Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

091 – Gripe Influenza A H1N1

1

No dia 21 de Abril depois da minha aula fui ao supermercado no Suntec City, la estava acontecendo uma promoção da Harvey Normam uma loja de eletrodomesticos e eletronicos, acabei comprando uma impressora com Scanner e o Juicer da Phillips, o mesmo que aparecia vendendo no polishop da vida mas por menos de um terço do Preço do Brasil. Uma das melhores coisas daqui de Singapura que vamos sentir bastante falta são essas liquidacoes, especialmente durante os meses de Junho e Julho, na Famosa Great Singapore Sale.

No dia 24 de Abril, recebemos em casa nossa caixa de Guarana Antartica, e 2 caixas de Terranova, bem eu achei uma importadora aqui em Singapura logo depois que chegamos aqui e como só tínhamos uma garrafa compramos mais algumas. Dessa vez ainda encomendamos uma caixa com 24 latas de guarana antartica, que e engraçada pois esta escrito de um lado em português e do outro em Japonês.

Bem a noite resolvemos ir a uma churrascaria brasileira que abriu no mesmo prédio em que fica a embaixada do Brasil aqui em Singapura o melhor de tudo que estava tendo uma promoção pague 1 e come 2, e também para as bebidas, aproveitamos para tomar uma Caipirinha também.

Já devo ter comentado anteriormente, mas o churrasco Brasileiro em  Singapura deixa muita churrascaria Brasileira no chinelo, especialmente a picanha, o Buffet dessa também era muito bom, mas as três melhores coisas eram os pães de queijo, O File Mignon e a Picanha, saímos quase rolando de la, bem os garcons são todos Brasileiros e em sua maioria paraibanos.

Churrascarias estão se tornando bastante popular por aqui, acho que existem umas 6 pelo menos, mas essa que estivemos e a da Sixt Avenue são as melhores daqui.

A  exatamente um ano,  no dia 25 de Abril de 2008, estávamos chegando em Singapura com um Voo da Singapore Airlines vindo de Frankfurt. Neste um ano morando nesse pais asiático ate então pouco conhecido pela gente ao sul da península malaia, nossa vida mudou tremendamente, tivemos a oportunidade de viajar para 7 diferentes países, sendo eles: Malásia, Hong Kong, Thailandia, Indonésia, China, Camboja e Vietnam.

Alem disso aprendi a falar Inglês, esta certo que talvez ate tenha pego um pouco do “singlish” mas creio que ter estudado no British Council tenha ajudado a evitar que isso ocorra, afinal para alguns e uma forma “evoluida” do Inglês e de fato simplifica muitas coisas da língua, mas de fato soa bastante estranho.

Bem daqui para frente temos, segundo a previsão mais 6 meses aqui, bem não temos ainda nem ideia para onde seremos mandados, mas bastante provavelmente estaremos mais perto do Brasil, afinal mais longe que aqui e quase impossível, e agora temos que trocar de continente. Infelizmente acabamos não recebendo ate agora nenhuma visita do Brasil, ano passado iríamos receber, mas a desvalorização do Real atrapalhou os Planos de quem planejava nos visitar.

Estivemos no Brasil no final do Ano, o que foi muito legal, para matar a saudade da família e dos amigos, mas nem tudo foi felicidade, mas espero que no futuro as coisas melhorem.

Como nossas orquídeas e as nossas plantas da sacada estavam feias resolvemos pegar um táxi e ir ate as lojas de plantas na Upper Thomson Rd, perto do Mac Ritchie Reservoir para comprar algumas plantas novas, acabamos comprando plantas novas para toda sacada já que estas estavam com pulgão e feias, infelizmente o pé de Jaca que havia germinado e estava bonito teve que ser sacrificado.

As orquídeas não estavam tão bonitas e baratas como da outra vez que compramos ainda sim compramos 2 uma mini para o banheiro e uma normal para a sala, e incrível como essas orquídeas aqui duram, as ultimas que compramos  duraram quase 3 meses floridas.

Para Sacada compramos uma primavera, uma mini-alamanda, uma mini ixora e um pé de Roma, ficou super legal, estivemos no IKEA também e la compramos uns bastões luminescente que são recarregados com a luz solar para colocar nos vasos, super legal o efeito a noite.

Aproveitamos a noite e fomos fazer uma caminhada ate o Clark Quay as margens do Singapore River, essa e uma região muito legal da cidade, bem próxima da nossa casa com vários restaurantes e barzinhos e algumas baladas, sempre bastante movimentado a noite. Por sinal esta para ser inaugurado um prédio com 4 torres com uma piscina que parece maior que piscina de Resort, se tivéssemos que mudar acho que ali seria uma opção.

Os condomínios daqui são os mais lindos e chiques que já vi na vida, nunca vi nada igual no Brasil e a cidade não para de crescer se a gente olhar da nossa sacada e possível ver pelo menos umas 7 construcoes diferentes e se olhar no Skyterrace são pelo menos umas 20-25.

Por falar em contrucao estão terminando para a próxima Sale 2 shoppings na Orchad Road, um deles já estava “pronto” quando chegamos o outro foi construído nesse (ION Orchad) período que estamos aqui e tem todo jeito de ser inaugurado ainda antes de o Orchad Central. Por sinal todo dia que passamos por ali tem alguma coisa nova, o mais legal de tudo que ambos trocam de cor a noite. E o melhor de tudo e que quando forem inaugurados as promocoes devem estar “bombando”. Falando assim parece que somos Shopaholics, mas aqui em Singapura e difícil não ser.

A todo momento se fala de crise, mas de fato as pessoas continuam consumindo bastante aqui, esta certo que a gente ate percebe um pouco nas ruas, mas o povo daqui não consegue ficar sem comprar. Mas também quando tem promoção de 50 -70% quem resiste.

E mesmo a um ano aqui a gente sempre acaba descobrindo coisas novas, mesmo no Takashymaia, um shopping/loja de departamento quase aqui do lado de casa, descobrimos que a livraria ali e pelo menos umas 20x maior que aparenta ser olhando do lado de fora, para ter uma ideia tem uma secao de livros em Francês e Alemão, e uma maior ainda em Japonês, já que a livraria e do Japão.

Pro sinal compramos o cartão de Aniversario da Ana Pauli e de Casamento da Aline, prima do Mau ali, com preços otimos e bem bonitos por sinal, também encontrei um livro que estou adorando chamado A vida secreta das árvores (The Secret Life of Trees) muito legal a forma que o autor aborda temas como evolução, taxomonia, Usos ate um capitulo sobre Agro floresta.

No feriado ficamos basicamente em casa, estivemos no  Funan, o shopping dos eletronicos, ficamos tentados a comprar uma TV nova, Uma TV LCD 42” por 1500 reais, mas acabamos não comprando pois e bastante dinheiro mesmo assim, acabamos somente comprando papel para imprimir fotos, finalmente terminei de fazer meu álbum da Alemanha as ultimas 200 fotos.

Fomos ao Suntec City onde almoçamos no Sábado em um Restaurante Tailandês com comida a vontade que estava uma delicia, depois vimos que a livraria Harris estava em promoção, compramos um livro de arqueologia com umas 200 paginas coloridas ou menos de 20 reais, mais alguns albums de fotos e um livrinho de drinks, a loja toda estava com pelo menos 20% de desconto chegando ate a 70%.

No sábado a noite tivemos um programa erudito, fomos assistir a Orquestra Sinfónica de Singapura na Sala de Concertos do Esplanade, super legal o local, com a gente foi a Fabi e a Ana, duas amigas Brasileiras que conheci no British Council, assistimos a condenação de Fausto de Goethe, opera escrita por Hector Berlioz, infelizmente em Francês, mesmo assim foi legal, mas saímos antes do final do segundo ato e fomos jantar na Brotzeit, pedimos salada, um Joelho de Porco (Apesar da Gripe Suína), Salada de Batata, Algumas Salsichas e cerveja, estava uma delicia, e ao Final a Ana não nos deixou pagar, dizendo que éramos seus convidados 😀

Esses dias estava lendo as noticias na Internet e uma sobre educação muçulmana me chamou atenção como ela funciona aqui em Singapura, quem tiver interessado ai vai o link da matéria do New York Times:

Bem mas o tema da atualidade aqui e a Gripe Suína ou melhor falando Influenza A, esse vírus H1N1 fora isolado de um porco na Década de 30 e por isso foi chamada de Gripe Suína. O aparecimento dessa gripe se deu sobretudo no México no final de Abril.

Segundo especialistas a contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Mas este e um vírus que nunca havia aparecido antes na população e trata-se, possivelmente, de um vírus mutante, com material genético das gripes humana, aviária e suína.

Aqui em Singapura virou uma verdadeira neurose nos últimos dias, uma vez que a região foi afetada pela SARS e a gripe Aviaria recentemente, primeiramente os scanners de temperatura no Aeroporto foi ligado para voos de países com casos confirmados, agora todos os passageiros desde que o alta da OMS foi elevado para 5 tem que passar pelo Scanner.

Agora antes das aulas os alunos tem que tirar a temperatura, em qualquer sinal de febre ele e mandado para casa, por exemplo no British Council  a leitura e feito por um termometro a laser, mas em outros locais como da escola Republic Polytechnic,  os alunos são punidos com uma multa de 5 dólares cingapurianos se deixaram de levar o termometro de casa e ainda são obrigados a colocar os dados na Internet para que a direção do centro possa acompanhar o estado de saúde dos alunos.

Se um estudante marca uma temperatura superior a 37,6 durante várias medições, é enviado ao médico. Além da obrigatoriedade de levar termómetro, várias outras escolas instalaram scanner de medição da temperatura em suas principais entradas e exibem vídeos explicando as precauções que as pessoas devem adotar para evitar o contágio da Influenza A

O que preocupa as autoridades internacionais em especial a Organização Mundial da Saúde  e que quando os vírus da influenza de diferentes espécies infectam simultaneamente o mesmo animal  (o suíno), podem reorganizar-se geneticamente e originar uma nova estirpe de vírus, tal como aconteceu atualmente com a emergência deste novo vírus circulante Influenza A/H1N1. A análise do vírus sugere que ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviária e humana. Especificamente esta combinação, não havia sido vista até agora em humanos ou em suínos, e a sua origem é ainda desconhecida. Mas, felizmente, a conclusão inicial é a de que o vírus se espalha mais facilmente entre os porcos, e o contágio de humano para humano não é tão comum e simples quanto o da gripe comum. E o numero de casos e mortalidade não e superior ao de uma gripe normal.

Neste momento (06.05.09 as 11 GMT) há 1490 casos confirmados de infecção em 21 países, dos quais 822 foram registados no México, com 29 mortes, e 403 nos Estados Unidos, com um caso fatal.

Países que apresentam casos de contaminação são Canadá (140); Espanha (57); Reino Unido (27); Alemanha (9); Nova Zelândia (6); Itália (5); França (4); Israel (4); Coreia do Sul (2); El Salvador (2); Áustria (1); Colômbia (1); Costa Rica (1); Dinamarca (1); Holanda (1); Hong-Kong (1); Irlanda (1); Portugal (1) e Suíça (1).

Em sua escala de risco de pandemia, criada em 2005, na qual o nível máximo é 6, a Organização Mundial da Saúde aumentou o nível de alerta, em relação à influenza A (H1N1), de 4 para 5, sendo este o maior nível já registrado, desde a criação da escala.

Segundo o site do Governo de Singapura no momento existem 7 cidadãos de Singapura em quarentena em Hong Kong, hospedes que estavam no mesmo hotel que o mexicano infectado estava, mas todos ate o momento sem sinal de terem contraído a gripe.

Em Singapura,existem hoje 2 casos suspeitos. Dos 29 casos investigados até o momento, 24 casos que apresentaram resultados negativos para Influenza A, 4 deles com resultado positivo para gripe A mas essas são cepas sazonais circulantes, e 1 caso está pendente de exames laboratoriais.

Mas como medida de prevenção o Governo aqui adotou medida de quarentena domiciliar (Home Quarantine Order) ate as 1700 horas, em 5 de Maio, um total de 8 HQOs  foram emitidos. Viajantes que entram Singapura com uma história de viagem ao México, ao longo dos últimos sete dias serão colocados em quarentena durante sete dias no momento em que entrarem em Singapura. Ate o momento 6 Singapurianos e 2 Estrangeiros Residentes Estrangeiros estão nessa situação.

  A Ordem Quarentena Domiciliar é emitido ao para doenças infecciosas para pessoas que estiveram nas área de risco ou em contato com pessoas suspeitas de terem contraído influenza A (H1N1-2009), com o objectivo de limitar a propagação da influenza A (H1N1) na comunidade. Ele pode ser emitido a qualquer pessoa que tenha um conhecido ou suspeito de c caso provável ou confirmado de influenza A (H1N1-2009), bem como as pessoas que chegaram em Singapura no prazo de 7 dias após ter afastado a partir do México. Viajantes que não possam ser colocados em quarentena em seus próprios lares, ou estão sem um lar residencial em Singapura, serão colocadas em quarentena alternativa, como chalés do governo.

  A pessoa tem que ficar em casa durante todo o período de quarentena, controlar sua temperatura, duas vezes por dia e check-up de sintomas de gripe. Eles devem minimizar o contato com outros membros da família e ter boas práticas de higiene pessoal.

Qualquer pessoa culpada de violar a HQO esta sujeita a uma multa máxima de $ 10.000, ou prisão de seis meses, ou em ambos. No caso de um segundo ou subsequentes delito, a pessoa será sujeita a uma multa máxima de $ 20.000, ou prisão de 12 meses, ou ambos.

Para viajantes que estão voltando de outras áreas com evidência de transmissão da comunidade de influenza A (H1N1-2009) (como os estados da Califórnia, Nova York e Texas, nos Estados Unidos, e da província de Nova Scotia, no Canadá), aconselha-os a ficar em casa durante sete dias em uma espécie de Quarentena Voluntária, acompanhar diariamente a sua temperatura e verificar-se para os sintomas da gripe. Devem abster-se de juntar massa encontros, por exemplo, ir ao cinema, shopping centers, supermercados, etc todos aqueles que desenvolvem doença respiratória com febre (temperatura> 38 º C) dentro de sete dias após seu retorno deve colocar em uma máscara cirúrgica e ligar para 993 para uma ambulância. Eles devem também divulgar suas histórias de viagens para os seus médicos.

Lembrando que não comunicar o governo sua doença e for comprovado que você infectou outras pessoas você paga multa e pode ser preso.

Nos por medida de segurança tentamos comprar mascaras cirúrgicas, mas nas 6 farmácias que estivemos em todas elas todo o estoque já havia sido vendido, a boa noticia e que aparentemente o vírus não e tão perigoso quanto se pensava, mas a própria diretora da OMS alertou que ele poderá voltar nos próximos meses com “espirito de vinganca”

Estamos indo final do mês para Indonésia para Jogjakarta visitar o Templo em Borodudur e o Monte Merapi, mas espero que ate la as coisas da Gripe Influenza não tenham piorado, em ultimo caso ficaremos em Singapura mesmo.

Por sinal varias promocoes de passagens aéreas estão aparecendo e não estão acabando tão rápido como normalmente acontece, o pessoal  esta com medo, pois vai que você volta e tem que ficar em quarentena. Vamos torcer para isso passar logo, mas ao mesmo tempo isso tem conseguido desviar o foco da crise.

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

1 Comment
  1. Jenny says

    Buáááá´… quero ficar de quarentena em Cingapura só pra ficar comendo moranguinho e tomando Terranova.. mó xikésa vissê!…
    Estou de brincadeira mas estou bem assustada com toda esta problemática da gripe suina. Oxalá! Logo isso acabe… beijosss

Leave A Reply

Your email address will not be published.