112 – Singapore National Day

NDP 2009

Este ultimo final de semana foi prolongado aqui em Cingapura, uma vez que Domingo dia 09 de Agosto o pais comemora a sua independência, o pais deixou de ser colonia Britânica em 1963, porem fez parte da federação malaia ate dia 09 de Agosto de 1965, sendo assim Cingapura acaba de comemorar seu 44º aniversário sendo uma nação soberana.

 NDP 2009

Aqui em Cingapura quando o feriado cai final de semana ele e transferido para Segunda-Feira, uma maravilha, mas vale a pena lembrar que Cingapura não tem metade dos feriados oficiais que temos no Brasil.

NDP 02

E realmente impressionante como eles são patriotas, por esta época do ano quase em todos os prédios ou mesmo obras de Cingapura e possível se ver algumas bandeiras flamejando por ai.

Predios Cingapura

Um dos grandes acontecimentos do ano aqui e sem duvida e a Parada do Dia Nacional, que acontece na Marina Bay, na Plataforma Flutuante onde acontecem varias performances e desfile militar.

NDP 2009 Floating

Nestes últimos dias, especialmente quinta e sexta-feira Cingapura foi coberta pela fumaça vinda das queimadas provenientes de Sumatra na Indonésia e também de partes da Malásia, segundo a midia local A névoa está de volta em Cingapura e podemos esperar mais dias assim este mês que deixa a cidade com um odor queimado pelo ar e irrita os olhos. O Índice que mede a poluição do Ar aqui também conhecido como PSI chegou a 60 na quinta feira o valor mais alto em 5 anos em Cingapura, esta escala vai de 0 a 500 e foi desenvolvida pela agência de protecao ambiental dos EUA e a partir de 50 passa a ser nociva aos seres vivos. Porem passa a ser perigosa quando atinge valor superior a 101.

Haze Singapore

A Agência Nacional de Meio Ambiente de Cingapura (NEA) disse que nos últimos dias, as suas imagens por satélite detectaram pontos significativos de calor com fumaça moderada a densa. Os pontos de calor são principalmente encontrados nas províncias da ilha de Sumatra como Riau, Jambi e Sul Sumatra. Na ultima quarta-feira, eram pelo menos 50 pontos de calor foram detectados em Sumatra. E  ainda acrescenta que com tempo seco predominante na região e à direção dos ventos que se espera que continuem a ser as mesmas nos próximos dias, faz com que essa condição nebulosa pode ser esperada para os próximos dias em Cingapura. Péssimo  para os negócios da Singapore Flyer.  Os médicos também têm alertado para se evitara atividades ao ar livre, se a situação piorar, especialmente para aqueles com doenças respiratórias.

Fumaca em Cingapura

Este fenomeno já era esperado para voltar este ano em Cingapura, como resultado por incrível que pareça do fenômeno meteorológico El Niño, que acaba desenvolvendo ou trazendo consigo um clima mais quente e seco. A situação é esperada a piorar nos próximos meses, especialmente quando o tempo seco atingir seu pico em Setembro. Bem e notável que este ano esta mais seco, me lembro que ano passado entre Maio e Agosto foi preciso pegar táxi pelo menos umas 10 vezes pela manha por conta das chuvas, esse ano apenas 2 dias.  A fumaça é o resultado da queima da floresta afim de desbravar novas áreas agrícolas principalmente para plantio de óleo de Palma e outras atividades relacionadas a agricultura na Indonésia, quando os agricultores queimam as suas terras para abrir caminho para novas culturas. Tempo seco e quente, aliado a material combustível abundante como galhos e folhas secas, podem ocasionar incêndios florestais espontâneos. Como forma de tentar mitigar os efeitos desses incêndios em 24 de Julho, Cingapura entregou três estações de monitoramento meteorológico aérea para a Província de Jambi em Sumatra para ajudar a calcular o risco de incêndios e disseminação nas áreas florestais e agrícolas durante o tempo seco.

Poluicao Cingapura

No Sábado ficamos maior parte do tempo em casa, aproveitamos para fazer uma lasanha que ficou uma delicia, na verdade essa e uma das especialidades do Mau, aproveitamos que o Raul, meu irmão, esta em Joinville na casa da minha mãe para botar a conversa em dia. Jogamos ainda vídeo game, o novo jogo do Nintendo Wii e muito legal o Wii Resort, a sensibilidade do controle e algo espantoso, o jogo de ténis de mesa parece quase real.

No domingo decidimos ir ao Jardim Zoológico de Cingapura, bem na hora que decidimos ir havíamos acabado de perder o onibus direto ao Zoo, decidimos pegar o próximo 3 horas mais tarde, chegamos ao ponto onde o onibus passaria e ele estava atrasado. Engracado foi ver o Onibus de linha comum promovendo o sorvete Magnum dando viagens e sorvete de graca aos passageiros, deu ate vontade de dar uma voltinha com ele.

Magnum

Por sorte tinha anotado o telefone da empresa que opera esse serviço, eles nos informaram que o onibus chegaria em alguns instantes, de repente vimos o nosso onibus passar sem parar, imediatamente ligamos novamente e fomos pegos pelo outro onibus que ia ao Jurong Bird Park e trocamos de onibus um ponto mais para frente.

Singapore Zoo

Chegamos depois de cerca de 45 minutos de viagem ao Zoo que fica as margens da represa de Upper Selatar, não esperava mas o parque estava realmente cheio, havia fila mesmo na bilheteria do Zoo. Compramos nossos ingressos e seguimos diretamente para o Show Splash com o Leão Marinho.

 Zoo Cingapura

O Zoo estava realmente muito cheio para assistir o Show foi preciso se espremer um pouco, mas valeu a pena e incrível como animal desse tamanho tem tanta agilidade assim na agua, na terra as coisas são um pouco diferente.

Mau no Zoo de Cingapura

O Zoo de Singapura ocupa uma área de 28 hectares as margens da represa de Selatar de Cima (Upper Selatar), em uma área densamente florestada, foi aberto ao publico em 1973, e atualmente conta com cerca de 315 espécies de animais, sendo destas 16 % espécies ameaçadas de Extinção. O Zoológico e considerado um dos melhores Zoológicos dos trópicos e atrai anualmente cerca de 1,4 milhões de visitantes.

Zebras

O grande diferencial deste Zoológico em relação aos  Zoológicos Comuns e ser desde que foi inaugurado, seguir a tendência moderna de exibição de animais em Zoológico em forma naturalista, ou seja, com barreiras ocultas, atrás de fossos e arbusto etc.

Urso Polar

O Zoológico também abriga a maior colônia de orangotangos em cativeiro no mundo. Essa e uma espécie que esta realmente ameaçada de extinção na Indonésia, seu habitat natural, pela constante destruição do seu habitat natural, através da conversão da floresta em plantacoes de Dende, e para pecuária.

Orang Utan Cingapura

Os animais são mantidos em espaçosos recintos, separados dos visitantes por fossos secos ou molhados. Os fossos são ocultados com vegetação abaixo da linha de visão. No caso dos animais perigosos ou que podem subir, estes animais são alojados em recintos paisagístico com frentes em vidro.

Hipototamop Pigmeu

Embora o zoológico não tenha expandido para além dos 28 hectares originais. No entanto, 40 hectares de floresta secundária foram mais tarde desenvolvidos o Night Safari. O restante foi mantido como áreas florestais.

Zoo Cingapura

Entre as diversas atrações que o zoológico oferece vários shows, como o Splash com os leões marinhos e a alimentação de animais, desta vez tivemos a oportunidade de presenciar o tratamento dos Crocodilos.

Leao Marinho

No Zoológico existem diversos animais que são desconhecidos para nos Brasileiros, entre eles o Gavial do Ganges, uma espécie de Jacaré/Crocodilo mas que tem o bico mais fino, a Babirussa, uma espécie de porco do mato com chifres, bem esquisitos, o Tapir, que possivelmente seja um parente da nossa anta do Brasil, os tigres albinos, o Dragão de Komodo, varias espécies de macacos, os lémures, a maior espécie de morcegos do mundo, entre outros animais.

Tapir

Babirusa

Um dos animais que mais nos chamou atenção foram as lontras, no Zoo são inúmeras, que ficam brincando e mergulhando no tanque que elas ficam, muito fofas.

lontra

No Zoo daqui também tem animais de clima frio, como pinguins e urso polar, inclusive o Zoo de Singapura foi o primeiro no mundo que conseguiu reproduzir um Urso polar nos trópicos, mas coitados mesmo com ambiente refrigerado, creio que eles sofram muito com o calor que faz aqui.

Urso Polar

O Zoológico todo tem um paisagismo quase impecável, embora esta vez ele não esteja tão bem conservado como em nossa primeira visita e a gente não consegue perceber os animais enjaulados, num método muito interessante de se ver os animais.

Flamingos

Os tigres albinos são um espetaculo a parte, na primeira vez cheguei a comentar que eles pareciam estar um pouco estressados, de fato estavam, ano passado eles vitimaram um prestador de serviço que aparentemente desavisado do perigo entrou no recinto e foi morto por esses animais, eles possuem um espaço relativamente grande, mas como são felinos de grande porte necessitam de grandes áreas para viver, talvez ai a razão deste incidente , mas de fato eles são animais muito imponentes e bonitos.

Tigre Albino

Vimos também o Timao e o Pumba do Rei Leão, muito legal ver esses animais ao vivo, na verdade o Zoo tem quase todos os animais que aparecem no filme, desde as hienas, os leões, os macacos, os elefantes, as zebras, ate os insetos.

Timao

Pumba

Tem uma parte do Zoo com animais da Austrália, infelizmente sem nenhum coala, mas com diversos cangurus, e algumas aves como os Emus.

Cangurus

Vimos também as tartarugas gigantes de galapagos, nossa realmente o tamanhos delas e impressionante, mas nada comparável entre os repteis, ao dragão de Komodo, nossa ele parece um lagartao gigante, isso que esse exemplar do zoológico e um exemplar considerado pequeno ainda.

Tartaruga Galapagos no Zoo de Cingapura

Dragao Komodo

Passamos para ver os crocodilos, nossa na hora que passamos Vimos quando os tratadores deram comida a eles, impressionante.. eles tem uma das mordidas mais fortes entre os animais.

Crocodilo

Fomos depois a uma espécie de telado, com vários Lémures de Madagáscar, nossa eles são muito simpáticos, la dentro também estava os morcegos, nossa eles tem uma envergadura de quase 2 metros, realmente muito grandes.

Lemur

Dentro do Zoo, eles também criaram um jardim temático, com plantas de interesse economico, frutíferas, oleaginosas, enfim varias coisas que estamos acostumados a ver mas nunca vimos a planta em si, entre elas estava o Durian, que como já desconfiava e uma anonacea, ou seja da mesma família da fruta do conde, vi também a árvore do mangostin, rambutam e lychia. Ate mesmo a Groselha da Vo Genny.

Groselha

No final da visita ainda vimos os animais típicos da savana africana, o rei dos animais, o leão, as zebras, as girafas, o rinoceronte branco, o guepardo, o avestruz, os antílopes, os gnus, entre outros.

Leoas

Por acaso encontramos o Simon Larsen e sua esposa Fwei, que e Cingapuriana, eles também fazem parte do mesmo programa que fazemos e eles acabaram de se mudar de Hong Kong para Mumbai na Índia, mundo pequeno esse não?!

Lhamas

Ainda vimos algumas lhamas e algumas alpacas, que também devem sofrer muito com o calor de Singapura. Mais alguns macacos, muitos deles soltos pelo Zoológico, algumas araras. Por sinal estava tirando uma foto de costas para elas quando o poleiro em que elas estavam caiu, um baita de um susto.

Araras

Decidimos ir embora, quando vimos a hora havíamos perdido o onibus para a cidade por questão de 10 minutos, compramos nossos tickets para o próximo, já era final da tarde e o movimento estava intenso no Night Safari, que fica ao lado do Zoo.

Fila Night Safari

Para dizer a verdade estávamos cansados, foi quando a gente viu que eles estavam distribuindo 2009 ingressos gratuitos para o Safari Noturno, não tivemos duvida entramos na fila e conseguimos o nosso.

Que Fila para o Safari

Como já havíamos ido la antes decidimos apenas fazer o passeio com o carrinho eletrico, para isso tivemos que comprar nossos tickets que os de graça eram apenas para entrar no parque.

Night Safari Cingapura

Atualmente o Night Safari conta com um total de 1040 animais de 120 espécies, das quais 29% são espécies ameaçadas de extinção. O zoológico é gerido pelo Wildlife Reserves Singapore, e recebe anualmente cerca de 1.1 milhões de visitantes. Cerca de 13 milhões de pessoas já visitaram o Night Safari desde sua inauguração. Isso e quase 3 vezes a população de Cingapura.

Night Safari Entrada

Ao contrário dos Zoológicos comuns, este convida o visitante a conhecer os animais em atividade noturna, muitas das espécies são muito mais ativas a noite que durante o dia, entre elas podemos destacar os marsupiais, morcegos, e outros animais da floresta. Está dividido em oito zonas geográficas, o que pode ser explorada a pé, quer através de três trilhas para caminhada, ou através de carrinho elétrico.

Safari

Os animais do Night Safari, vão desde o rinoceronte indianos aos tarsiers, que são tornados visíveis através da iluminação que se assemelha luar. Embora seja mais brilhante do que uma noite de lua cheia, sua magnitude é fraca o suficiente para não perturbarem os animais noturnos. Assim os visitantes podem observar o comportamento noturno das espécies.

Na verdade um passeio super legal, mas e o tipo de atracão para turista ver pois uma vez que você tenha ido as outras não são tão legais assim, mas como sairá quase de graça valeu a pena e como era o dia Nacional de Cingapura o local estava muito cheio.

Mau e Oscar

Terminamos nosso passeio pelo Night Safari, demos uma caminhada pelas trilhas que com tanta gente ate perde a graça, não da medo quase e voltamos de táxi para casa.

Infelizmente estávamos super cansado e como já estava tarde decidimos não ir a queima dos fogos na Marina Bay, ate porque o que li na Internet para se conseguir um bom local deve-se chegar com pelo menos 2 horas de antecedencia.

Nesta segunda feira ficamos basicamente em casa, saímos para almoçar num restaurante Tailandês que tem um Green Curry Chicken divino que quero aprender a fazer e depois fomos ao Carrefour fazer umas comprinhas para casa, a Cereja estava em uma supre promoção compramos mais de 1 Kg por menos de 10 Reais, acho que só não comi mais cereja que quando encontrei um pé no Kaiserstuhl na Alemanha na Disciplina de Conservação da Natureza.

Green Curry

Bem a tarde ainda fiz uma canjica que ficou uma delicia, acho que foi a primiera vez que fiz ela sozinho e acertei, mas como rendeu muito congelei um pouco, detalhe a canjica veio do Brasil, nunca vi aqui para vender.

Para finalizar das pessoas que participaram da enquente online para qual continente iríamos apenas 30% acertou, ficamos sabendo nesta manha de terça-feira que nos mudaremos em Breve, Outubro eu acredito, Nao para o Mexico e sim para o Estado de Delaware nos EUA.

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

About these ads

Tags:, , , , , , ,

Categorias Asia, Cingapura

Author:MauOscar BlogdeViagens

Blog de Viagens de dois expatriados brasileiros que adoram viajar, fotografar e compartilhar experiências pelo mundo Já moramos no Brasil, Alemanha, Cingapura, Estados Unidos e agora estamos morando em Auckland na Nova Zelândia

2 Comentários em “112 – Singapore National Day”

  1. Jenny
    13/08/2009 at 21:56 #

    UAULLLLLLLLLLL

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que ver e fazer em Cingapura « Mauoscar - 13/08/2010

    [...] Zoológico de Cingapura e considerado um dos melhores zoológicos dos trópicos e atrai anualmente cerca de 1,4 milhões de [...]

De vida a este blog, deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 7.601 outros seguidores