Culinária de Cingapura

Chilli Crab de Cingapura

A rica diversidade cultural de Cingapura é muito bem refletida na gastronomia local, fortemente influenciada pela cozinha malaia, chinesa, indiana, indonésia, e essa mistura acabou gerando um estilo próprio também conhecido como estilo da cozinha Peranakam,  e também por que não falar que a cozinha daqui não fora influenciada pela cozinha ocidental, uma vez que foi colonia sob domínio dos britânicos entre 1800 – 1965.

Aqui se fala Let’s Makan, traduzindo vamos do ingles (Let’s) e comer do Bahasa malaio (Makan). A gastronomia local tem algumas semelhanças com a cozinha da Malásia, devido aos laços históricos e culturais entre os dois países. Todavia, há também diferenças significativas. Embora exista um grande número de pratos sejam comuns a ambos os países, a forma como eles são preparados geralmente é muito diferente.

Os Hawker Centres e Food Courts, são um verdadeiro fenômeno em Cingapura, e graças a uma politica rígida de segurança alimentar, fazem com que a qualidade destes lugares sob o quesito higiene seja excepcional comparada aos outros países do sudeste da Ásia. Atualmente a “Vigilancia Sanitaria”, esta sob responsabilidade da Agência Nacional de Meio Ambiente do pais (NEA).

Hawker Centre em Cingapura

Atualmente existem mais de 120 Hawker Centres espalhados pelo pais com mais de 16000 barraquinhas vendendo comida, cada um deles recebe uma letra da autoridade reguladora, indo de A ate D, sendo a primeira considerada extremamente limpo. Caso o local não ofereça condicoes o local e imediatamente fechado. Recentemente um estabelecimento fora dos padrões em Geylang acabou causando a morte de 2 pessoas e intoxicando mais 146, o local foi interditado e a rigorosidade da autoridade fiscalizadora parece ter aumentado.

Hawker Centre Bedok

Afinal de contas Cingapura gosta de se vangloriar do status de pais limpo e organizado, isso acabou sendo um marketing bastante negativo, embora esses locais sejam em grande maioria frequentados por Cingapurianos, o perco de uma refeição nestes lugares e realmente barata, ficando em grande maioria abaixo dos 5 SGD por refeição.

Já os Food Courts se localizam em grande maioria no subsolo dos shoppings e podemos considerar como uma praça de alimentação de comida asiática, entre os mais famosos temos o Food Republic, localizado no Wisma Atria e Vivo City.

Food Republic

Existem ainda as chamadas regiões gastronómicas, cada uma com uma certa tendência em um determinado estilo, entre eles posso citar o Chinatown Food Street, East Coast/Katong, Little India, Holland Village entre outros.

Chinatown Food Street

Mas de um modo geral existe uma outra categoria, de nível superior, que atrai grande numero de turistas, onde se concentram diversos restaurantes, em locais como o Boat Quay, Clarke Quay e o East Coast Seafood Centre, com preços bem superiores a aqueles praticados nos Hawkers Centres.

Para começar, por que não falar do Singapore Chilli Crab, popularmente reconhecido como o “Prato Nacional”de Cingapura, e tem sua historia no pais mesmo. Inventado na década de 50 por Cher Yam Tian e seu marido Sr. Lim Choon Ngee que preparavam este prato a luz de lampiões de querosene ao longo da costa leste (East Coast), desde o final da tarde ate o inicio da madrugada. Sendo uma das especialidades do casal, o caranguejo com um molho salpicado com pimenta foi a primeira versão conhecida do Singapore Chilli Crab.

Chili Crab no Boat Quay

Este local a muito tempo deixou de existir e hoje e a área que conhecemos como East Coast Seafood Centre, onde hoje diferentes restaurantes, das mais diferentes cozinhas, servem seus pratos, entre eles estão alguns que servem o Chilli Crab.

Chilli Crab de Cingapura

Atualmente o prato apresenta diversas variacoes, hoje dependendo do prato que você pede, eles podem ser servidos com condimentos frescos como curcuma, gengibre, galanga, esse ultimo também uma gengiberacea também conhecido como gengibre tailandês, outros são servidos em molhos agri-doce ou ainda servidos com ovos batidos.

Para se degustar essa iguaria e necessário um quebra nozes, para se quebrar a casca dura dos Caranguejos, servidos com pão, baguette ou Mantou (pãozinho chinês cozido no vapor), que servem para limpar ate a ultima gota do molho, apesar do nome não e tão apimentado assim.

O Black Pepper Crab começou a ficar popular na década de 80, e hoje e encontrado em quase todos os restaurantes de frutos do mar juntamente com o Chilli Crab. Boa parte destes restaurantes podem ser encontrados no Boat Quay onde você pode escolher seu caranguejo ainda vivo, datalhe eu nunca vi caranguejos tão grandes como esses daqui da Ásia.

Caranguejo Cingapura

Como segundo prato podemos citar o Hainanese Chicken Rice, ou frango com Arroz de Hainan é um prato de origem chinesa, porem comumente associado com  a cozinha malaia ou Cingapuriana. E chamada assim devido às suas raízes em Hainan na China e foi trazida ao sudeste da Ásia por imigrantes provenientes da região de Nanjing e hoje combina elementos das cozinhas Hainanese e cantonêsa, juntamente com preferências culinárias no Sudeste Asiático.

Hainanese Chicken Rice

A forte prevalência de barracas vendendo Chicken Rice em Food Courts e Hawkers Centres faz com este seja provavelmente a principal especialidade de Cingapura, sem duvida e o prato preferido dos Cingapurianos e provavelmente o mais popular entre os visitantes. E frequentemente considerado  o feijão com arroz de Cingapura e é muitas vezes servido em exposições internacionais e eventos mundiais no exterior por empresas daqui, e em restaurantes de Cingapurianos residentes no exterior. Ele e um dos poucos pratos locais servidos pela Singapore Airlines em seus voos internacionais. Mas e um horror saber que esses frangos sao preparados com cabeca e tudo!!

Frangos em Cingapura

O Singapore Satay, uma variação do Satay da Indonésia, que na verdade e uma variação do Kebab Árabe e servido com molho a base de amendoim,  é um dos primeiros alimentos a serem associados com Cingapura, desde a década de 1940. Mas também dizem que deriva dos imigrantes chineses já que sar tae, significa literalmente 3 pedaços, porem ao que  tudo indica parece mesmo ser uma invenção do mundo islâmico.

Satay

Antigamente era vendido em bancas improvisadas nas ruas ou por vendedores ambulantes, porem a preocupação com saúde pública e ao rápido desenvolvimento da cidade levou a uma regulamentacao especifica das bancas de Satay na Beach Road na década de 1950, que veio a ser chamada de Satay Clube. Na década de 1960 foram transferidos para o Esplanade Park, onde cresceram de tal modo que eram constantemente listados em guias turísticos.

Os tipos comuns de Satay vendido em Singapura incluem Satay Ayam (satay frango), Satay Lembu (satay de carne), Satay Kambing (satay de carneiro), a Singapore Airlines, também serve Satay como aperitivo para a Primeira Classe e Classe Business.

Singapore Bak Kut Teh e um prato popular amplamente consumido no café da manha ou como janta, porem facilmente encontrado durante o dia todo. Embora seja um prato super simples, e extremamente saboroso segundo os locais, na verdade nada mais e que uma sopa de costelinha de porco, com ervas, alho e geralmente servida com arroz branco ou massa frita com fatias de pimenta em molho de Soja.

Singapore Bak Kut Teh

Roti Prata é a evolução cingapuriana do paratha, de origem paquistanesesa e indiana, e  uma panqueca-pão feita de massa composta de gordura, ovos, farinha e água. Roti significa pão em hindi, urdu, e em outras línguas indianas do norte, enquanto Prata em Malaio significa plana. É tradicionalmente servido com curry,  mais raramente, com açúcar ou leite condensado. Além disso, embora consumidos a qualquer hora do dia, por alguns locais, a grande maioria tende a consumi-la como de noite ou de manhã cedo.

Roti Prata

O prato tem evoluído um de forma um pouco diferente em Cingapura e na Malásia. Em Cingapura, a riqueza econômica e influencia cultural criaram variações, refletindo o caráter mais cosmopolita da cidade. Por exemplo, é comum encontrar estabelecimentos servem roti prata em diferentes versões, como alho, banana, chocolate, queijo e ate mesmo Durian. Sempre que vamos a um restaurante aqui perto de casa pedimos um com queijo e champignon. Uma delicia.

Rojak é uma combinação frutas e/ou outros produtos hortícolas. O termo “Rojak” é originário do malaio, e significa mistura, também é utilizado como uma expressão coloquial para uma mistura eclética e, em particular, é frequentemente utilizado para descrever o carácter multi-étnico da sociedade de Cingapura. Aqui geralmente servido com batata, ovos, feijão, camarões fritos, e servido com um molho agri – doce.

Rojak

Singapore Laksa , um prato bastante popular por aqui e tem suas origens na cultura Peranakam, uma mistura entre elementos chineses e malaios, existem diversas variacoes, algumas usam leite de coco, outras levam molho de tamarindo. Porem a versão mais conhecida em Cingapura e o Katong Laksa.

Singapore Laksa

Geralmente feito de frango ou frutos do mar, e apimentado, como boa parte da comida aqui, eu não gostava de comida apimentada e agora estou aprendendo a gostar, isso se chama segundo Darwin Adaptação.

Singapore Fish Head Curry, Segundo os locais se você não experimentou ate hoje, esta realmente perdendo um prato extremamente saboroso, feito com a cabeça de peixes grandes, que segundo eles escondem grandes quantidades de carne extremamente saborosa, que vão das guelras aos lábios e olhos, e segundo os apreciadores essas são as melhores partes. Enfim o para nos isso talvez não seja a ser uma iguaria, chega a ser engraçado ir ao supermercado e ver a cabeça do peixe ser vendida, coisa que descartamos no Brasil.

Singapore Fish Head Curry

Como o nome mesmo diz, e feito a base de Curry, juntamente com outros condimentos picantes, molho de tomate, batatas e Beringela, e servido com arroz branco. O Mau teve um jantar e um dos melhores restaurantes daqui para este prato e um de seus colegas que estava sentado ao lado dele devorou com prazer os olhos do pobre peixe.

Char kway teow, literalmente traduzido do chinês significa “macarrão chato frito”, é um prato bastante popular na Peninsula Malaia, tem uma reputação de ser uma comida “gorda” devido ao seu alto conteúdo de gordura saturada. No entanto, quando o prato foi inventado, era servido principalmente para trabalhadores. O alto teor de gordura e baixo custo tornou o prato atraente para pessoas de baixa renda como uma fonte barata de energia e nutrientes. Entre seus ingredientes temos, macarrão, alho, molho de soja, broto de feijão, couve, camarão entre outros.

Char kway teow

Fried Carrot Cake, ou Bolo de Cenoura frita é outro prato comum em Cingapura, seus habitantes tem habito de comer durante todo o dia, seja no café da manhã, almoço, ou até mesmo jantar. Ingrediente principal é o nabo (mais comumente conhecido como cenoura branca em Cingapura). O Nabo é ralado e depois misturado com farinha de arroz. Juntamente com a água, a mistura é agitada durante o cozimento. Em seguida, a espessa mistura é vertida em um tabuleiro redondo e se cozinha no vapor, ainda podem ser acrescentados pequenos camarões, cogumelo afim de acrescentar textura e sabor.

Fried Carrot Cake

Alem destes pratos existe um amplo cardápio a ser explorado por aqui, todos em sua grande maioria derivados dos 4 grupos étnicos que formaram Cingapura eis aqui o nome de alguns outros pratos populares: Kaya Toast, Curry Puff, Roti John, Nasi Lemak, Otak-otak, Prawn Mee, Fishball Noodles,  Fried Hokkien Mee, Nonya Kueh, Popiah, Mee Siam, Mee Goreng, Mee Rebus, Chwee Kueh, Nasi Briyani e Murtabak.

Alguns destes pratos da Peranakan ou cozinha Nonya, que combina chinês, malaio e outras influências em uma mistura única. Peranakans são descendentes dos primeiros imigrantes chineses que se fixaram em Penang, Malaca, Indonésia e Cingapura, que casaram se com malaios locais. A antiga palavra malaia nonya (também soletrada nyonya), e uma expressão de respeito e carinho para as mulheres de proeminente posição social (parte “Madame” e parte “tia”), vindo a referir-se à cozinha do Perakanans.

Peranakam Food

Essa cozinha é o resultado da mistura de ingredientes e técnicas do wok chinês, com especiarias utilizadas pela comunidade Malaio / Indonésia. A comida é picante, aromático. Entre seus principais ingredientes incluem leite de coco, curcuma (rizoma semelhante ao gengibre), “candlenuts” usados como condimento e agente espessante, folhas de pandano (Pandanus amaryllifolius), Suco de tamarindo, Capim Limão, Gengibre, Chili entre outros.

Peranakam

Quanto as sobremesas tradicionais encontradas em Cingapura pode-se dizer que, elas são ainda mais coloridas que gostosas e chamam ate mais atenção que os pratos principais, embora a definicao de sobremesa para o oriente seja diferente do ocidente. Elas podem ser quentes ou frias, liquidas ou grudentas, moles ou duras, saudáveis ou calóricas.

Entre algumas sobremesas famosas:

Almond Jelly with Longan – Pudim de amêndoas com uma fruta chamada Longan

Almond Jelly with Longan

Chendol – Geleia de Feijão com gelo ralado, leite de coco, acucar escuro de palma e feijão vermelho doce.

Chendol

Budur Cha-Cha – Dumpling de Aipim, Batata Doce, Nhame em leite de Coco, servido quente ou frio.

Budur Cha-Cha

Ice Kachang – Gelo picado com leite, xarope de frutas, frutas e feijão adocicado

Ice KachangIce Kachang

Ice Jelly – Gelatina com Gelo Picado, limão e frutas.

Ice Jelly

Grass Jelly – Gelatina de Ervas, servida com xarope e frutas.

Grass Jelly

Cheng Tng – Calda de Longa (Frutinha Local) com sementes de Lotus  e cevada.

Cheng Tng

Tau Suan – Feijão Doce em Calda com massa frita

Bubur Terigu – Sagu com leite de coco e coco ralado

Bubur Terigu

Pulot Fitam – Espécie de Arroz doce, feito com arroz escuro e leite de Coco.

 Uma outra opção são as frutas tropicais e sua grande variedade e disponibilidade durante todo o ano, embora estas sejam em quase sua totalidade fruto de importações provenientes dos países vizinhos.

Entre elas o Durian, conhecido como o “Rei dos Frutos”, que produz um odor característico, um fedor hororoso, a fruta e verde e espinhosa e seu interior e amarelo-creme, aqui se diz que cheira como o inferno e tem o gosto dos deuses.

Durian

Outras frutas bastante populares incluem outras frutas tropicais como o mangostão, jaca, longan, lichia, rambutam e abacaxi.

Outra coisa famosa em Cingapura são as barracas vendendo Café ou Cha e eles oferecem diferentes especialidades. Bem os amantes do café e chás não tem que se preocupar, existe um grande numero de lojas das redes de cafeterias mais famosas do mundo, mas para aqueles que gostam de apreciar algo de uma cafeteria local ou de um vendedor ambulante, mas e importante saber como encomendar seu café.

Nesses locais o Café e chamado de Kopi, e Cha de Teh ambas palavras oriundas do malaio, quando for pedir seu café existe uma espécie de código para fazer ele do jeito que você quer:

Kopi

Kopi-Gau – Café forte, tipo turco

Kopi-C – Café com leite Condensado

Kopi-Kosong – Café com leite e sem açúcar

Kopi-O – Café puro com açúcar sem leite

Kopi-O-Kosong – Café sem açúcar e sem leite

 O mesmo vale para o chá, basta trocar o Kopi por Teh, se estiver muito quente você pode pedir para que ele seja esfriado pedindo por “Kopi-Peng” que significa café gelado.

Existe ainda o Teh-Tarik, um chá preto servido com leite condensado em que seu nome deriva da forma em que ele e preparado, um verdadeiro malabarismo. Existem ainda outras variacoes como o Teh Halia, que contem gengibre e segundo a crença popular e bom para a manter a vitalidade e forca.

Fazendo Teh Tarik

Este Video embora seja sido feito na Malasia mostra como ele e preparado tambem aqui em Cingapura

Existe video feito pela autoridade de turismo, mostrando como o Teh Tarik e preparado, mas fazendo uma brincadeira com outros lugares como uma gueixa preparando o cha no Japao

O interessante disso tudo que atualmente existe uma mistura entre este tradicional e os cafés que estamos acostumados  no ocidente, em alguns locais e possível se encontrar um Tehchinno ou mesmo um Kopiccino, em que os cafés são colocados em diferentes níveis juntamente com leite.

Bem aqui e bem difícil encontrar um achocolatado gostoso como Nescau ou Toddy do Brasil, aqui o substituto e o Milo, também produzido pela Nestle, mas assim como o Ovomaltine e feito de Malte.

Milo

E por fim por que nao falar sobre o Singapore Sling, um coquetel que foi inventado por Ngiam Tong Boon para o Long Bar no Raffles Hotel em Cingapura entre 1910 e 1915, é mais tradicional de coquetel do pais. As receitas publicadas em artigos sobre o Raffles Hotel antes da década de 1970, são significativamente diferentes das receitas atuais. Atualmente o Raffles Hotel uma versão modificada da original, que foi adaptada na década de 1970 pelo sobrindo de Ngiam Tong Boon.

Raffles

O Singapore Sling está disponível em todos os voos da Singapore Airlines, e se e servido gratuitamente em todas as classes.

Singapore Sling Raffles

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

About these ads

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Categorias Asia, Cingapura

Author:MauOscar BlogdeViagens

Blog de Viagens de dois expatriados brasileiros que adoram viajar, fotografar e compartilhar experiências pelo mundo Já moramos no Brasil, Alemanha, Cingapura, Estados Unidos e agora estamos morando em Auckland na Nova Zelândia

19 Comentários em “Culinária de Cingapura”

  1. tio du
    03/08/2009 at 21:48 #

    Oscar. muito legal essas informações da culinaria asiatica. esse seu blog está virando um livro maravilhoso. parabens. um beijo, Tio Du

  2. Jenny
    03/08/2009 at 23:07 #

    Filho!
    O Blog esta a cada dia ficando mais e mais lapidado com informações super interessantes,sendo muito bem detalhado com vídeios e fotosE em especial amei este relato, parabéns… beijos …Mamãe

  3. emiliano
    07/09/2009 at 22:39 #

    Vc tinha umas fotos de pimentas, mande para mim.
    A cozinha dai é realmente muito apimentada?
    abraços

  4. Uniquely Singapore
    08/09/2009 at 10:18 #

    Que fotos?? Tem umas que eu tirei essa semana que esta no Victoria Market Street, ate ia comprar para te mandar as sementes, mas elas estao secas e nao germinam segundo o vendendor.
    A cozinha daqui tem pimenta sim, na verdade depende do gosto do fregues

  5. 04/10/2009 at 05:22 #

    Congratulations on your blog. Visit me and see a lot about culináriae revenue. http://artedecozinhar.blogspot.com/ Best Regards

  6. Camila
    27/03/2011 at 17:05 #

    Olá, Oscar. Gostaria de saber se você poderia me informar sobre um prato, que a principio penso ser de Cingapura. Conheci este prato em New York, hámuito tempo, mas esqueci o nome, e esses dias vendo um programa, passou sobre a culinária de Cingapura, e vi um prato muito parecido, são asas de frango bem picantes, gostaria de saber se voc~e sabe como se faz esse prato, quais os ingredientes desse molho picante. desde já agradeço sua atenção. Abraços.

    • MauOscar
      28/03/2011 at 07:18 #

      Olá Camila

      Primeiramente obrigado pela visita..Então você falando assim é meio difícil saber.. Neste Post tentei colocar os principais pratos da culinária típica de Cingapura.. Não me vem à cabeça nenhum prato picante que use asas de frango que não seja o Buffalo Wing, tradicioonal dos EUA.. Você tem certeza que é de Cingapura?!
      Abraço

  7. 05/09/2012 at 12:22 #

    Eu estive em Cingapura em 2010 e como eu me encantei com esta cidade/país e pela sua comida. Eu amei todos aqueles “food court” com uma variedade incrível e a precos muito bons. Eu queria passar um ano por lá para poder provar de tudo. Sem dúvidas é um lugar que eu ainda quero voltar.

    Agora uma pergunta: voces provaram a durian? é fedida mesmo (se nao me engano tinha até placas no metro proibindo o transporte desta fruta)? Ela me parece muito com a jaca – que eu nao acho fedida.

    • MauOscar
      08/09/2012 at 23:46 #

      Isabel

      Respondendo a sua pergunta, nós não tivemos coragem de experimentar.. Quando mudamos para lá levamos umas 2 semanas para entender porque os supermercados tinham um cheiro tão estranho.. Bem semana que vem estaremos voltando a Cingapura depois de quase 3 anos.. Quem sabe não crio coragem.. Afinal de contas dizem que fede como o inferno mas o sabor é dos céus (Deuses) :D

  8. 24/10/2012 at 18:38 #

    Oi MauOscar, tô precisando de uma ajuda – preciso montar um cardapio somente de pratos de Singapura e queria saber que mais se come por lá – alguma coisa exótica? Tipo insetos…, partes incomuns de animais… eu já pesquisei a partir do seu blog todos os pratos acima mas queria saber de coisas bem exóticas, vc pode me dar umas dicas? Desculpa perturbar e obrigada!

    • MauOscar
      24/10/2012 at 19:02 #

      Monica

      Cingapura em si não tem muitos pratos exóticos típicos comparado com outros países asiáticos.. Que eu lembro o mais exótico que eu vi foi comerem a cabeça do peixe.. (Fish Head Curry) Eles comem os olhos e tudo..
      Tem uma sobremesa que meu foi servida que continha Frog Fat (isso mesmo gordura de sapo) e eles adoram lula e pepino do mar seco.. Em que prato que eles usam eu não sei.. Mas no Victoria Market (que infelizmente descobri que não existe mais) eles vendiam isso aos montes e era super fedido..
      Acho que era isso.. Quanto a insetos em Cingapura eu desconheço o hábito de eles comerem
      Ahh eles também adoram uma sopa feita a base de ninho de andorinha (rejusvenescedor) e sopa de shark fin

      Abraço

  9. Junior
    05/02/2014 at 18:37 #

    Minha nossa, existe a possibilidade de eu ter de ir para lá, estou perdido! não gosto de absolutamente nada exótico/asiático, da lista em questão só o Char kway teow que eu talvez conseguiria comer, alguém sabe se há comida ocidental por lá? :S

    • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
      06/02/2014 at 05:44 #

      Junior

      Sim você encontra qualquer tipo de comida em Cingapura.. Em último caso você pode se virar comendo Mc Donalds. Porém tenho que dizer que você deveria experimentar as coisas e dar uma chance para gostar.. Eu mesmo não era muito fã de comida apimentada, hoje não vivo sem e acho a comida Brasileira insossa de uma maneira generalizada

      • Junior
        07/02/2014 at 19:51 #

        Obrigado pela resposta :) o que era possibilidade agora é realidade, será em março a ida, eu vou considerar sim tentar experimentar algo, vou tomar esta página como referência sem dúvida. Obrigado novamente!

        • Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens
          11/02/2014 at 17:30 #

          Junior

          Legal!!! Aproveite bastante sua estada em Cingapura

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que ver e fazer em Cingapura « Mauoscar - 13/08/2010

    [...] um Post aqui no Blog explorando a diversidade Culinária de Cingapura que recomendo dar uma espiada. Não Existe forma melhor de conhecer a culinária local que se [...]

  2. Cingapura: Sinônimo de Comer Bem : Aquela Passagem - 08/06/2011

    [...] saber um pouco mais sobre comidas locais e mais dicas de restaurantes? Dê um pulo no Mauoscar que foi editado pelo Mauro e Oscar que já moraram [...]

  3. Dumplings no Paradise Dinasty em Cingapura | MauOscar Blog de Viagens - 13/03/2013

    [...] o local, pedi para ela escrever um post falando sobre o restaurante e a experiência com a culinária local e com os Dumplings em especial…. Com vocês as palavras da [...]

  4. Jiang Nan Chung: Uma experiência culinária cantonesa em Cingapura | MauOscar Blog de Viagens - 01/06/2013

    […]  Conhecendo um pouco da Culinária de Cingapura […]

De vida a este blog, deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 7.562 outros seguidores