Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

129 – Oktoberfest – Rio2016

2

O mês de Setembro acabou, dia 29 fomos com o Shaun e a Paola assistir o Ugly Truth no Cinema, depois voltamos para casa pedimos uma pizza e jogamos um pouco de Nintendo Wii.

 Oscar e Shaun no Wii

No dia 30 fomos cedo a embaixada dos Estados Unidos em Cingapura para a entrevista do nosso visto, apesar da chatice para entrar tudo transcorreu muito bem e agora já estamos com o nosso visto americano que fomos lá coletar dia 02 de Outubro.

Embaixada Estados Unidos em Cingapura

A titulo de curiosidade o Blog bateu novamente número recorde de visitantes no mês de Setembro foram mais de 3050 acessos, superando os 2440 acessos do mês anterior, infelizmente não sei o que aconteceu, mas o Feedburner parou de funcionar e agora o Blog não esta mais mandando email avisando que ele foi atualizado.

Blog Sep

 Como vocês sabem dia primeiro de Outubro faço aniversário, pois é estou ficando velho, recebi varias mensagens dando os parabéns pelo Orkut e Facebook, mas uma delas eu gostei em especial falando que a gente é como vinho quanto mais velho, melhor fica.. hehe.

oktoberfest

O dia do meu aniversário foi um dia normal como todos os outros costumam ser, antes do almoço fui até o restaurante alemão que fez a comida para a festa para efetuar o pagamento, aproveitei para treinar um pouco do meu alemão que anda um pouco enferrujado, mas com uma semana intensiva final deste mês ele vai melhorar novamente, a esposa do proprietário era muito simpática e até consegui um caneco da Hofbrauhaus emprestado para a festa do dia seguinte.

Convite Oktoberfest

Peguei o MRT em Outram Park, próximo ao restaurante, por sinal as ruas de Chinatown estão todas enfeitadas para o Mid Autum Festival, para encontra o Mau no HSBC Building para irmos almoçar ali por perto.

Chinatown Mid Autum Festival

Depois do almoço peguei o MRT até a Orchard Road para visitar a galeria no ION com a exposição do Romero Britto, que ao contrario da primeira vez está com muito mais trabalhos e faz parte dos eventos do grande premio de Cingapura, haviam vários trabalhos deles relacionados com F1, com retrato de vários pilotos e desenhos de carros de F1. Mas o verdadeiro motivo para ter ido até lá na verdade era para ver o Merlion pintado por ele, mas para minha decepção ele já havia sido vendido pela bagatela de 38.000 SGD e nem esperaram a exposição terminar para entregar a peça ao seu novo dono.

Romero Britto Cingapura

Além disso, estão expostos diversos trabalhos dele tanto dentro dos corredores do shopping bem como na calçada da Orchard Road, obviamente estão com uma plaquinha avisando que estão sendo monitorados por cameras, imagine uma coisa dessas no Brasil, jamais funcionaria.

Romero Britto Orchard Road

Como foi amplamente noticiado pela Mídia internacional a ilha de Sumatra foi sacudida 3 vezes por terremotos de media e alta intensidade na ultima quarta e quinta feira, sendo que eles puderam ser sentidos inclusive aqui em Cingapura, eu felizmente não senti nada, pois apenas os edifícios mais altos e alguns lugares da ilha perceberam a atividade sísmica, a região do epicentro do terremoto está a cerca de 500 Km de Cingapura, as autoridades da Indonésia temem que este terremoto tenha matado mais gente que o de 2006 em Jogjakarta que matou mais de 5000 pessoas.

Dia 2 fizemos a nossa festa de despedida e meu aniversário em estilo de Oktoberfest no Skyterrace no 24 andar do nosso prédio, os planos originais era fazer uma grande festa para umas 40 pessoas, mas acabamos optando por algo menor com as pessoas mais próximas e que foi super legal. Claro que deu um pouco de trabalho, mas valeu bastante a pena, odeio ir ao supermercado em Cingapura muito frequentemente o que você quer comprar esta em falta e você precisa ir ate outro mercado, mesmo que eles sejam da mesma rede.

Eu e as Fridas

A Oktoberfest é sem duvida o festival popular da Alemanha e está para eles como o Carnaval está para nós Brasileiros, mas o Brasil tem a segunda maior Oktoberfest do mundo depois da Oktoberfest de Munique.

Fridas

A Oktoberfest de Blumenau, que em apenas uma década se tornou uma das festas mais populares do Brasil, foi inspirada na festa homónima alemã, que teve origem em 1810 em Munique. E em nada tinha a ver com a multidão de turistas, enormes canecos de cerveja e o parque de diversões da atual festa na capital da Baviera. Tudo começou em 12 de Outubro de 1810, quando o Rei Louis I, mais tarde Rei da Baviera, casou-se com a Princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen uma princesa da Saxônia e para festejar o enlace organizou uma corrida de cavalos.

Fritz e Fridas

A festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, batizado Theresienwiese, em homenagem à noiva. Ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique. O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa era a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera.O sucesso foi tanto, que a festa passou a ser realizada todos os anos com a participação do povo da região e assim começou a tradição.

Caneco

A festa ganhou uma nova dimensão em 1840, quando chegou a Munique o primeiro trem transportando visitantes para o evento. Passaram a ser montadas barracas e promovidas várias atrações. Neste local apareceram também os primeiros fotógrafos alemães, que ali encontraram um excelente ambiente para fazerem suas exposições. A cerveja, proibida desde os primeiros anos, só começaria a ser servida em 1918. Logo depois, os caricaturistas já retratavam a luta pelos copos cheios de cerveja e pela primeira vez pode-se apreciar nas telas dos cinemas a festa das mil atrações.

Bier

Por conseqüência das guerras e pela epidemia de cólera, a Oktoberfest deixou de realizar-se 25 vezes. De 1945 até hoje, aconteceu ininterruptamente. Atualmente, a Oktoberfest de Munique recebe anualmente um público de quase 10 milhões de pessoas. O consumo de cerveja chega a 7 milhões de litros.

Oscar e Ana

Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietname e até aqui em Cingapura e ela está tão popular que a ideia de fazer esta festa na verdade surgiu em função de a gente não conseguir os ingressos para a Oktoberfest do Swiss Club de Cingapura.

 Oktoberfest Singapore 2009

No Brasil, a Oktoberfest chegou com os imigrantes alemães. No início do século XX, diversas sociedades, como a SOGIPA de Porto Alegre, já promoviam a Oktoberfest.

Pretzel

Contudo, foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação das festas nas cidades de Blumenau(1984) em Santa Catarina e Santa Cruz do Sul(1985) e Igrejinha(1988) no Rio Grande do Sul.

Prost

A Oktoberfest de Blumenau teve sua primeira edição em 1984 e logo demonstrou que seria um evento para entrar na história. Em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao, então, Pavilhão A da Proeb, número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade. Que havia sido destruída pela grande enchente de 1983. O consumo de chope foi de quase um litro por pessoa. No ano seguinte, a festa despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país. O evento passou, então, a ser realizado em dois pavilhões.

Festa

O sucesso da Oktoberfest consolidou-se na terceira edição e tornou-se necessário a construção de mais um pavilhão e a utilização do ginásio de esportes Sebastião da Cruz – o Galegão – para abrigar os turistas vindos de várias partes do Brasil, principalmente da região Sudeste, e também de países vizinhos. O evento acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de Outubro. Onde além da cerveja os visitantes apreciam os desfiles que incluem grupos de dança (Tanzgruppe) nacionais e internacionais, sociedades de tiro ao alvo (Schützenvereinen), sendo que estas últimas tem suas raízes na Alemanha e contam com um histórico de mais de oitocentos anos. Também participam sociedades de canto em língua alemã, de carros alegóricos, entre outras. Entretanto, sempre predominam as trajes típicos germânicos(Trachten), muito chope (Bier) e comida típica dos teuto-brasileiros (Deutschbrasilianer).

Mau, Ana, Oscar e Gustavo

Blumenau não é a única cidade catarinense que celebra uma grande festa no mês de Outubro. Cidades como Brusque, Timbó, Jaraguá do Sul, Itapiranga(que a foi a primeira a realizar a Oktoberfest) e muitas outras, inclusive localidades situadas no Vale do Itajaí, celebram festas nos mesmos moldes básicos.

Mau, Mari, Oscar e Gian

No Rio Grande do Sul, a Oktoberfest é realizada em diversas cidades como Santa Cruz do Sul, Igrejinha, Cerro Largo (Oktoberfest-Missões, por estar situada na região das Missões), Portão, São Lourenço do Sul (Südoktoberfest, que significa Oktoberfest do sul), Frederico Westphalen, Alpestre, Condor e Maratá.

Oscar, Rafidah, Parth, Ana e Mau

As maiores são a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que é realizada desde 1984 e reúne cerca de 450.000 pessoas a cada edição e a Oktoberfest de Igrejinha, realizada desde 1988, que é considerada a maior festa comunitária e filantrópica do Brasil (3.000 pessoas, o que representa mais de 10% da população da cidade, trabalham voluntariamente no evento).

Mau, Oscar, Fabi e Charles

A maior oktoberfest do Paraná, acontece em Marechal Cândido Rondon, região oeste do estado, que conta com a presença de mais de 30 mil pessoas por ano, o que não seria pra menos, pois a cidade é conhecida como a mais germânica do Paraná. Outras grandes festas também acontecem em Rolândia e Ponta Grossa (München Fest). A (München Fest) destaca-se como uma boa opção de entretenimento, pois conta com variados shows de renome nacional, e um grande público, que em 2006 ultrapassou 100 mil pessoas.

Mau, Paola, Oscar e Shaun

Mas, para quem não sabe, a Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, é memória, é tradição. Durante os dias de festa a sua riqueza cultural é revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típicas, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul do Brasil a cerca de 150 anos atrás como meus ascendentes paternos.

Mau, Leo, Oscar e Cris

Deixando um pouco da história para traz, levamos as coisas para cima no prédio arrumamos as coisas, a decoração ficou legal usando as minhas bandeiras da Alemanha, Bavaria e de Berlim. A comida chegou as 19:30, nossa e quanta comida e acho que a comida fez sucesso, mas veio tanta comida que a gente almoçou e jantou no dia seguinte e o pessoal também levou e ainda tenho alguma coisa congelada no nosso freezer.

Mesa

No cardápio tinha salsicha, puré de batata, chucrute, Kassler, Joelho de Porco, Knoddel, Salada de Batata, Salada Waldorf, lombo ao molho de cerveja preta. Também comprei alguns Bretzels e o pessoal trouxe cerveja.

Comida Alema

Logo depois que a comida chegou desci para colocar o traje típico da Bavária que trouxe da Alemanha quando morei em 2005, digamos que ele está na estica se engordar mais um kilo ele não entra mais, quando subi logo depois a Fabi e a Ana chegaram para minha surpresa elas vieram trajadas de frida, e eu de Fritz. O Gustavo trouxe o chapéu dele da Oktoberfest de Munique do ano passado. Ela veio com faixa e tudo!!

Faixa Niver Oscar

Como era meu aniversário acabei ganhando presentes, gostei de todos eles, ganhei um jogo completo de Majong, um jogo tradicional chinês que veio até com os aparadores para as peças, um jogo de roleta com copinhos para bebida, um vinho, um copo e uma caneca da cerveja Tiger isso sem falar no cartão super legal assinado por todos.

Majong

Roleta

Por falar em cerveja, fazia tempo, acho desde da vez que desfilei na rua XV em Blumenau na Oktober de 2007 que eu nao bebia tanto, a roupa estava tão quente e eu transpirava tanto que mesmo tomando quase 2 canecos cheios de cerveja, nao precisei ir 1 vez ao banheiro.

Majong Oscar

Outra surpresa super legal foram os bolinhos que a Paola fez e até cantaram parabéns, além de serem uma graça estavam deliciosos. Toda a festa com musicas alemãs ao fundo. Eu tentei pegar algumas musicas da Oktoberfest de Blumenau, mas acabei achando apenas uma da Banda Cavalinho Branco a da dança da marreca.

Festa Niver Oscar

Assoprando as velas

Levamos o Data Show e o Wii para cima e fez o maior sucesso, quase todo mundo jogou a Cris falava toda hora que queria um desses também. Foi engraçado as meninas vestidas de Frida jogando.

Fridas no Wii

Bem quem sabe ano que vem nao vamos a uma Oktoberfest nos EUA, Cincinnati sedia a maior Oktoberfest dos Estados Unidos. Em 2008, mais de 500 mil pessoas visitaram a Oktoberfest da cidade. A Oktoberfest de Leavenworth, localizada a cerca de duas horas de distância de Seattle, Estado de Washington, também é um evento considerável, celebrando a Oktoberfest em Outubro com muito estilo, tradicionalismo bávaro, como se faz na Alemanha e no sul do Brasil.

Todo Mundo

No Sábado aproveitamos para fazer as nossas reservas para a Alemanha, Carro, hotéis em Potsdam, Berlim, Dresden e Frankfurt, nao vejo a hora de voltar a dirigir numa Autobahn na Alemanha, dessa vez será provavelmente um Passat Variant 2.4TDI 😀

Domingo foi dia de ficar na cozinha fazendo sobremesas para a festinha de despedida do Mau para o departamento, ao todo fizemos 8 sobremesas diferentes, Brigadeiro, Beijinho e Coco, Pudim de Leite, Creme de Abacaxi, Canjica, Mousse de Maracujá e Rosca Soberba.

Brigadeiros

Além de celebrar a nossa Oktoberfest, ficamos sabendo ao final dela que o Rio irá sediar os Jogos Olímpicos de Verão em 2016, uma decisão inédita do Comité Olímpico Internacional (COI), que preferiu a inovação do Rio de Janeiro às garantias de Madrid, Tóquio e Chicago, a cidade brasileira vai ter de responder com muito trabalho nos próximos sete anos. A falta de segurança, as deficiências nos transportes e a insuficiência de alojamento são as principais debilidades do dossier brasileiro e vão certamente originar as grandes dores de cabeça das equipes de acompanhamento e fiscalização do COI. Mas a apresentaçao ao COI em Copenhagen foi linda, principalmente o video feito pelo fernando meirelles.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=9Wrm0KI3XlY]

Melhorar o caótico sistema de transportes da cidade é, certamente, um dos maiores desafios. O COI é habitualmente inflexível quanto à obrigação de tempos reduzidos de viagem dos atletas entre os locais de residência e os espaços de treino e de competição. Com uma linha de metro limitada, o Rio pretende apostar nos autocarros como o transporte prioritário. Estão previstos o gasto de cinco mil milhões de dólares para melhorar os transportes, especialmente a linha de autocarros, permitindo um tempo médio de viagem de 25 minutos aos atletas e de uma hora aos espectadores. Os transportes são tão mais importantes quanto se sabe que os Jogos ficarão dispersos por quatro grandes áreas.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=a4PzRrhYMmg]

Na Barra da Tijuca situam-se a aldeia olímpica, tal como a maioria dos desportos de de quadra e o centro de imprensa. No pólo do Maracanã, cujo estádio receberá o futebol e as cerimónias de abertura e encerramento, situa-se também o estádio João Havelange, que albergará o atletismo e será ampliado depois de ter recebido os Jogos Pan-Americanos em 2007. No bairro de Deodoro, ficarão sediados o tiro, o BMX e a equitação. No quarto e último pólo, a praia de Copacabana, realizam-se as competições de voleibol de praia e de triatlo.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Z00jjc-WtZI]

As dificuldades de mobilidade foram um dos pontos fracos nos Jogos Pan-Americanos, que o Brasil utilizou como grande teste para os Olímpicos. Essa experiência, por outro lado, é dada como um exemplo positivo para outra das grandes preocupações internacionais: a criminalidade endémica no Rio. Durante a competição de 2007, não se registaram problemas graves, um argumento que tem sido usado para rebater a má fama das favelas cariocas. Os alojamentos são outro dos pontos deficientes. Mesmo contando com os 25.000 quartos que a aldeia olímpica oferecerá, a oferta hoteleira não satisfaz as exigências do COI. Faltam 20 mil camas em hotéis de duas a cinco estrelas, o que obrigará à construção de novos hotéis.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=BZY3C6pQVBY]

A água é um elemento fulcral da beleza natural do Rio, mas é igualmente uma fonte de preocupação, dada a poluição na lagoa Rodrigo de Freitas (remo e canoagem) e na baía de Guanabara (ao lado da qual será feita a prova de marcha). Está programado um investimento de quatro mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de dólares) para despoluir as águas. E como se trata de uma competição, as instalações desportivas também fazem parte do lote de trabalhos a serem concluídos, embora 18 dos 33 locais já estejam construídos, uma boa parte desde os Jogos Pan-Americanos de 2007. A lotação do estádio do atletismo, no entanto, terá se ser aumentada de 45 mil para 60 mil lugares, faltando construir nove infra-estruturas permanentes e seis temporárias.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=2ef9d0n3Fok]

Que Deus abençoe o Rio de Janeiro e que o Brasil faça jus a honrosa tarefa de sediar uma Olimpíada, além disso nao podemos esquecer que os jogos olímpicos e a copa do mundo poderão fazer o Brasil crescer muito e recuperar o tempo perdido na chamada década perdida.

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

2 Comments
  1. Ana says

    Belo traje, Oscar! E, mais uma vez, muitas felicidades para vc…

  2. Oscar says

    Obrigado Ana!!! Legal receber sua visita aqui 😀

Leave A Reply

Your email address will not be published.