beijos em filmes não são mais um tabu. E os enredos mostram uma vida urbana com encontros ao estilo ocidental e cada vez menos se vêm os casamentos arranjados.

Uma coisa que achei bem engraçado foi ver um trailler que parte do filme fora gravado no Brasil, ai pensei será que era aquele que a Shanti da Novela Caminho das Índias tinha ido para fazer no Brasil?

Bem uma coisa é fato, os filmes de Bollywood pelo menos os que eu ja vi que nao forma muitos 2 agora coloca muitos filmes de Hollywood no chinelo, a produçao é realmente excelente, nao é a toa que o Slumdog Millionaire ganhou um Oscar no ano passado.

Depois que o filme acabou voltamos para casa a Rafidah que é Cingapuriana de origem Malaia não sabia ao certo onde estava, eu que moro aqui a 18 meses sabia me localizar melhor que ela, engraçado.

Esquentamos o Butter Chicken,  fizemos um arroz e esquentamos as Nams, enquanto tudo não ficava pronto a gente aproveitou para jogar um pouco de Nintendo Wii, hmm a comida ficou excelente e acho que a gente aprendeu a fazer, somente teremos que achar alguns ingredientes e vamos tentar fazer a receita novamente nos EUA.

Comida Indiana

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. Mariane says

    Oi Oscar,

    Que delicia Indian Cuisine!!!!!

    Bessos,
    Mari

  2. Parth says

    Wow!! a whole blog entry dedicated to our Sunday fiesta…
    The food was good..but it was the company which made it better 🙂

    PS: u must email me the snaps…

Leave A Reply

Your email address will not be published.