Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

121 – Victoria Street Market

0

Estive em Kampong Glam também popularmente conhecida como Arab Street na semana passada na quinta-feira, para chegar lá peguei o MRT até a Estação Bugis, a mais perto do local ao lado da Bugis Street, uma espécie de camelódramo daqui de Cingapura.

Victoria MArket

Já fazia certo tempo que queria explorar aquela região, onde também se localiza o Victoria Street Market, um Mercado ou Centro de Distribuição de Secos e Molhados usado principalmente pelos Malaios que vivem em Singapura.Abrigando ao todo cerca de 40 lojas na vendendo principalmente mantimentos secos, produtos descartáveis de plástico, tecidos, ferragens, utensílios domésticos e artesanato em madeira.

Mercado Malaio

Atrás desse mercado é onde é possível se pegar onibus de Cingapura para se ir a Johor Bahru na Malásia. Bem esse é um dos mercados mais antigos de Cingapura e remonta a 1891 quando os vendedores de frutos do mar secos se reuniam em um mercado ,na Tew Chew Street nas proximidades do Singapore River onde agora se localiza o Hotel Swissotel Merchant, para fazer seus negócios.

Market

A Tew Chew Street sempre foi conhecida pelos locais como um mercado com uma ampla variedade de mantimentos secos e com preços acessíveis. No entanto, um incêndio em 1968 queimou todo mercado. Em 1978, um mercado de três andares foi construído no mesmo local para abrigar os antigos e novos comerciantes. E ele passou a ser conhecido como Mercado Ellenborough. Quando foi anunciada a construção da linha Nordeste do Metro, o mercado atacadista teve de deslocar-se para as atuais instalações em Victoria Street, em um contrato de locação temporária que terminou em 2003. E que foi novamente prorrogado até Setembro de 2009.

Lula Seca

A maioria das lojas são de propriedade familiar e estão na família por mais de uma geração. A relação entre muitos dos inquilinos remontam a geração de seus pais. Portanto, eles compartilham a mesma herança e história no comércio. Para dizer bem a verdade nem parece que estamos em Cingapura quando se está lá dentro, o lugar lembra muito mais a Malásia e Indonésia.

Mercado de Ingredientes

Uma coisa que me chamou bastante atenção durante a visita a esse mercado foi um lugar especializado na venda de café e chá verde, no caso do café existem grãos das mais diferentes procedências, principalmente daqui da Ásia, como Vietnam, Malásia, Indonésia, assim como da África e da América do Sul. O gostoso disso é sentir o aroma no ar quando o Café está sendo moído pela maquina.

Cafe

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UhM6mJU2mN8]

É bastante Interessante se visitar o local pois existem lojas vendendo vários tipos de produtos, creio que no passado os produtos eram basicamente os mesmos, embora mais de 60% dos comerciantes parecem continuar vendendo artigos em comum, mas como estas empresas estão em um estágio crítico de evolução, quem ficar para trás no tempo corre serio risco de ser eliminada, tendo que necessariamente se modernizar e diversificar para continuar existindo. É por isso que hoje alem de produtos Secos, e possível se comprar ervas e plantas medicinais chinesas, coisas para festas de aniversário, etc..

Ginseng

No entanto, é um fato que o comércio desse tipo de produtos alimentares, é essencial para manutenção das tradições locais, principalmente ao que se refere ao item culinária e e haverá sempre uma demanda para ela. Mas que muitas das coisas comercializadas ali tem um aspecto e um odor estranho isso é verdade.

Camarao Seco

Entre as coisas que mais chamam atenção são os produtos medicinais chineses, as lulas secas, camarão seco entre outras coisas, sendo a mais exótica de todas que pude ver ali foram pepinos do mar seco, utilizados em uma sopa típica.

Pepino do Mar Seco

Além disso é possivel se encontrar varios tipos de cogumelos secos, desde shitake, até aqueles usados para fins medicianais.

Cogumelos estranhos

É possível entao imaginar o cheiro disso tudo misturado junto, bem no mínimo exótico, para dizer a verdade os peixes lembram um pouco o bacalhau português, mas existem muitas outras coisas esquisitas, que nem faço direito ideia do que possa realmente ser, e como os comerciantes sabem que você é turista e não irá comprar nada, eles nem dão trela para você, fui curioso e entrei numa loja só para ver o que tinha. Algumas coisas a gente até reconhece como Canela, Anis, Cravo da Índia, Pimenta Preta, Curcuma entre outras muitas coisas. Engraçado que muitos lugares nem tem o nome dos produtos em Inglês, apenas em Bahasa ou Chinês.

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. Jenny Maria Nascimento says

    “Aquilo ” que esta dentro de um vidro é Ginseng? No mínimo é bem peculiar ver tantas coisas exóicas. Beijos

    1. Uniquely Singapore says

      Sim é Gingeng, nessa loja haviam vários!!

  2. […] se estivesse em um pais predominantemente Muçulmano.  Se tiver um tempinho de uma passada pelo Victoria Street Market , mas prepare-se para o mau cheiro dos frutos do mar […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.