Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Mount Kinabalu – Ponto mais alto do Sudeste da Ásia

1

Em nosso segundo dia em Kota Kinabalu, pegamos um tour para ir ate o Mount Kinabalu, saímos do hotel as 08:00 da manha, antes de seguirmos viagem passamos em outro hotel para pegar outras pessoas, uma família de Kuala Lumpur com 3 Crianças pequenas entre 10 e 3 anos de idade.

Ao sair da cidade vimos uma enorme mesquita, já que a Malásia assim como Indonésia, são países de maioria muçulmana, inclusive a família que estava conosco era muçulmana, e super simpáticos na verdade, tanto que mandaram um email agradecendo pela viagem juntos, nunca pensei que isso pudesse acontecer.

mesquita de Kota Kinabalu

A estrada ate certo trecho era duplicada, e já podíamos avistar a montanha, no entanto algumas nuvens já estavam se formando, o que e muito parecido com os Canyons do Rio Grande do Sul, em que quando as nuvens aparecem dificilmente vão embora no dia.

 

vista-mount-kinabalu3

Começamos a subir uma serra, ali a estrada duplicada já não existia mais, e quando pegávamos um caminhão em nossa frente andávamos muito devagar, e a estrada quase não oferece pontos de ultrapassagem, mas o visual e muito bonito, na realidade lembra bastante nossa floresta atlântica na Serra do Mar, a medida que vamos chegando mais perto podemos ter uma verdadeira noção do tamanho.

subida-serra4

 Depois de quase uma hora de viagem paramos em um mirante a beira da estrada onde podemos tirar fotos do Mount Kinabalu, que cada vez ficava menos visível com as nuvens que estavam se formando ao seu redor, nesse mesmo local havia uma freirinha de artesanato local, com coisas interessantes, o estado de Sabah na Malásia e famoso pelo seu artesanato e as cestarias.

oscar-e-mauricio-mount-kinabalu

Compramos um picolé de milho verde que na Malásia se chama Potong e e uma delicia, preciso achar ele para comprar em Singapura, toda vez que vamos a Malásia como um monte, essa vez não foi diferente, seguimos viagem em Direcao a Poring HotSpring, pelo caminho podemos ver algumas cachoeiras enormes como temos na serra do mar.

Finalmente chegamos ao HotSpring, na verdade ali se encontra uma fonte de agua termal que nasce a 70C e e misturada com agua fria para banhos termais, muita gente depois de escalar o pico vai passar umas horas nesse HotSpring para se recompor.

La aproveitamos para fazer uma trilha que leva a uma trilha suspensa, que fica a cerca de 40 metros de altura entre as copas das árvores em uma extensão de 158 metros, foi bem legal fazer essa caminhada pela floresta de Borneo, uma das formacoes florestais com maior biodiversidade do planeta, mas devido o afluxo de turistas ver animais e quase impossível.

Voltamos para o centro de visitantes onde podemos ver uma exposição sobre diferentes espécies de bambus que ocorrem na região, seus diferentes usos, bem interessante, depois disso fomos ate no Rio que vem da montanha com águas sulfurosas, logo depois fomos almoçar, o almoço estava incluso no pacote do dia,  alem do tradicional arroz, havia frango e carne de gado.

Depois do almoço compramos mais alguns picoles de milho verde, compramos também outros 3 para dar as crianças que estavam com a gente no passeio, na mesma barraca tinham varias frutas diferentes, como Rambutan, Mangostin, abacaxi entre outros.

Seguimos para o centro de visitantes do Parque Nacional de Kinabalu, primeiro Património Mundial pela UNESCO da Malásia pelo seu papel como um dos mais importantes sítios de diversidade biológica do mundo, abrange uma área de 754 quilómetros quadrados em torno Monte Kinabalu, com seus 4.095,2 metros de altitude, é a mais alta montanha da ilha de Bornéu. O parque é um dos destinos turístico  mais populares em Sabah, bem como na Malásia.

O parque contém uma das maiores variedades de flora e da fauna do mundo que varia de 4 zonas climáticas; indo da rica floresta de dipterocarpaceas, às florestas de coníferas, ao prado alpino. A montanha é também conhecido pelas suas varias espécies de plantas carnívoras, principalmente, a Nepenthes Rajah e espécies endémicas de orquídeas. E não posso deixar de mencionar que lá também é o habitat natural da Rafflesia a maior Flor do Mundo. Que Infelizmente havia florido 10 dias antes da nossa chegada!! O Jeito foi tirar a foto da foto 

 

É também a casa de uma gama de espécies animais endêmicas, incluindo o Sanguessuga Vermelho gigante de Kinabalu e a minhoca gigante de Kinabalu. O parque também desempenha acolhimento para uma variedade de aves, insetos, mamíferos, anfíbios e répteis. Entre os insetos temos os maiores exemplares de Ordem Phasmida do Planeta, esses que conhecemos popularmente no Brasil como Bicho Pau, ou Bicho Folha.

O Mount Kinabalu é uma das mais jovens montanhas não-vulcânicas no mundo. Foi formada nos últimos 10 a 35 milhões de anos. A montanha continua a crescer a uma taxa de 5 milímetros por ano.

Este parque é administrado pelo Sabah Parks. E possui alguns tipos de acomodações em forma de chalés podem ser encontradas dentro do parque, principalmente em torno da sede. Reservas para o alojamento e alpinismo guias são processadas através Sutera Santuário Lodges. Qualquer pessoa que pretenda subir a montanha deve ser acompanhado de um guia qualificado. E geralmente e feita em 2 dias.

La tivemos a oportunidade de visitar o jardim Botânico do parque com diversos exemplares da flora local, entre eles a menor e a maior espécie de Nepenthes do mundo, alem de varias espécies de orquídeas. Por ser um ambiente bastante húmido, as espécies de Briofitas são muito abundantes e bem diferente das que estamos normalmente acostumados a ver.

Deixamos o parque por volta das 16:00 e chegamos ao hotel um pouco antes das 18:00, depois de tomar um banho, fomos jantar e decidimos experimentar uma sessão de reflexologia, por uma hora, Reflexologia e uma pratica que diz ajudar diferentes partes do corpo a partir de pontos específicos nos pés.

No dia seguinte, decidimos retornar as ilhas, a Van veio pegar a gente no hotel e nos levou ate a Marina, la alugamos dois snorkels, por sorte eles tinham snorkel com grau e por sorte o grau era muito parecido com o meu, o que foi muito legal, já que pude enxergar muito melhor em baixo dagua.

Seguimos com o Jetty ate a ilha de Sapi, onde fizemos snorkeling por mais de 2 horas, la podemos ver diferentes espécies de peixe, mas sem duvida a mais legal de todas foi ver o “NEMO” o peixe palhaço, e como a gente sempre esta acostumado a ver, eles estavam nadando entre as anemonas.

Uma outra espécie de peixe, sempre vinha tentar morder, quando tentava colocar o pé no chão, como se ele fosse um protetor dos corais do fundo do mar. Mas também vimos outras espécies de peixe, como peixe papagaio, peixe agulha entre outros, espécies que sempre vemos para vender em lojas de peixes ornamentais, mas aqui a gente estava nadando com eles, dentro de um aquário natural.

Depois fomos tomar uma ducha de agua doce, tiramos algumas fotos na ilha e seguimos para almoçar na Ilha de manukan, haviam falado da existência de um restaurante de frutos do mar, em estilo rodizio e que deveria custar uns 70 Ringits por pessoa, ao chegar la queria cobrar 125 por pessoa, isso que não existia um cardápio falando, isso e uma coisa ruim na Malásia, se você tem cara de turista eles adoram cobrar mais. Resolvemos não comer la como forma de protesto, depois disso fomos a um outro restaurante a la carte e o atendimento foi péssimo, deixamos o local antes de ser atendido, acabamos comprando duas pringles e dois refrigerantes e marcamos o nosso barco de volta para mais cedo.

Fomos para o trapiche, lembrei que tinha um pedaço de bolo na mochila, ai tive a ideia de alimentar os peixes, e foi muito legal, eles vinham comer na minha mão, logo depois nosso Jetty Boat Chegou e retornamos a Kota Kinabalu.

Ainda naquele dia ligamos para o Brasil usando Skype via PSP no Starbucks, ainda demos uma passada no Filipino Market, para ver se encontrávamos alguma coisa interessante para comprar, mas não achamos nada de mais, depois ainda passamos no Mercado de Peixes mais uma vez, desta vez eles estavam vendendo um polvo enorme e algumas miniarraias, ainda fizemos mais uma sessão de Reflexologia e voltamos para o hotel.

No dia seguinte, fomos tomar café da manha no Mc Donalds, retornamos ao hotel, fizemos nosso Checkout e pegamos o táxi para o Aeroporto, Fizemos nosso Checkinn , passamos pela imigração, e depois de 2 horas de viagem estávamos em Singapura, fomos os primeiros a deixar o avião, ao passar pela alfandega fomos parados, por sorte não quiseram ficar com nossos Dvd’s piratas, pegamos o Ónibus ate o Terminal 1 do Aeroporto para pegar o Metro para voltar para casa, na hora de passar na catraca meu cartão não funcionou e acabamos perdendo o metro, que  raiva. Chegamos em casa e arrumamos as coisas da viagem.

A boa noticia depois que voltamos que o nosso bónus anual saiu, não tão bom como poderia ser, mas em função da crise financeira internacional, ate poderíamos ficar sem, nesse sábado fizemos um jantar no Skyterrace, na verdade os Brasileiros que vinham acabaram não vindo, mas mesmo assim estava bem gostoso, fizemos camarão, Salmão com Soufle de Couve-Flor.

Depois disso ainda jogamos um pouco de Nintendo Wii no nosso projetor, foi super divertido, embora se tivesse vindo mais gente poderia ser ainda mais, tivemos a oportunidade de conhecer o namorado da Rafidah, que tem um resort nas Maldivas, quem sabe uma hora dessas não vamos para la, e quem sabe ainda ganhamos um desconto.

Essa semana dia 01 de Abril, não e mentira não, estamos indo para Bali na Indonésia para ficar 4 dias.

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

 

Clique na Logo =>

 

Siga o MauOscar.com também no:

 

 

1 Comment
  1. Jenny says

    Adorei… beijosss

Leave A Reply

Your email address will not be published.