Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Changi Airport: O incrível aeroporto de Cingapura

6

Resolvi pesquisar e escrever um pouco sobre o Aeroporto de Cingapura, principal porta de entrada da República de Cingapura.

Passados mais de 2 anos do acidente com o Vôo da TAM no Aeroporto de Congonhas, e quase 2 meses do trágico acidente do Vôo da Airfrance entre o Rio e Paris, o apagão aéreo do Brasil começa a dar sinais de estar acabando. Mas infelizmente ainda estamos a anos luz atrás de um pontinho no mapa chamado Cingapura no que se refere a qualidade e confiabilidade da aviação civil. O que sem dúvida o mais preocupante é pensar: Será que o Brasil vai estar com seus aeroportos preparados para a copa do mundo de 2014 e para as Olimpiadas em 2016?

O Aeroporto Internacional de Cingapura, também conhecido como Changi Airport e sem duvida um dos melhores aeroportos do mundo, segundo a nomenclatura da IATA o Aeroporto recebe a sigla de SIN e é considerado um importante hub da aviação na Ásia, particularmente na região do sudeste asiático onde é o principal aeroporto de conexão entre voos entre Oceania e Europa. Localizado ao leste da ilha de Cingapura na região de Changi, encontra-se em um terreno de mais de 13 quilometros quadrados, é esta a cerca de 17,2 km a nordeste do centro da cidade-estado.

Torre de Controle do Aeroporto de Cingapura

O aeroporto é operado pela Civil Aviation Authority of Singapore (CAAS), a nossa INFRAERO no Brasil, e é o aeroporto sede da Singapore Airlines, Singapore Airlines Cargo, SilkAir, Tiger Airways, Jetstar Ásia Airways, Valuair, e Jett8 Airlines Cargo. É um hub para Garuda Indonésia e um hub secundário para Qantas, que utiliza Cingapura como o principal ponto escala para os voos na chamada rota canguru, que liga a Austrália a Europa, sendo esta última a maior companhia aérea estrangeira a operar neste aeroporto com mais de dois milhões de passageiros transportados anualmente.

Cingapura Tiger Airways

Avião da Tiger Airways no Budget Terminal

Em Junho deste ano (2009), foram cerca de 4.570 voos semanais operados por 84 companhias aéreas para mais de 193 cidades em 60 países. O que acaba gerando uma importante receita para a economia de Cingapura, atualmente 13.000 pessoas são empregadas diretamente ou indiretamente no aeroporto. O aeroporto representa uma movimentação financeira na economia do pais superior a 4.5 bilhoes de dólares de Cingapura.

Vista Terminal 1

Aeroporto de Cingapura

Em 2008, o aeroporto atingiu um novo recorde com um total de  37.694.824 passageiros, um aumento 2,7% sobre o ano fiscal de 2007. E atualmente o 19º aeroporto mais movimentado do mundo e o quinto mais movimentado na Ásia se considerando-se o tráfego de passageiros. Porem segundo dados referentes de ao primeiro quadrimestre do ano cairá para 22 colocação este ano perdendo posições para o aeroporto de Dubai (DBX), que já em 2008 ameaçava a posição do aeroporto de Cingapura. O Aeroporto de Guarulhos e o segundo mais movimentado passageiros  da América latina, com 20.400.304 passageiros transportados em 2008 perdendo apenas para o da cidade do México, porem o numero de passageiros transportados e cerca de 46% menor do que fora transportado em Cingapura.

Area Embarque Terminal 3

Interior acarpetado do Terminal 3

Hipoteticamente considerando-se que apenas a população do pais utiliza o aeroporto a razão entre a população do pais pelo numero de passageiros transportados aqui resulta que cada Cingapuriano viajou pelo menos 8 vezes através do Changi Airport em 2008, quando comparado a todos os embarques e desembarques internacionais no Brasil esse numero e de apenas 7 em cada 100 Brasileiros. Lembrando que todos os voos em Cingapura são Internacionais.

Terminal 3 Check-Inn

Terminal 3 do Changi Airport em Cingapura

Tudo bem que o Brasil e um pais enorme, de dimensões continentais, mas Cingapura do tamanho que e recebeu 10.115.638 de turistas em 2008, considera-se turista aqueles que permaneceram pelo menos 3 dias no pais, já o Brasil do tamanho que e recebeu menos de 5,2 milhões de turistas, uma vergonha, para um pais com tanta riqueza cultural e paisagistica.

Embarque T2

Embarque e Desembarque do Termina 2 Aeroporto de Cingapura

Voltando ao Aeroporto de Cingapura, quando se refere a um aeroporto de conexão ele salta para a sétima colocação, ficando atrás somente de Londres Heatrow, Paris Charles De Gaulle, Amsterdam Schiphol, Hong Kong, Frankfurt e Dubai.

Jardim Terminal 3

Jardins do Terminal 3

Além de ser uma importante plataforma de tráfego de passageiros, o aeroporto é um dos mais agitados aeroportos de carga nos do mundo, em 2008 foram 1,89 milhões de toneladas em movimentação de carga.

O Aeroporto oferece voos a todos os continente, exceto America Latina, isso faz com que para nos Brasileiros chegarmos aqui e necessaria pelo menos uma conexão, geralmente as rotas mais utilizadas são via Amsterdam, Dubai, Frankfurt, Londres, Paris, Zurique e ainda via Africa do Sul.

Esteiras de Bagagens Terminal 3

Esteiras de Bagagem Terminal 3 na Chegada em Cingapura

Tudo este sucesso de um pais tão pequeno e fruto de incentivos como o Fundo de Desenvolvimento Hub Aéreo, introduzido pela primeira vez em 2003, e que têm-se revelado eficaz para atrair as companhias aéreas por aqui. Ao todo mais de 500 milhões de Dólares de Cingapura foram investidos desde então.

Em 9 de Janeiro de 2008, foi inaugurado o terminal 3 a um custo total de 1.75 Bilhoes de dólares de Cingapura. Atualmente o Terminal 1  está sendo reformado a um custo de $ SGD 240 milhões.

Terminal 1 em Reforma

Pista do Aeroporto de Cingapura

Desde a sua inauguração em 1981, o aeroporto tem feito a sua marca na indústria da aviação civil mundial como uma referência para a excelência de serviço, ganhou mais de 280 prêmios em um período de 20 anos de 1987 a 2007, incluindo 19 prêmios de Melhor Aeroporto em 2007 sozinho. Sempre e incrivel, toda vez que chegamos, passamos pela imigracao nossas bagagens ja se encontram na esteira

Esteira Terminal 1

Esteiras de Bagagem no Terminal 1

O Changi Airport sofre atualizações físicas periódicas em seus terminais existentes, e a  construção de novas instalações como medidas necessárias para fornecer um alto nível de serviço ao cliente. Uma das coisas que mais chama atenção neste aeroporto e que alem de ser todo em granito ou acarpetado os seus jardins são simplesmente algo magnifico.

Changi Terminal 3

O Moderno terminal 3 do Changi Airport

O crescimento do transporte aéreo mundial foi sentido em Cingapura, onde o Aeroporto Internacional de Cingapura ate então situado em Papa Lebar (1930 – 1937), hoje o terceiro principal aeroporto civil depois do Seletar Airport (1937-55), este que fora o principal aeroporto ate a década de 50, ainda em uso hoje usado para aviação privada e limitada voos comerciais.

 Inaugurado em 1955 com uma única pista e um pequeno terminal de passageiros, o Kallang airport estou problemas de congestionamento a devido a sua incapacidade de lidar com o aumento de tráfego  que se tornou crítico pelo 1970, onde o número anual de passageiros saltou dramaticamente dos 300.000 para 1.700.000 em 1970 e para 4.000.000 em 1975.

Desta forma restou ao governo duas opções: expandir o aeroporto de Paya Lebar ou construir um novo aeroporto em outro local. Após uma extensa pesquisa, uma decisão foi feita em 1972, ampliar o aeroporto de Paya Lebar como recomendado por um consultor da aviação britânica. Os projetos foram criados para a construção de uma segunda pista e uma ampla reconversão e ampliação para o edifício terminal de passageiros. Um ano mais tarde, no entanto, os planos foram revistos novamente devido a crise do petróleo de 1973.

Preocupado que o este aeroporto estava localizada em uma área com potencial de crescimento urbano que iria o cercar em todos os lados e limitar o seu crescimento físico, o governo decidiu posteriormente, em 1975, construir um novo aeroporto na ponta leste da ilha em Changi  onde no local já existia uma Base Aérea, local no qual o novo aeroporto seria facilmente expansível  através de aterros sobre o mar.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JCXgQh5DnEk]

Além disso, aviões poderiam voar sobre o mar, evitando a poluição sonora e outras questões de segurança dentro de zonas residenciais no caso de um acidente aéreo por exemplo. O aeroporto de Paya Lebar foi posteriormente convertido para uso militar. Uma coisa interessante que um colega de trabalho do mau comentou, os caças da forca aérea quando desolam em Cingapura tem apenas 4 segundos para fazer uma manobra para não invadir o espaço aéreo da Malásia.

A construção do novo aeroporto foi um dos maiores projectos de desenvolvimento na história de Cingapura. Liderada pelo presidente PSA (Autoridade Portuária de Singapura) Howe Yoon Chong, as obras de aterro envolveram mais de 52.000.000 de metros quadrados de aterro e teve início em Junho de 1975, concomitantemente com as obras do aeroporto de Paya Lebar. Cerca de 2 km2 de área de influencia fluvio marinha (Mangue) foram perdidos e aterrados com 12.000.000 m2 de terra, enquanto outro 40.000.000 m2 de areia do leito marinho foram utilizados para  fazer a base do terreno.

Hotel Terminal 1 ao fundo com a torre de controle

Torre controle Changi Airport

Todas essas obras  para formação do terreno foram concluídas em Maio de 1977. De 1977 a 1979, foi executada a fundação do Terminal 1 e de outros edifícios. A pedra fundamental para o Terminal 1,  foi estabelecida em Agosto de 1979.

A 78 m de altura  esta a torre de controle é construída sobre aterro, com o projeto se tornar um ícone para o aeroporto.

Torre Controle

Aeroporto Changi

Dadas as limitações dos recursos terrestres de Cingapura, o aeroporto foi concebido tanto para as necessidades atuais bem como futuras como sendo o principal aeroporto do país. O aeroporto foi concebido para ser capaz de duplicar seu tamanho utilizando novos aterros  ou mesmo optimizando o espaço atual os quais são suficientes para mais duas pistas e, pelo menos, dois terminais de passageiros .

O plano diretor para o atual aeroporto inicialmente previa dois terminais e duas pista , mas em uma segunda fase os planos foram revistos para outro dois terminais de passageiros, num futuro próximo.

A contrução se deu em duas fases, na fase 1 incluiu a construção para o primeiro terminal de passageiros, a primeira pista, 45 baías para o estacionamento aviões, instalações e estruturas de apoio, incluindo um grande hangar de manutenção, o primeiro posto de bombeiros, oficinas e escritórios administrativos, um complexo de edifícios para carga aérea, cozinha para preparação das refeições de bordo e a torre de controle. A segunda fase foi iniciada imediatamente após a conclusão da Fase 1 e incluiu a segunda pista, 23 baías adicionais estacionamento de aviões, um segundo quartel do corpo de bombeiros e de uma terceiro edifício para carga.

O Changi Airport possui duas pistas paralelas, cada uma com 60 m de largura e 4.000 m de comprimento. Atualmente existem quatro sistemas de aterragem por instrumentos (ILS) instalados nas 2 pistas para orientar a aterrizagem segura dos aviões em todas as condições meteorológicas.  Uma nova pista paralela foi contruida em 2004, com apenas 1,8 km, atualmente utilizada apenas por aviões da Força Aérea República de Singapura, como parte da base aérea Changi, esta pista pode eventualmente, ser transformadas em uma terceira pista para o aeroporto, no futuro, segundo os planos de de expansão.

Area de embarque

Esteiras Rolantes para os portões de embarque no Terminal 1

Changi Airport tem atualmente cinco terminais. Terminais 1, 2 e 3 que estão conectados por uma zona comum de trânsito, com esteiras rolantes para os passageiros em conexão, com a possibilidade de circular livremente entre os terminais sem passar por imigração.

O Transporte dentro e entre essas três terminais é feito por um sistema de Skytrain, embora também seja possível para andar a pé entre os terminais. Situado junto Terminal 2 esta o JetQuay, que tem o seu próprio check-in e serve para o transporte de passageiros de Cia. de táxi aéreo ou aviação executiva.

Skytrain Cingapura

Trenzinho que conecta os Terminais 1, 2 e 3

O Budget terminal, construído para as transportadoras de baixo custo, é fisicamente separados dos principais terminais, mais ao sul, porem esta conectado através de um serviço de Shuttlebus gratuito saindo do Terminal 2.

FreeShuttleService

Shuttle do Terminal 2 para o Budget Terminal

Todos os cinco terminais têm atualmente uma capacidade de 68,7 milhões de passageiros por ano espalhados por uma área de construída de 1.045.020m². Porem sua capacidade irá aumentar novamente para 73 milhões de passageiros por ano quando as obras de reforma do Terminal 1 estiverem completas.

Google Earth

Vista aérea do Changi Airport by Google Earth

O terminal 1 e o mais antigo terminal operado no aeroporto de Cingapura, o único deles que funciona desde sua inauguração oficial em 1 de Julho de 1981, até a abertura do Terminal 2 nove anos mais tarde. Configurado em um layout em forma de H para maximizar o número de pontes de embarque que pode ser construídas, ele sofreu duas importantes obras ao longo de  sua vida. Uma grande renovação foi concluída em 1995, a um custo de S $ 170 milhões e adicionou outros 14 portões de embarque a um custo de S $ 420 milhões ocorreu de 1996 a 1999. Hoje, o terminal abrange uma área de 280.020 m² e pode acomodar 21 milhões de passageiros por ano.

Terminal 1

Repare nas orquideas enfeitando o Terminal 1

O Terminal 2 inaugurou em 22 de Novembro de 1990, como parte da Fase II do plano diretor do aeroporto. Implantando em uma configuração linear paralelo as pistas, é localizado ao sul do Terminal 1.  Todos os vôos da Singapore Airlines e SilkAir foram transferidos para o novo terminal quando ele abriu, junto com várias outras Companhias do Sudeste Asiático, incluindo a Malaysia  Airlines, a Philippines Airlines e Royal Brunei Airlines. Outras companhias, algumas das quais aliadas da Singapore Airlines através da Star Alliance,como a Lufthansa, operam neste terminal. Este Terminal está dividido em quatro seções. O terminal hospeda um cinema e um Burger King, bem como um vasto número de lojas. O ponto fundamental é o jardim interior. O terminal tem também um jardim e um terraço ao ar livre, quanto a tecnologia este terminal tem o maior ecrã plasma do mundo.

Terminal 2

Painel de Partidas no Terminal 2

O Terminal 3 se tornou operacional, em 9 de Janeiro de 2008, aumentando capacidade anual do aeroporto em 22 milhões de passageiros ao ano. O terminal tem 28 portões de embarque “Fingers”, oito deles capazes de acomodar o Airbus A380.

Terminal 3

Terminal 3

Tal como outros novos aeroportos ao redor do mundo, que tem uma estrutura essencialmente feito de vidro, com grandes espaços transparentes dentro do terminal. O telhado foi projetado para permitir a luz natural a entrar no edifício, com 919 clarabóias. Tem um “muro verde” com 5 metros de altura com trepadeiras e cachoeiras que fazem você se sentir em um pais tropical logo na chegada.

Esteiras Terminal 3

Terminal 2 e 3 com muito verde

A Singapore Airlines tem agora grande maioria dos seus voos de longa distancia operados pelo Terminal 3, em 9 de Janeiro de 2008, o voo SQ001 de San Francisco com escala em Hong Kong pousou as 1150 horas neste terminal. A primeira partida voo, SQ318, saiu as 1250  com destino a Londres-Heathrow. Desde então, suas rotas regionais de longo curso bem como com destino a América do Norte (exceto Houston), Europa (excluindo Moscou), Leste da Ásia (excluindo voos para o Japão com escala em Bangkok) e Oceania mudaram-se para o novo terminal, enquanto todos os outros voos partem do Terminal 2, tornando-se a primeira e única companhia aérea a operar a partir de múltiplos terminais em Changi Airport.

Departure

Partidas Terminal 3

O Changi Airport foi o segundo na Ásia após Kuala Lumpur International Airport a abrir um terminal dedicado a companhias aéreas de baixo custo.  A fim de oferecer tarifas mais baixas de embarque e desembarque, honorários de grande movimentação e taxas aeroportuárias, cortando algumas amenidades, como pontes de embarque, estruturas físicas mais simples e ar condicionado em algumas áreas somente. Porem ainda assim com uma variedade de lojas duty-free de Alimentos e Bebidas, Internet gratuita, coisa que esta disponível em todos terminais.

Budget Terminal

Budget Terminal

Como a Singapore Airlines foi a primeira Cia. Aérea a receber o Airbus A380, o maior avião comercial em operação na atualidade algumas obras foram necessárias para assegurar a plena capacidade de lidar com uma aeronave deste tamanho, para a sua introdução, em Outubro de 2007. A Autoridade da Aviação Civil de Cingapura gastou cerca de SGD$ 60 milhões na modernização dos dois terminais existentes utilizados pela Singapore Airlines e ainda em outras obras de infra-estrutura aeroportuárias, incluindo aumento do tamanho do portão de embarque, novas pontes moveis para embarque e desembarque de passageiros, e novas esteiras de bagagem. Fazendo com que o procedimento leve o mesmo tempo que o de um Boeing 747-700.

A380 ao lado Boeing 747

A380 da Singapore Airlines

Em 16 de Agosto de 2005, Changi Airport teve o primeiro dos seus 11 portões especialmente construídos capazes de lidar com o avião gigante. Estas novas pontes chamadas de “fingers” permitem que os passageiros possam chegar na parte superior da cabina do a380 e seus 555 lugares . Atualmente o aeroporto pode atender simultâneamente 18 aviões A380, sendo que no Brasil ate hoje nenhum aeroporto esta preparado para uma aeronave deste tamanho.

A380

Gigantesco A380 em Cingapura

O Changi Airport é um aeroporto  considerado top em termos de serviço ao cliente e de segurança e ganhou mais de 250 prêmios como o melhor aeroporto desde a sua inauguração em 1981,  a partir de organizações como a International Air Transport Association and Business Traveller.

O aeroporto tem mais de 240.000 m² de espaço repartido entre as seus três principais terminais para fazer compras e estabelecimentos gastronomicos atualmente podem ser encontradas lojas de varias marcas como Prada, Gucci, Bulgari e Hermès, a primeira FIFA Store do mundo foi inaugurado no Terminal 3, juntamente com primeira loja de viagem da Ferrari na Ásia.

Transit Area Terminal 3

Shopping?! Não um Aeroporto

Como e um aeroporto de conexão possui diversas opcoes para quem tem que esperar pelo próximo como áreas para cochilo, chuveiros, SPA, hotel com piscina e outras amenidades, o aeroporto ainda oferece gratuitamente o Singapore Tours, criado para aquelas pessoas em trânsito e que tem pelo menos 5 horas entre um voo e o outro em sua conexão.

Piscina Aeroporto

Piscina no Aeroporto?! Cingapura tem!!

A Autoridade da Aviação Civil de Singapura deriva quase 60% do total das suas receitas anuais mais de US$ 500 milhões (2005) a partir de fontes não-aeronáuticas,  com 30% da receita proveniente do aluguel do espaço comercial e o restante de uma percentagem sob as venda. Licores e perfumes são especialmente populares, representando mais de metade do total das vendas, seguidos pelos relógios e produtos do tabaco.

O aeroporto goza de “uma das mais elevadas receitas por passageiro em todo o mundo” em comparação com outros grandes aeroportos internacionais.

Além de uma grande variedade de lojas duty-free e outros estabelecimentos, Changi Airport tem seis zonas ajardinadas. Aberta para os clientes do aeroporto, cada jardim representa um grupo diferente de plantas como: cactos, bambus, helicônia, girassol, samambaia e orquídea. Não e a toa que Cingapura e considerada uma cidade Jardim.

Jardins Terminal 1

Jardim? Não Aeroporto de Cingapura

Changi Airport tem numerosos centros empresariais localizados ao redor do aeroporto. assim como a Singapore Expo, o maior pavilhão de feiras do sudeste da Ásia.

A Autoridade da Aviação Civil de Singapura e quem gera a segurança global do aeroporto. Desde o 11 de Setembro de 2001 o aeroporto e tido como um potencial alvo pelo Jemaah Islamiyah, desde então a segurança tem sido reforçada.  Em 2005, tornou-se o primeiro aeroporto fora dos Estados Unidos para ganhar o premio “Excelência em Segurança Aeroportuaria”.

Aeroporto Changi

Avião da Emirates e Cathay Pacific em Cingapura

Um segundo perímetro cercas foi construído em 2008 para impedir pessoas não autorizadas a entrar em áreas da pista do aeroporto, todas controladas por sistema de cameras. E um sistema de identificação biométrica foi implantado para acesso em áreas restritas.

Felizmente o aeroporto não tem em sua historia nenhum acidente grave, apenas alguns incidentes mais serios, o primeiro deles em  25 de Março de 1991, no voo da Singapore Airlines SQ117, um Airbus A310 que partiu de Kuala Lumpur, foi sequestrado por quatro homens a caminho de Cingapura. Os sequestradores queriam que o avião fosse reabastecido, para que pudesse voar para a Austrália. Quando o avião pousou em Cingapura, o exercito invadiu o vôo, matando os quatro seqüestradores paquistaneses. O segunde deles em 11 de Outubro de 2007, quando um palestino clandestino, Osama RM Shublaq, caiu fora do trem de pouso do Voo Singapore Airlines  SQ119 de Kuala Lumpur. A polícia do aeroporto prendeu e o deportou para a Malásia uma semana mais tarde.

O Aeroporto e Conectado a cidade pelo MRT (Mass Rapid Transportation), o Metro, ele pode ser pego nos terminais 2 ou 3, e necessita de uma troca na estacao de Tanah Merah e a viagem leva em media 40 minutos e custa menos de 3 reais.

Metro

Estação do Metro dentro do Changi Airport

Metro

Metro no Aeroporto de Cingapura

Ou se preferir existem outras opcoes de transporte, pegar um taxi e uma boa alternativa nao sendo os mais luxuosos(mercedes), geralmente os da cor amarela ou azul custam cerca de 20 SGD ate a regiao da Orchard, aqui pelo menos voce nao tem problemas com taxista nao usar o taximetro, se for os taxis convencionais. Se for a primeira vez em Cingapura, vale a pena pedir para ir pela ECP.

Taxis

Taxis fazendo fila no Aeroporto de Cingapura

Tambem e possivel ir a cidade com servico de Shuttle Bus que custa em torno de 8 SGD ou ainda pegando o Onibus convencional No 36 que vai ate a regiao da Orchard Road.

Infelizmente o Brasil ainda tem muito caminho a trilhar para chegar ao patamar que Cingapura se encontra hoje, e uma vergonha recebermos um pouco mais da metade do numero de turistas que um pontinho no mapa chamado Cingapura recebe anualmente, antes de mais nada precisamos ter aeroportos decentes para que isso possa vir a mudar, ao exemplo de Cingapura, será que a construção de um novo aeroporto não seria uma saída? De toda forma um sistema de trem de alta velocidade ligando Congonhas, Guarulhos, Viracopos, Galeão e Santos Dumont já ajudaria muito. Não esquecendo de fazer melhorias em outras obras de infra-estrutura.

Não vou nem comentar a questão do custo da viagem aérea no Brasil, só para ter uma ideia uma viagem entre Cingapura e Bali para 2 pessoas ida e volta com as taxas, em um voo de 2 horas e meia de duração, custa o preço ou ate mesmo menos que um trecho entre São Paulo e Curitiba para uma única pessoa.

Um ultimo ponto que gostaria de lembrar e a avenida que liga o Changi Airport ao centro da cidade, chamada de ECP (East Coast Parade), bem na minha opinião não existe, pelo menos ate onde eu conheça uma avenida com uma arborização e um paisagismo tão bonito como ela, bem diferente das favelas e áreas de ocupação irregulares das que temos no Brasil, no Brasil só se faz bonito para o turista ver ate uns 1500m depois do aeroporto, aqui e bonito ate o centro da cidade.

A titulo de informação, Brasileiros não necessitam de visto para entrar em Cingapura,como turista por um período máximo de 30 dias, contados a partir do ingresso, para maiores informacoes e informacoes atualizadas deve checar o site da imigração de Cingapura .

Posts Relacionados:

 O que ver e fazer em Cingapura

 E não é que Cingapura se rendeu à jogatina?

A Maior Roda Gigante do Mundo – Singapore Flyer  

Uma Liçao de Sustentabilidade na Marina Barrage  

Merlion o Simbolo de Cingapura

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

6 Comments
  1. Jenny says

    Caramba! Incrível as instalações e que bacana os trems para se chegar a ele.Coisas de 1º MUNDO!!! Beijosss

  2. Raul says

    pra tu não dize que nunca vi o blog to aqui tá! hehehe
    bem massa as fotos! Abraço

  3. Debora says

    Incrível o seu blog!

    Adorei as comparações que você faz entre os aeportos de londres, hong kong, paris, dubai e mesmo o de guarulhos com o de cingapura.

    Estou escrevendo sobre o aeroporto de guarulhos.. quem sabe podemos trocar informações né?

    Deb

  4. Odair says

    Estou indo para lá hoje!!! Boas dicas. Grande abraço.

    Odair.

  5. Mauoscar em Dela Where??? says

    Aproveite Bastante
    Cingapura é o Máximo!! Saudades daquele lugar!!

    Abraço

  6. […] não dizem que a primeira impressão é a que fica? Pois bem se prepare para conhecer um dos melhores aeroportos da sua vida!! (Se não for o melhor certamente estará entre eles) – Principalmente se sua chegada se der pelo […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.