Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

124 – Chinese Garden

0

No Inicio desta semana fui finalmente conhecer o Chinese Gardens em Jurong East, para chegar lá peguei a linha verde do MRT até a estação de mesmo nome Chinese Gardens em direçao a Joo Koon, cerca de 50 minutos de viagem até lá!

MRT Chinese Gardens

Chegando lá entrei pela entrada Oriental do Parque, esta entrada foi especialmente construída para garantir o acesso fácil do público vindo de metro para visitar o jardim.

Ponte Oriental

Assim que cheguei já que o festival de Outono está se aproximando a ponte que dava acesso ao parque estava toda enfeitada com lanternas vermelhas, a ponte ali também é Vermelha. Uma Ponte Vermelha simboliza boa sorte e é uma cor auspiciosa para os chineses.

Chinese Gardens com Lanternas

Existe ainda dois leões de pedra, acolhendo os visitantes na entrada do jardim, é uma crença chinesa de que o leão é o animal que representa a autoridade e fidelidade. Assim, na entrada de todas as construções existem um casal deles guardando o portões.

Jardim Chines em Cingapura

Esse jardim também é conhecido como Jurong Gardens, é um dos maiores parques em Cingapura, e foram construídos sob duas ilhas no Lago de Jurong o Jardim Chinês (Chinese Garden) foi construído em 1975 e projetado pelo Prof Yuen Chen-Yu, um conhecido arquiteto de Taiwan, e seu conceito baseia-se na arte da jardinagem chinesa. Que tem como principal característica a integração de elementos arquitetónicos marcantes com o ambiente natural. Existem diferentes tipos de jardins chineses mas esse foi projetado segundo o estilo imperial chinês que combina elementos de arquitetura e paisagismo.

Torres

Combina elementos arquitetonicos marcantes com pagodes, pontes com arcos e esculturas, que exigem tempo e paciência para contemplar, porque não é possível contemplar toda a beleza do lugar com pressa. Outra característica marcante deste jardim é a magnífica variedade de samambaias, arbustos, árvores e bonsais. Duas características tradicionais da arquitetura chinesa são os “Yao-Yueh Fang” (Stone Boat) e “Ming Hsieh Hsiang” (Casa de Chá).

Arquitetura Chinesa

A primeira atraçao que fui conhecer é também aquela que vemos de quase todos os pontos do parque, trata-se de um Pagode Chinês de 7 andares, o qual pode ser visitado subindo-se as escadas em caracol.

Pagode Chines

Nos tempos antigos, os pagodes eram originalmente uma torre simples localizada ao lado de um templo, que eram utilizadas como ossario para a manutenção de ossos humanos pelos budistas. Mais tarde, com as melhorias nas habilidades construção incorporadas com a arte da arquitetura tradicional chinesa, fez o pagode ser desenvolvido em uma estrutura de impressionante beleza arquitetônica. No Chinese Gardens aqui de Cingapura o pagode segue o estilo do pagode do templo Ku Ling em Nanquim na China.

Pagode

Lá do ultimo andar é possível se ter uma vista de todo parque, que não permite a entrada de bicicletas nem animais, assim como de vários prédios de parte do porto, para quem não sabe Cingapura é o porto com maior movimentação de containers no mundo, assim como varias industrias.

Janela Pagode

Mas existe um plano de transformar toda esta região que compreende o  entorno do Lago Jurong no sede do maior centro comercial fora do centro da cidade. E será composto por dois distritos, Jurong Gateway e Lakeside em uma área potencial de 360 hectares, aproximadamente o tamanho de Marina Bay. E fez parte da Revisão do Plano Diretor de Cingapura em 2008 e está planejado para sair do papel nos próximos 10-15 anos que prevê a descentralização como uma estratégia chave de planejamento. Isso ajudará a gerar empregos e opções de lazer perto da casa da população sem que ela tenha que se deslocar por grandes distancias.

Ponte Jardim Japones

Segundo o plano proposto, 1.000 novos apartamentos privados também serao construídos, como parece que não estão contentes com o atual parque da Ciência, um novo será construído ao lado da estação do MRT de Chinese Gardens. Quem dera termos no Brasil um parque da ciência como o atual daqui.

Metro

Continuei o passeio pelo parque, desta vez passando por diversas esculturas de generais, imperadores e pensadores chineses, dentre todos o único que fui capaz de reconhecer foi Kung-Fá-Tzu (Confúcio)pai do Confucionismo, um sistema filosófico chinês que tem entre outras preocupações a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses como Junchaio (ensinamentos dos sábios).

Confucio

Por algumas vezes vi alguns aviões e helicópteros da SAF (Singapore Air Force) passarem pela região, muitos deles eram caças e desapareciam em questão de segundos, por incrível que pareça a força aérea daqui é mais moderna e bem equipada que a do Brasil, pelo menos isso vai continuar até quando os novos caças que o Brasil está comprando chegar.

SAF

Na arte dos jardins chineses, as pontes têm um papel fundamental, pois elas são uma das estruturas mais importantes e podem denotar as características dos diferentes períodos das civilizações da história da China.

Jardim Chines Cingapura

A Ponte “Pai Hung ch’iao”ou também conhecida como ponte do arco-íris branco,ou ainda como ponte dos 13 arcos, segue o estilo da ponte dos 17 arcos, no Palácio de Verão em Pequim. Embora essa ponte no Chinese Garden ser mais curta do que a famosa ponte dos 17 arcos em Pequim, ainda mantém a sua magnificência e brilho no projeto arquitetônico, sendo um belo representante de uma ponte típica chinesa.

Ponte 13 arcos

No entorno desta ponte estavam sendo fixadas algumas lanternas chinesas para o festival de outono, mas essas não eram apenas vermelhas e sim  de diferentes cores. Mais uma peculiaridade eram indianos que estavam fixando elas, só mesmo em Cingapura para isso acontecer.

Ponte dos 13 arcos com Lanternas

Depois disso fui visitar os pavilhões chineses que sua fachada lembra um pouco um grande pórtico, o interior desse local existe 1 lago artificiais retangular repleto de carpas,muito bonito, ali também existe um museu que segundo eles tem a maior coleçao viva de tartarugas do mundo. Um dos destaques do museu é exibição de tartarugas exóticas, como as tartarugas de 2 cabeças e de 6 pernas – em que apenas uma em cada milhão nascem e acabam sobrevivendo.

Portal Chines

Carpas

Dali fui em direçao ao Jardim dos Bonsais, “Bonsai” é uma pronúncia japonesa do termo anterior chinês penzai que refere-se aos potes normalmente utilizados na cultura bonsai. No ocidente bonsai é utilizado como um termo genérico para todas as árvores em miniatura em contentores ou potes.Mas existem diversos tipos diferentes de “bonsais”.

Tipos de Bonsai

Jardim dos Bonsais

Foi Inaugurado em Junho de 1992, o Jardim Suzhou ou Jardim dos Bonsais foi construído a um custo estimado de SGD 3,8 milhões. Este jardim de 5.800 metros quadrados, com edifícios de estilo de Suzhou e uma coleção de mais de 2,000 bonsais importados da China e outras partes do mundo.

Bonsai Garden

O Jardim dos Bonsais, desde então, é uma atraçao que vale a pena conhecer, ainda mais para quem gosta deste tipo de jardinagem. Recentemente foi revitalizado e hoje é o maior Jardim de Bonsais em estilo Suzhou fora da China.

Bonsai nas Pedras

Saindo dos jardim dos bonsais fui para o Jardim da Abundância, a mais nova das atraçoes adicionada ao Chinese Gardens. O nome original deste jardim é Jardim das Romãs & Zodíaco, derivados dos elementos utilizados para a construção do jardim.

Abundancia

Consiste em um jardim com várias árvores de romã, e esculturas dos 12 animais do Zodíaco Chinês, um relógio de sol, pontes de pedra e outros materiais, que têm significados como a longevidade, abundância e plenitude. Por isso o nome “Jardim da abundância” foi selecionado.

Relogio do Sol

Ali podemos ver romãzeiras centenárias especialmente trazidas de de Shantung, na China e cuidadosamente plantadas neste jardim. O legal também é ver os 12 animais do Zodíaco chinês na forma de esculturas. Um conceito criativo de jardim chinês concebido de acordo com a tradição chinesas e as crenças da cultura popular.

Horoscopo Porco

Horoscopo Coelho

Por fim fui visitar o japanese Garden, para chegar lá tem que se atravessar uma ponte super bonita, mas como o Jardim ainda não esta terminado ele não é tão legal quando o Chinês mas a entrada do local tem uma planta que tem os galhos em forma de estratos, bem diferente.

Ponte

Japao

O que eu gostei mesmo foi ver um lago repleto de flor de lotus, Sua simbologia é uma de suas virtudes mais apreciadas: é associada à pureza e ao renascimento. Uma das flores mais belas nasce em meio à lama, inspirando um caminho de purificação e de transcendência em relação a tudo que é considerado impuro no mundo.

Flor de Lotus

Segundo o Budismo, Buda teria nascido embalado por uma folha de lótus, e logo ao nascer teria caminhado sobre a água, e de cada passo seu, teria brotado uma flor desta espécie. “Flor de lótus” também é o nome de uma postura de meditação onde o praticante se senta com as pernas cruzadas e as plantas dos pés voltadas para cima.

Lotus Flower

Entre as coisas que chamam atenção no Jardim Japonês são as pontes vermelhas de madeira e as iluminarias de jardim, sendo que cada tipo refere-se a um estilo e uma região de origem diferente no Japão.

Jardim Japones Cingapura

Jardim Japones

Estava caminhando e de repente vejo um carro da polícia fazendo uma ronda pelo parque, pensei em Cingapura, no Brasil isso seria não mais que uma necessidade de segurança para os frequentadores, mas enfim uma cena não muito comum por aqui.

Policia Cingapura

Já no caminho para voltar e pegar o metro encontrei varias arvoes da família do Reseda que só havia visto antes na arborização urbana de algumas ruas em Joinville, que produtos uns frutos de casca dura e que quando abrem ficam como flores, e minha mãe usava para fazer enfeites de natal.

Reseda Gigante

É incrível como existem animais aqui em Cingapura, os esquilos então estão por toda parte, seja nas árvores ao redor da piscina ou mesmo nos parques, desde que mudamos para Cingapura já vi na rua ou nos parques, Esquilos, Calangos, Lagartos, muitos pássaros e até uma cobra a 150 metros da rua de compras mais movimentadas do país.

Esquilo Chinese Garden

Peguei o MRT e voltei para casa, o sol e calor estavam tão forte que fiquei morrendo de dor de cabeça o resto da tarde, mas aconteceu algo que tenho que relatar, estava no MRT voltando para casa e a mulher que estava ao meu lado estava transportando algo parecido com um Laci ou canjica em um saco plástico o negocio furou e fez a sujeira no metro, assim que isso aconteceu ela tratou de cair fora do metro na primeira estação caso contrario se fosse pega teria que pagar uma multa de 500 SGD.

Na terça fui almoçar com a Paola no Din Tai Fung e de tarde ela  a Maria Paula e a Cristina vieram aqui em casa para gente jogar Majong, foi bem divertido, a Paola acabou ficando conosco até de noite. Ela também emprestou alguns DVDs do Brasil como o Show da Ivete no Maracana, vou fazer copia para levar para os EUA.

Ontem aproveitei para ir nas concessionarias de carros na Alexandra Road para dar uma olhada nos carros que estamos pensando em comprar nos EUA, e ainda ver aqueles que são os do sonho, mas é um absurdo o preço deles aqui, mas por um lado eles tem razão em ter tanto imposto sobre veículos, caso contrario o pais ficaria entupido e não conseguiria se movimentar mais. Mas em media nos EUA o valor final do carro chega a ser 1/3 do valor pago por aqui.

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. Jenny says

    LINNNNDO…

  2. tio du says

    are baguandi…

  3. […] Mas dentre eles recomendo o Chinese Gardens e Japanese Gardens  […]

  4. […]  Chinese Gardens de Cingapura […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.