Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Carnaval de Cingapura – Chingay Parade 2009

0

Sexta-feira dia 30/01  estava arrumando a casa e de repente vejo que um passarinho do bico amarelo pousado na nossa sacada e ali ficou por alguns minutos, tive tempo de pegar a maquina digital e tirar algumas fotos sem que ele fosse embora.

No Sábado dia 31 de Janeiro, acordamos e decidimos pegar um táxi e ir próximo aos Gardens Centers próximos ao Mac Ritchie Reservoir, para comprarmos algumas plantas para nossa casa. Acabamos comprando 3 orquídeas e ainda um maço com 2 dúzias de rosas por 2 SGD.

Uma das coisas que me chamou muito atenção nos gardens foram as mini-tangerinas para celebrar o Ano Novo chines, e como ele já passou essas plantas se encontravam com desconto variando entre 30-50%, alem disso bem legal entrar nas câmaras frias onde são armazenadas as flores de corte, por um momento parecia que estávamos em Holambra. Por falar em Holambra, em um dos gardens estavam sendo vendidos vasos com Tulipas vermelhas, vindas da Holanda, mas por conta do calor estavam definhando.

Anteriormente próximo ao East Coast já havia visto algumas mudas de Boungavillea com flores coloridas a venda em um garden la próximo ao Marina ParkwayParade, mas nesse local eram mudas ainda maiores e muito floridas e então pude verificar como eles conseguem este efeito, de fato a planta e enxertada com diferentes cores, que quando florescem, exibem um colorido muito exuberante, Realmente Singapura e uma cidade Jardim. 

Na parte da tarde fomos ver como funciona o treino de Dragon Boat no Kallang River, estamos precisando fazer uma atividade física periódica aqui em Singapura e pelo que tenho visto essa e uma atividade interessante, estive pesquisando na Internet e achei algumas equipes, entre elas a equipe alemã de Dragon Boat, que me interessou bastante.

Bem para quem não sabe o Dragon Boat e atualmente um esporte profundamente ligado as tradições milenares chinesas, e originalmente era um festival o qual se celebrava no 5º dia do 5º mês do calendário chinês, que corresponde sensivelmente a Junho.

Na sua origem está a celebração da morte de um grande poeta e diplomata: Wât-Yun, que viveu no período dos Sete Reinos Combatentes (475-221a.c.). Depois de ter apoiado uma deslocação do imperador a um reino vizinho, enquanto conselheiro real, que foi mal sucedida, Wât-Yun retirou-se para a sua terra natal, onde se suicidou atirando-se ao rio Mek Lo.

Quando os barcos que o iam resgatar se aproximavam do corpo, os remadores atiraram bolinhos de arroz – tchong – para saciar os monstros marinhos, ao mesmo tempo que batiam com os remos para os afugentar.

O Dragon Boat simboliza o dragão que representa a virilidade, o vigor, a fertilidade; é um ser benéfico, atualmente alem de uma festividade e considerado um esporte que tem ganho cada vez mais adeptos, principalmente nos países com forte influencia chinesa como Singapura, e como se fosse uma modalidade de remo, sincronizado com cerca de 20 pessoas por barco.

Chegamos ao Kallang River Park, e acabamos não encontrando o time alemão, apenas alguns times locais como o da universidade NUS, acabamos chegando cedo de mais, mesmo assim podemos ver um pouco do pessoal da equipe local treinar e gostamos do que vimos e estamos bem animados em praticar.

Fomos então ao Suntec City, onde acabamos comendo alguma coisa. A noite fomos assistir ao Chingay, a maior parada de Rua do Sudeste da Ásia, e apesar de ter gay no nome não tem nada a ver com isso. E uma parada onde desfilam grupos das diferentes nacionalidades em Singapura, ate um dos grupos era formado por Brasileiros com uma mini-escola de Samba.

O Chingay deste ano usou cerca de metade do circuito usado pela Formula 1 em Setembro do Ano passado, passando ao lado do Suntec City e em frente ao City Hall, alguns grupos tinham fantasias muito interessantes, ate com pequenos carros alegóricos, mas muito aquem do Carnaval do Brasil. O único carro que realmente chamou atenção foi o ultimo imitando uma grande centopeia.

Tiramos algumas fotos e fomos em direcao ao Clark Quay, ganhamos durante a apresentação dois leques da toshiba, e acabamos indo embora para casa a pé, margeando o Singapore River, numa caminhada muito legal que leva desde a foz do Rio na Marina Bay, passando pelo Boat Quay, Clark Quay, River Valley ate chegar próximo ao Great World City.

No domingo resolvemos ir almoçar pela primeira vez no Boat Quay desde que moramos em Singapura, comemos um Fried Rice, alguns Rolinhos Primaveras e Camarão, tudo estava gostoso, só a hora de pagar um tanto indigesta e ainda com valores errados.

Caminhamos ate o Clark Quay de onde pegamos um Táxi para voltar para casa, por sinal temos algumas viagens já programadas para esse ano: Cambodia em Fevereiro, Bali em Marco, Vietnam em Abril e Thailandia em Julho e Agosto.

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. […]  Carnaval de Cingapura – Chingay Parade […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.