Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

130 – Cumes de Cingapura

10

Estamos em contagem regressiva para nossa mudança para os EUA, em breve estaremos entrando para nossas duas ultimas semanas aqui no sudeste da Ásia, apesar de já vivermos aqui por 18 meses, existem coisas que não chegamos a conhecer entre elas estão um dos três morros mais altos de Cingapura que hoje se encontram ligados através de corredores ecológicos formando um “grande” parque linear.

Parque Linear - Southern Ridges

Este parque é formado pelos parques Mount Faber Park, Telok Blangah Hill Park e Kent Ridge Park e foi concebido para ligar o Harbour Front ao West Coast Park, e tem ao todo cerca de 9 kilometros de extensão. Foi idealizado em 2002 e levou cerca de 2 anos para ficar pronto e teve um custo aproximado de 25.5 milhões de dólares de Cingapura. Isso se deve principalmente a instalação da infra-estrutura ligando os parques.

Mount Faber

Esta em uma área rica em história e lar de varias espécies da flora e da fauna. É também um dos melhores pontos para se ter uma vista panorâmica sobre a cidade, do estreito de Cingapura, do Porto e as ilhas do Sul. Podendo até mesmo se avistar a Indonésia.

Floresta Cingapura

Peguei o táxi de manha cedo com o Maurício, já que o parque fica bem próximo ao Comtech onde ele trabalha, desci na Alexandra Road onde se encontra a Alexandra Arch, uma ponte de é uns 80 metros de comprimento e tem forma de uma folha aberta, conectando a Alexandra Road a Hyderabad Road. Foi projetado por Boro Happold Architects. Perto da ponte está Gillman Village, um ex-campo de treinamento militares britânico do início do século 20, agora é o lar de uma mistura eclética de restaurantes, bares e galerias de arte. Inclusive existe uma churrascaria Brasileira lá.

Trilha na Floresta Suspensa

À noite, a muda de cor graças a sua iluminação com luzes de LED. E funciona diariamente das 19:00 as 23:00, mas na verdade nem cheguei a atravessar a ponte segui na direçao contraria indo em direçao ao Mount Faber o terceiro ponto mais alto de Cingapura com cerca de 106 metros acima do nível do mar.

Estreito Cingapura

Ali foi criado o Forest Walk, uma passarela elevada com cerca de 1.3 km de extensão que nos pontos mais altos chega a ter até 20 metros de altura e passa através da floresta secundária de Telok Blangah Hill e ligando este parque ao Alexandra Arch. A passarela, tem uma estrutura invejável, é como se fosse um arvorismo mais tranquilo em que você anda na altura da copa das árvores ou acima delas, oferecendo uma vista aérea fantástica da floresta.

Trilha Suspensa Floresta

Uma coisa que me chamou atenção foi a forma em que o piso é disposto utilizando grades triangulares de metal encaixadas de forma interessante aliada ao desenho da trilha suspensa, em vários pontos existem escadas para que o visitante possa fazer a trilha também no solo, oferecendo uma experiência mais selvagem.

Escada Acesso Trilha na Floresta

A medida que se vai subindo existem pontos em que você pode pegar uma escada para cortar caminho ou pode continuar a andar na rampa, fazendo esse passeio possível para pessoas com dificuldade de locomoção. É legal também que o Forest Walk é iluminado com luz LED a noite mas por motivos de segurança, não se aconselha o uso desta entre meia noite e 5 da manha.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=tJNO3tArbmw]

Passarela na Floresta

Chegando ao Telok Blangah Hill Park é possível se ver diversas casas em estilo Black and White, que eram usadas como casa para expatriados europeus ou famílias coloniais em colônias tropicais, normalmente nas colônias do Sudeste Asiático do Império Britânico no século XIX.

Black and White Singapore

Aqui em Cingapura, foram construídos a partir do século 19 até a 2 Guerra Mundial. O estilo incorporou elementos de Artes e Ofícios do Reino Unido e os movimentos de Art Deco, bem como a necessidade de casas arejadas e espaçosas. As casa Black and White foram construídas por famílias ricas, das principais empresas comerciais e, acima de tudo, do Departamento de Obras Públicas e das forças armadas britânicas. Muitas delas ainda servem como residência e, com renovação alguma reforma foram transformados em edifícios comerciais, tais como restaurantes e bares. Um verdadeiro ícone da Cingapura Colonial.

Black and White

Finalmente cheguei ao Telok Blangah Park, lá de cima se tem uma otima vista do sul e sudeste de Cingapura, principalmente em direçao a Jurong, onde estão localizados as industrias e os estaleiros daqui.

Navios em Cingapura

O parque tem uma área de 34 hectares cobertos basicamente por uma vegetação secundária sem árvores muito expressivas, no entanto é um local bastante popular entre casais fazendo seus álbuns de casamento devido a um jardim em forma de terraços, mas sem duvida o que mais atrai visitantes a este parque hoje é a Henderson Waves, a ponte exclusivamente feita para pedestres.

Ponte Cingapura

Desde o início do século XIX, o parque tem sido um local de encontro para a alta sociedade de Cingapura. A prosperidade dos comerciantes é representada pelo estilo colonial, um deles me chamou atenção, construído por Alkaff, um comerciante árabe era um local utilizado para festas por grande parte da elite social da época, mas hoje aparentemente se encontra abandonado.

Casa Telok Blangah

Com 36 metros acima do Henderson Road, a Henderson Waves é a maior ponte de pedestres, em Cingapura com cerca de 274 metros de comprimento. Ela foi construída para ligar parques o Monte Faber e Blangah Telok Hill.  A ponte tem uma forma única composta de sete ondas feitas de aço curvado. Parece que a gente está vendo uma aula de acústica com as ondas se propagando.

Henderson Waves

 O que poderíamos chamar de picos de onde que sobem ao longo e sob a plataforma formando alcovas que funcionam como abrigo, uma vez que a ponte toda tem um assoalho de madeira e esta elevação acaba protegendo a gente do sol, isso sem falar que a esta altura o ventinho que bate quando estamos na sombra é realmente muito agradável.

Leitura na Henderson Waves

O assoalho é todo feito com ripas de madeira Balau Amarelo (Shorea sp), uma madeira resistente ao clima encontrado no Sudeste Asiático, que tem propriedades comparáveis a Teca (Tectona Grandis) e que são usadas em decks e móveis para jardim.

Alcova na Ponte

Em vários pontos sobre as ripas existe uma marcação sobre a altura em questão em vários pontos ao longo da ponte. A noite a ponte também recebe uma iluminação especial com luz LED.

Detalhe Henderson Waves

Foi projetado pela IJP Corporation, de Londres, e RSP Architects Planners and Engineers (PTE) Ltd  de Cingapura. E chegou a ganhar alguns premios de arquitetura e design devido a sua originalidade.

Ponte em forma de Ondas

Continuei a caminhada desta vez no Mount Faber de onde até pouco tempo atrás saia um bondinho que ia até a ilha de Sentosa, mas que esta desativado para renovação até 2010, pelo caminho vi alguns macacos, mas aqui por ninguém ensinar eles pareciam ser mais tranquilos, mas resolvi não arriscar, só tirei uma foto de longe mesmo.

Macaco Mount Faber

O Mount Faber é um dos mais antigos parques em Cingapura, o Monte Faber Park é um popular destino turístico, onde se pode apreciar a vista panorâmica da parte sul cidade, com destaque ao centro financeiro e seus arranha-céus e o porto.

Vista do Porto de Cingapura

Pontos de observação estão colocados várias partes do cume oferecendo uma vista panorâmica de Cingapura. No ponto mais alto do parque, está a primeira árvore plantada na década de 60 durante o primeiro dia de plantação de árvores. Projeto esse que transformou a cidade em uma cidade jardim.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=-GZFVtBVFTk]

Vista de Cingapura

O Mount Faber é coberto também por uma floresta secundária. A vegetação na encosta contribui para estabilizar o terreno além de embelezar o parque. Embora algumas partes já mostrem um estado sucessional mais avançado, as vezes fico imaginando como seriam essas florestas antes de serem destruídas.

Cuidado

Para finalizar o passeio já encharcado por conta do calor e umidade, isso que ainda eram 10 da manha peguei a Marang Trail até o Harbour Front, uma trilha de cerca de 1 Quilometro morro abaixo, esta em estado de conservação mais precário, mas ao mesmo tempo com uma composição floristica mais rica e diversificada, inclusive com árvores de maiores diâmetros.

Mata Cingapura

Depois de tanto calor nada melhor que entrar no ar condicionado, como o shopping ainda não estava aberto peguei o Metro até a Orchard Road e decidi ir ao British Council imprimir alguns posts do Blog, lá acabei encontrando a Ana que estava no intervalo dela.

Frutos Cingapura

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lLigbGdUYNI]

Voltando para casa passei no Takashimaya e vi na feira de viagem uma mala de cabine de modelo igual a minha mas em laranja 14 dólares mais barato, acabei comprando para a viagem, por falar em viagem toda quarta-feira um navio sai de Cingapura em direcao a Philadelphia na Pensilvânia, iremos mandar nossa mudança dia 19 de Outubro e ela levará 29 dias no mar mais umas duas semanas para ser feito o despacho aduaneiro, felizmente ela chegara se tudo correr bem na segunda semana de Dezembro. A noite aproveitamos a promoção de 1 por 1 para jantar na churrascaria brasileira, a promoção começou em homenagem ao Rio receber o direito de sediar as olimpíadas de 2016.

Fiesta Brasilia Singapore

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

10 Comments
  1. Ursula says

    Ola! tudo bem?
    Queria dizer que adorei o site de voces! Eh muito lindo e os textos sao super interessantes. As fotos entao, nem se fale – lindas! Parabens mesmo!
    Gostaria de saber se vcs teriam um email para contato. 🙂

    Abraco, e tudo de bom!
    Ursula

  2. Uniquely Singapore says

    Olá Ursula, ja mandei um email para voce no email que voce colocou aqui!!
    Abraçao

  3. Jenny says

    Esta muito bacana o Blog, adorei as pontes são superinteressantes. E que bonita visão panorâmica. Beijosss

  4. Raul Guilherme Risch says

    Nossa, achei muito legal aquela ponte de pedestres, bem legal as fotos Oscar, gostei
    Um abraco pra voces

  5. Jenny says

    Filhos!… Que delicia olhar tanta comida… rs* Ai ai.. gostaria de ser um espeto para poder comer ” de um tudo”… beijosss

  6. Cris Campos says

    Oi Oscar,
    Retribuindo a visita e aproveitando pra dizer que adorei os posts que você indicou, deu mesmo pra ver que sim, tem natureza em Cingapura. rs
    Fiquei com vontade de dar mais umas passadinhas por lá pra conhecer esses lugares lindos!! Da próxima vez eu levo um ventiladorzinho portátil. hehe
    Obrigada pela infos! Muito bom! 😀

    1. Mauoscar em Dela Where??? says

      Hehehe

      Tinham que inventar uma roupa com ar condicionado!! Eu nao aproveitei nem 20% do que poderia ter aproveitado destes parques por causa do calor, sempre pensava 2 vezes antes de sair de casa. Mas uma coisa é verdade Cingapura é bacana pelo fato de apesar de quente voce tem uma ideia do que a Asia tem a Oferecer, como já ouvi dizer Cingapura é a Asia para iniciantes..

  7. […]  Parques ao Sul de Cingapura,  […]

  8. Patricia Mendonça says

    Mau e Oscar,
    Adorei o blog de vocês! Parabéns!!!
    Antes já tinha vontade de conhecer CIngapura, mas agora, tenho mais vontade ainda…
    Acho que terei esta oportunidade em junho/julho deste ano. Irei com o marido e dois filhos (6 e 9 anos) e por isso tenho algumas preocupações.
    Além de Cingapura, pensei em visitar uma ilha da Malásia, mas quando li acerca de Tioman, por exemplo, fiquei preocupada com a “sandfly”. Então queria saber a experiência de vocês… Este inseto esta presente em Cingapura também?
    Muito obrigada!
    Abraços

    1. MauOscar says

      Em Singapura nunca lembro de ter problema com insetos, ate porque a casa ficava sempre fechada e com o ar condicionado ligado

Leave A Reply

Your email address will not be published.