Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

125 – St. John e Kusu

0

Neste Domingo fomos conhecer 2 ilhas que pertencem a Cingapura, para chegar lá pegamos um táxi até o Marina South Pier compramos nossos Tickets (15 SGD) que da direito a visitar duas ilhas a St. John’s Island e a Kusu Island, como o Ferry saia as 11:00 tivemos que correr e como lá não existe nada para se comprar, ainda deu tempo de comprar alguma coisa para comer até nossa volta.

Barco Chines

A Saint John’s Island, anteriormente conhecida como Pulau Sakijang Bandera, é uma das ilhas localizadas ao Sul de Cingapura. Está aproximadamente 6,5 km ao sul da ilha principal de Cingapura,no estreito de Cingapura, uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. A travessia até lá levou cerca de 40 minutos.

Navio em Cingapura

Além da enorme quantidade de navios atracados e pelo tamanho do porto o que chama bastante atenção e a cor da agua do mar.Em uma zona onde o Oceanos Indico e Pacífico se encontram.

Mar em Cingapura

A Saint John’s Island antigamente abrigava uma estação de quarentena para os casos de Cólera e de hanseníase detectados entre os imigrantes que chegavam a Cingapura, principalmente chineses até a década de 1950, foi utilizado também como uma colonia penal e um centro de reabilitação de drogas, principalmente para dependentes de Ópio.

St. John's Island Cingapura

 Em 1975 os 40,5 hectares da ilha foram transformados em um local tranquilo. Com a implantação de molhes e diques criando varias piscinas e lagoas artificiais, os riscos de afogamento foram minimizados já que esta é uma região de correntes marinhas de grande intensidade, mas trata-se de um otimo lugar para fazer um piquenique e jogar futebol. Bastante frequentado por Cingapurianos durante o final de semana. Infelizmente não levamos nossa rede, nem um jogo de Domino ou Majong.

St. John's Island

Muitas pessoas também vão até a ilha para pescar, mas eu acredito que pela extrema movimentação de embarcaçoes não se deve pescar muita coisa por ali, mas na ilha ainda está localizado o Tropical Marine Science Institute, um centro de pesquisa em Aquicultura Marinha da Autoridade Veterinária e Agrícola de Cingapura.

Instituto de Pesquisa Marinha Troipical

Inclusive falando em autoridade veterinária, eles deveria fazer um programa de esterilização dos gatos da ilha eu devo ter visto pelo menos uns 20, e como eles não são nativos obviamente exercem uma enorme pressão sobre a vida animal silvestre, mas para falar a verdade a ilha toda mostra grandes sinais de antropismo, seja pela erosão do solo em diversos pontos, seja pelas espécies florestais exóticas plantadas no local, com Destaque as Casuarinas.

Gatos

Gostaria muito de poder visitar o centro de Aquicultura, mas na entrada uma placa enorme dizendo Propriedade Privada, não ultrapasse, quem infringir este aviso poderá ser processado. Bem tratando-se de Cingapura melhor não arriscar.

Centro de Pesquisa em Aquicultura Marinha

Não é permitido o pernoite na Ilha a não ser que se obtenha autorização em que se pode reservar um bungalow de férias, que acomodam até 10 pessoas e vem equipado com uma cozinha. Grupos organizados maiores podem ficar nos dormitórios, que podem acomodar até 60 pessoas. Os dormitórios são equipados com equipamentos de cozinha básica.

Casuarina

No entanto segundo diz a lenda a ilha é assombrada, pelos espíritos das pessoas que foram colocadas em quarentena e presas na ilha e que acabaram falecendo. Historicamente esta ilha foi o local de ancoragem Sir Raffles, antes dele atracar em Cingapura e se encontrar com o Sultão de Cingapura.

Cingapura ao Fundo

O Local é interessante, mas é esquisito pois existem diversas áreas cercadas com tela e que estão em perfeito estado de conservação que pode ser usado a qualquer momento, talvez também por isso que acreditam que a ilha é mal assombrada, mas continua em funcionamento uma prisão para presos perigosos e para imigrantes Ilegais.

Quarentena

Como não tínhamos mais muito que fazer no local pegamos o próximo barco em direcao a Kusu Island a cerca de 20 minutos de barco, obviamente se fosse um SpeedBoat esse tempo seria de 5 minutos.

Mau e Cingapura ao Fundo

Seu nome significa “Ilha Tartaruga” ou “Ilha da Tartaruga” em chinês, a ilha é também conhecida como Peak Island ou Tembakul Pulau em malaio. Na verdade trata-se de dois afloramentos minúsculos de recife, a ilha foi ampliada e transformada em um resort de férias e hoje a ilha conta com 85.000 metros quadrados, sendo bem menor que a St. John’s Island.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UBJ8JEdKPCA]

Kusu

Localizado na Kusu Island está um popular templo chinês. Construído em 1923 por um rico empresário, e atualmente considerado como tendo o poder de conferir a prosperidade, a cura de doenças, o mar calmo, evitar o perigo e fertilidade.

Ilha Kusu em Cingapura

No topo da colina em Kusu ficam as três kramats ou santuários de santos malaios que atrai muitos devotos que sobem os degraus que levam às kramats para rezar por riqueza, casamento, boa saúde e harmonia.

Kusu Island

Como vimos ainda do barco que a ilha era pequena sem grandes atrativos e o próximo barco de volta para Cingapura seria só em 3 horas nem chegamos a desembarcar e seguimos de volta para Cingapura no mesmo barco.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=yyc29sjkVp8]

Ilha em Cingapura

A medida que nos aproximamos de Cingapura podemos ver como o porto daqui é grande, realmente não e a toa que ele é considerado um dos portos mais movimentados do mundo, bem isso a gente comprova pelo numero de embarcações no mar quando pousamos de avião por aqui.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=fX8xHjQYqvA]

Porto de Cingapura

Ainda no barco ligamos para reservar nosso táxi, já que quase todo mundo ali iria pegar o táxi para ir embora, e foi a melhor coisa que fizemos assim que desembarcamos nosso táxi já estava nos esperando, fomos ao Chillis um restaurante mexicano dos EUA muito bom  que abriu no Tanglin Mall aqui em Cingapura.

Nachos

A comida estava uma delicia, acho que nunca havia comido um Nacho tão gostoso, o refri era recarregavel, a Sobremesa uma delicia, pena mesmo que não pude pedir uma marguerita pois tirei um dente do Ciso na Sexta Feira e como parte do tratamento estou tomando remédio.

Sobremesa CHILLIS

O Final de Semana também foi de algumas compras, no Sábado ao  fomos Mohan’s o Alfaiate que descobrimos ano passado e o Mau encomendou 2 calças e um terno, esse alfaiate fica no Far East Plaza e é excelente no balcão dele só tem cartão de pessoal das Embaixadas dos EUA, Austrália, Alemanha, mas tem que chorar o preço se não fica caro, no final das contas o preço caiu 40% do valor originalmente pedido.

Depois demos uma passada na Loja da Singapore Airlines no ION Orchard e já marcamos nossas refeiçoes e assentos no Voo até Frankfurt, entre as opcoes tinha até lagosta.

Singapore Airlines

Segunda-feira foi feriado aqui em Cingapura, já que se comemora o Hari Raya, o termo malaio para o festival muçulmano de Eid ul-Fitr. Hari Raya também é conhecido como Lebaran. Muçulmanos em Brunei, Indonésia, Malásia, Cingapura e Filipinas celebram esta data como outros muçulmanos em todo o mundo. O termo “Hari Raya” literalmente significa “Dia de Festa”

Hari Raya Cingapura 2009

A principal saudação usada pelos muçulmanos da Malásia e de Cingapura é “Selamat Hari Raya”.Além dessa saudação eles usam “batin dan maaf Zahir”, que significa eu peço seu perdão fisicamente e espiritualmente”.  Hari Raya é um momento para reconciliar e renovar as relações com os outros, que celebra o fim do mês do Ramadan.

Hari Raya 2009

Durante o mês muçulmano do Ramadan que acaba no Hari Raya, é obrigatório para que os muçulmanos jejuem do amanhecer ao anoitecer. Todos os muçulmanos exceto as crianças, idosos ou doentes devem jejuar. Além disso os muçulmanos também deve abster-se de prazeres, tais como fumar cigarros e atividades sexuais durante o dia do mês de jejum. Mas a noite a coisa é diferente, e por isso que os banquetes dessa época são muito famosos, embora muitos lideres religiosos serem contrários a esta pratica, durante todo o mês, segundo eles as extravagancias só pode ser na noite que o Ramada acaba, ou seja no Hari Raya.

Hari Raya

Decidimos ir Almoçar no Vivocity e de lá irmos ate Sentosa no aquário, mas acabamos desistindo da ideia do aquário, já que por ser feriado e o Cingapuriano ter em media apenas 17 dias de ferias no ano, da para imaginar como aquilo estaria cheio, só pela fila do Monorail já tivemos uma ideia, acabamos voltando para casa depois de almoçar.

Agora falta apenas um mês para nossa mudança para os EUA, na quarta feira a noite estamos indo para Kuala Lumpur, mas voltamos no Sábado já que Domingo acontece o GP de Cingapura, que por sinal ficou manchado na historia pelo escândalo envolvendo a Renault e o Nelsinho Piquet.

F1 Cingapura

Bem para finalizar, sempre me espanto com o cuidado que se tem com a arborizacao urbana daqui, sempre que acontece um temporal aqui e olha que eles sao mais do que frequentes  a luz nunca caiu, para dizer a verdade em quase 1 ano e meio morando aqui nunca tivemos um Black-Out a nao ser um pequeno problema na instalacao eletrica de casa, bem dessa vez o que surpreendeu foi o plantio de algumas arvores adultaras aqui na nossa rua, a cerca de 2 meses atras eles cortaram uma arvore que estava condenada apeser de nao aparentar assim, fizeram o rebaixamento do toco e plantaram mudas novas onde estava com falhas e agora onde as falhas estavam muito grandes foram plantadas arvores adultas, muito legal isso.

Arborizacao

Arborizacao adultas

Arborizacao NOVAS

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. Jenny says

    Decididamente esta cidade é de primeiro mundo, muito legal o blog. Gostei das árvores plantadas adultas… beijosss

  2. […]  Kusu e St. Johns Island, […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.