Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

MacRitchie Reservoir

0

No Domingo dia 19 de Outubro, eu o Mau e a Hiba resolvemos ir caminhar e fazer arvorismo no MacRitchie Reservoir, de manha preparamos o café da manha e a Hiba, que mora no oitavo andar desceu para tomar café conosco, logo depois pegamos o táxi, ainda passamos um pouco de raiva pois no outro sentido da rua em que não tínhamos visibilidade estava vindo uma Mercedes.

Algum tempo depois chegamos ao local, antes ainda passamos por um local com diversos gardens centers, que quando voltar do Brasil certamente quero ir visitar.

Estava bem quente como de praxe em Singapura, o local era muito bonito com uma represa enorme que o pessoal geralmente usa para remo especialmente uma modalidade que eles chamam aqui de Dragon Boat, fomos caminhando contornando o lago quando finalmente chegamos na trilha, para nossa surpresa o arvorismo “HSBC Tree Top Walk” ficava a mais de cinco quilómetros trilha a dentro, mesmo assim decidimos encarar.

Quanto mais caminhávamos mais suados ficávamos, se não bastasse o calor a humidade excessiva faz a caminhada ainda mais fatigante, mesmo assim estavamos gostando, mas ate poderia ter levado os bastões de caminhada nórdica. Nossa sorte for ter levado duas garrafas de agua.

Pelo caminho podemos observar a vegetação, com predomínio de Moraceas, Anarcardiaceas e Dipterocarpaceas, podíamos ver também nos troncos caídos diferentes tipos de fungos, em um determinado ponto encontramos uma espécie de lagartinho que tinha uma pele super brilhante quando exposta ao sol. Uma hora tocou o celular da Hiba, era uma amiga dela que havia acabado de chegar no nosso prédio, e ela tinha combinado de fazer uns biscoitos, mas a Hiba entendeu que ela chegaria somente depois das 15:30, mas de fato ela só poderia ficar ate esse horário. Mas elas então combinaram de fazer outro dia, e continuamos nossa caminhada.

Estávamos super suados, quando chegamos a parte final para subir na trilha suspensa pela copa das árvores, ainda tivemos um super morro para subir, muito pior do que o Leonie Hill em que moramos e todo dia temos que subir.

A trilha suspensa tem um comprimento de cerca de 250 metros de extensão, e sua construcao começou em Agosto de 2002 e demorou 2 anos para ficar pronta, em quatro fases principais, estabilização do terreno e fundação, construção das torres, içamento dos cabos e finalmente construção dos decks. Este projeto foi executado pelo National Parks de Singapura e financiado pelo HSBC.

Este tipo de trilha suspensa na copas das árvores foi desenvolvida para cientistas estudarem ecossistemas florestais, e atualmente e utilizada também em programas de educação ambiental, esta em Singapura e considerada uma das maiores do mundo aberta a visitantes em geral, e o melhor de tudo e gratuita, embora o acesso seja um pouco dificil e cansativo o esforço vale bastante a pena.

E bastante interessante se observar o ecossistema por uma perspectiva diferente, antes por baixo das copas e agora por cima delas ou por dentro delas, esta trilha leva de um lado ao outro por cima de um pequeno vale e em determinado ponto estamos a mais de 60 metros do chão.

Quando acabamos de atravessa-la ainda temos mais escadas, pouca coisa subindo, porem a maior parte descendo, e para quem tem os pés grandes os degraus são muito pequenos, mas o bom disso tudo que evita o pisoteio do solo florestal e evitando consequentemente a erosão.

Depois disso boa parte da trilha se da em cima de decks, tecnicamente falando o melhor tipo de trilha, porem o mais caro consequentemente. No meio da trilha vimos mais um lagartinho, e voltamos ao Ranger Station o mesmo local que passamos antes de começar a subida final do morro para a trilha suspensa, estavamos super cansados, principalmente por causa do calor, pegamos a trilha e seguimos em direcao a saída.

Pelo caminho encontramos um Macaco de porte médio, bastante arisco, uma centopeia enorme, e também algumas flores da família melastomatacea, a mesma do Jacatirao.

Na Fase final da trilha andamos por um campo aberto com o sol diretamente sobre nos, quase morremos de calor, depois estavamos ao lado de uma rua que da acesso a um clube, vimos um táxi vindo sai correndo e conseguimos pega-lo, para nossa felicidade. Estávamos pingando de suor, entrar naquele táxi com ar condicionado era tudo o que mais queríamos.

Assim que chegamos em casa estavamos mortos de fome, queríamos ir a churrascaria brasileira, próxima ao trabalho do mau, mas eles não sabem fazer dinheiro, sempre fecham aos domingos, em seguida começou a cair uma super chuva, ainda bem que não estavamos na trilha, resolvemos pedir algo para comer em casa mesmo, e por conta da chuva chegou quase 2 horas depois do pedido.

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

 

No Comments
  1. […] e o MacRitchie Reservoir , entre outros. […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.