Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Chinatown de Cingapura

0

Dia 05 de Maio resolvi conhecer Chinatown o bairro de influencia chinesa de Singapura, cerca de 70% da população de Singapura e descendente de chineses, mas neste bairro localizado no distrito de Outram se localiza Chinatown de Singapura.

Esta clara divisão em Singapura entre Chinatown e Little India e resultado do Plano de Sir Thomas Raffles para a cidade de Singapura, que dividia as etnias que aqui viviam em diferentes regiões da cidade, principalmente os novos imigrantes que aqui chegavam. Esta divisão permanece ate hoje clara na cidade. Claro que não mais na rigidez que era no século passado.

Começo meu tour por Chinatown no MRT station Clark Quay e vou andando pela South Bridge Road em direcao ao maior templo budista de Singapura (Buddha Tooth Relic Temple and Museum), pelo caminho e notória a arquitetura que combina diferentes elementos da arquitetura barroca e vitoriana, com alguns elementos portugueses trazidos por imigrantes vindos de Macau (Ex-Colonia Portuguesa). Por onde se anda e perceptível a influencia chinesa na área, pela lingua falada, os principais dialetos falados são o Cantones, Teochew, Hokkien e Hainanes.

Atualmente Chinatown em Singapura e um paraíso para compra de coisas baratas importadas da china, mas e bastante interessante prestar atenção aos seus elementos históricos e principalmente a sua arquitetura. Na pagodda street se encontra diversas lojas de artesanato e produtos típicos chineses , ali perto na na Smith Street e Trengganu Street a noite e o point da gastronomia.

Mas sem duvida o melhor de uma visita a Chinatown e a visita aos templos, na South Bridge Road tem o templo hindu mais antigo de Singapura (Sri Mariamman Temple) construído em 1827, dedicada a deusa mãe da religião Hindu.  Na sua fachada no exterior tem-se que admirar as estátuas das divindades hindus.

O Templo Budista o templo da relíquia do dente de buddha, e dedicado ao Buddha Maitreya contem uma estátua de 420 Kg de puro ouro decorado com 201 rubis e cercado por outros 35 buddhas. Super interessante, dentro de alguns dias será o Vesak Day, dia de buddha, o templo já esta com decoração especial para a data. Principalmente com umas lanternas do lado de fora com mensagens escritas em chinês.

E Incrível ver a quantidade de dinheiro que as pessoas doam ao templo, principalmente se pensar que elas doam moedas para cada figurinha de buddha dentro do templo, deve ter algumas centenas deles.

O cheiro de incenso também e bastante forte, e uma atmosfera bastante zen, com umas musicas entoadas pelos monges. Uma coisa que achei bem interessante que que a maioria dos Buddhas esta sentado dentro de flor de lotus, esta flor e considerada sagrada para o Hinduísmo e Budismo.

Termino a visita a Chinatown depois de diversas fotos, caminhando de volta em direcao ao Clark Quay, passei pelo Ann Siang Hill, bem interessante, ainda passei por mais uns dois outros templos menores, um deles com uns incenso em forma de espiral pendurados do lado de fora do templo.

Voltei para casa, o mau voltou tarde do trabalho, no proximo final de semana a gente se muda para o outro apartamento na Leonie Hill, proximo a Orchad Road.

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

No Comments
  1. […] Chinatown o bairro de influência chinesa de Cingapura, cerca de 70% da população de Cingapura é descendente de chineses, um paraíso para compra de coisas baratas importadas da china, mais interessante ainda é prestar atenção aos seus elementos históricos e principalmente a sua arquitetura e seus Templos. Na pagoda street encontram-se diversas lojas de artesanato e produtos típicos chineses, ali perto na Smith Street e Trengganu Street a noite é o point da gastronomia. No início do ano na véspera do Ano Novo Chines o lugar fica ainda mais interessante. […]

  2. Isa says

    Gostava de saber se em Singapura se vendem malas de marca fake? Tem disso no chinatonw?

    1. Oscar Risch - MauOscar Blog de Viagens says

      Não… Singapura é bem restritiva em relação a produtos falsificados.. Eles existem mas não é algo muito fácil de encontrar não

Leave A Reply

Your email address will not be published.