Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Kota Kinabalu – Entre Mar e Montanhas em Borneo

0

No dia 11 de Marco foi o aniversario de 50 anos da minha mãe, infelizmente não pude passar essa data tão especial com ela, afinal de contas estamos em lados opostos do globo, mesmo assim quando estivemos no Brasil, demos o presente, um colar de pérolas, que compramos na Thailandia, para a data não passar em branco, mandamos também um cartão de aniversario, com um desenho de um gato que lembra bastante o gatoscar, que eu pintei quando tinha uns 10 anos de idade.

No dia 14 de Marco, estivemos na IT Show no SunTec City, essa sem duvida foi a maior feira de eletronicos que já estivemos antes, e obviamente compramos algumas coisas, vários jogos para o Vídeo Game, uma camera digital da Sony pequena, para carregar no bolso e um projetor Multimidia, agora temos um verdadeiro cinema em casa, muito legal para assistir filmes e jogar Vídeo game.

A noite tivemos uma festa no apartamento da Sophie, a IM que substituiu a Hiba aqui em Singapura, ela e de Luxemburgo, na festa tudo mundo deveria estar usando alguma coisa cor de rosa, a festa estava divertida, mas voltamos relativamente cedo para casa.Eu e a Sophie

Dia 18 encontramos o David e o Andy, aqui em Singapura, o David e IM como o Mau, e eles estavam morando em Manila nas Philipinas, mas em duas semanas estão se mudando para Londres, o David ira cuidar dos treinamentos em Bricket Wood, encontramos eles na sorveteria do Raffles Hotel e depois fomos tomar uma cerveja na Brotzeit no RafflesCity.

Oscar, Mauricio, David e Andy

Conversamos bastante, mas uma das historias, uma das muitas das vidas dos IM’s eu vou ter que compartilhar, estávamos falando das viagens legais que fizemos aqui pela Ásia, o David por sinal morou quase 4 anos em Singapura, ate que chegamos na pior viagem, e em nosso caso não podemos deixar de mencionar nossa viagem a Genting Highlands na Malásia, então o David contou que uma vez foi la com uns amigos, e ele assim como a gente detestou o lugar, mas ele estava com os amigos e ainda na condição de VIP, foi e voltou de helicóptero de Kuala Lumpur, etc.. Mas então, ele estava entediado naquele lugar, que a única coisa que você pode fazer e jogar, apesar de ser em uma região montanhosa, teoricamente otima para caminhadas na floresta, ele não quis arriscar pois e relativamente comum casos de ocidentais desaparecerem nessas caminhadas, seja por assassinato, ou ate mesmo ataques de tigres, que ainda existem naquela região.

Então ele estava com fome e resolveu ligar no serviço de quarto e pedir um chocolate, algum tempo depois toca a campanhinha ao atender uma mulher, diz ola sou chocolate, ou seja esse era o código secreto para contratar uma prostituta, logo depois que ele falou que não era isso que ele queria ele novamente ligou ao serviço de quarto e disse que não queria “esse tipo” de chocolate, queria “candy”, o  doce, em inglês. Para a surpresa dele algum tempo depois tocam a campanhinha e aparece um “garoto de programa”, imagine só a cena, falando hello I’m candy……

Bem só mesmo em  Genting para isso acontecer, ainda bem que acabamos nem dormindo la, chegamos super cedo pelas 05:30 e desistimos de ficar la e pegamos o primeiro ónibus de volta para Singapura depois do almoço.

Voltamos para casa por volta da meia noite, assim que chegamos fomos dormir, colocamos o despertador para as 06:00, já que ainda teríamos que arrumar nossas malas antes de irmos para o aeroporto, já que estávamos indo ficar 3 dias em Kota Kinabalu na ilha de Borneo na Malásia Insular.

Acordamos cedo, arrumamos nossas malas, tivemos que passar no caixa eletronico, pois ontem ao pagar a conta no Brotzeit o cartão não passou, pegamos o Metro para o Aeroporto, essa foi a segunda vez que estávamos viajando de Tiger Airways, ou seja sairíamos do Budget Terminal, estávamos um pouco em cima da hora, mas ainda sim tudo deu certo.

aviao-tiger-airways

Embarcamos, por sorte não havia ninguém no nosso lado, já que esses aviões baratos são muito apertados e cerca de 2 horas de voo  estávamos chegando em Kota Kinabalu, capital do estado de Sabah na ilha de Borneo na Malásia, o avião era um Airbus A320, o mesmo modelo operado pela TAM no Brasil.

borneo

Ao chegarmos no aeroporto, fomos um dos primeiros a sair, já que só levamos bagagens de mao, pegamos um táxi (20 RM) ate nosso hotel. Fizemos nosso checkinn e fomos conferir as opcoes de passeios, acabamos optando pelo passeio pelas ilhas para o primeiro dia e para o segundo pela montanha.

Fomos almoçar bem rápido num shoppping perto do hotel, acabamos indo na Pizza Hut que e muito bom e barato na Malásia, tivemos que correr para pegar a Van que nos levaria ate a marina de onde iríamos pegar o Speedy Boat ate a ilha de Sapi.

pizza-hut

Ao chegarmos na marina já podíamos ver a cor do mar que nos aguardava, pegamos o barco e em 15 minutos estávamos fazendo a primeira parada na ilha de Manukan, onde algumas pessoas desembarcaram, seguimos por mais uns 5-10 minutos ate a ilha de Sapi.

sapi

La sim o mar tinha uma cor bonita e a agua era super transparente, a gente conseguia enxergar o fundo e os peixes e os tons de azul e verde da agua eram indescritíveis, essa área e atualmente uma área protegida, Tunku Abdul Rahman National Park.

sapi-island-ii - Speed Boat

As ilhas são formacoes de arenito e rochas sedimentares, são parte da Faixa Crocker formação rochosa da costa ocidental de Sabah. Essas ilhas provavelmente apareceram no final da Era Glacial a cerca de um milhão de anos atrás,  e graças as alterações do nível do mar ocorridas, resultaram em porções do continente (Ilha de Borneo) sendo cortado pelo mar, formando as ilhas hoje. Existem nas ilhas afloramentos areniticos na maior parte destas ilhas formando falésias, grutas com grandes profundidades ao longo da costa.

sapi-island

A ilha de Sapi e uma das 5 ilhas que formam esse parque nacional, ela se estende por 10 hectares, e apresenta uma das praias mais bonitas do parque e e uma das mais populares com os turistas para mergulho e snorkel. A infra-estrutura é desenvolvido com instalações turísticas que inclui um cais, abrigos piquenique, churrasqueira, mesas, vestiários e banheiros.

oscar-e-mau

Assim que chegamos teríamos que pagar uma taxa de visitação, mas a gente pensava que já estava incluso no pacote, acabamos enrolando a mulher e entramos sem pagar, na entrado ainda alugamos um Snorkel e fomos mergulhar, o tempo já estava ficando ruim, mas mesmo assim tivemos uma otima visibilidade e podíamos enxergar vários tipos de peixe, infelizmente eu não conseguia enxergar muito bem por causa da minha miopia.

O tempo ficou bem fechado, como já estava relativamente tarde, pegamos o ultimo Jetty de volta a Kota Kinabalu, de la a Van nos levou ate o hotel, onde tomamos um bom banho, depois disso fomos caminhando em direcao ao mercado dos peixes. Apesar do mau-cheiro, esse foi um dos mercados de pescados mais interessante que já visitamos, alguns peixes que nunca tínhamos visto antes, interessante mesmo foi ver os atuns in natura, alem disso tinha barbatana de tubarão, arraia, lula, polvo e outras criaturas marinhas. Alem disso junto ao mercado dos peixes havia uma grande variedade de barracas de comida, vendendo de tudo um pouco, uma coisa que chamou atenção em particular, era o churrasquinho de peixe.

O sol já estava se pondo, do trapiche tiramos varias fotos, mesmo o sol estando se pondo era difícil olhar diretamente para ele, quando você olhava e depois olhava para outro lugar o sol parecia que tinha mudado de lugar, as cores do céu mudavam minuto a minuto, ate que o Sol finalmente desapareceu, dando lugar a noite.

por-do-sol-i2

Fomos então Jantar, decidimos ir a um restaurante de frutos do mar ao lado do hotel em que estávamos hospedados, nesse restaurante você escolhe os animais vivos e eles preparam tudo na hora para você, nunca havia ido a um restaurante com tal estrutura, eram diversos aquários com os mais diferentes tipos de frutos do mar, possíveis e imagináveis, ate criaturas que nunca havia visto antes, e que acho que jamais comeria elas, inclusive algumas serpentes marinhas.

As lagostas eram simplesmente gigantes, tinha alguns exemplares com mais de 5 quilos, na verdade os frutos do mar aqui parecem maior que os nossos no Brasil, apesar de ficar com certo “peso” na consciência em escolher o animal vivo, foi uma esperiencia muito diferente, acabamos por escolher 2 camarões tigre, sem duvida os maiores camarões que já vi na vida, na hora que escolhemos o primeiro e o funcionário pegou ele na mão ele escorregou e caiu no chão, o camarão dava pulos de mais de 1 metro de altura, para ter uma ideia do tamanho, acabamos escolhendo 2.

Para acompanhar escolhemos um peixe, estávamos pegando um peixe avermelhado, quando eu vi que eles também tinham linguado, fácil de reconhecer ele por ter os dois olhos do mesmo lado.

Pedimos para eles prepararem cada um dos camarões, que pareciam lagostins de um jeito diferente e o peixe foi frito em menos de 15 minutos estávamos jantando, os bichos que tínhamos acabado de escolher, e tudo estava uma delicia, inclusive quando o camarão chegou ele estava cortado ao meio, por um instante pensamos que eles haviam preparado os dois juntos.

linguado-cru linguado-pronto

camarao-tigre

 

Comemos super bem, voltamos ao hotel e fomos dormir, no dia seguinte iríamos ao Monte Kinabalu, a maior montanha do Sudeste da Ásia.

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

 

 Clique na Logo =>

 

 

 

Siga o MauOscar.com também no:

 

 

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.