Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

Castelo Neuschwanstein – O Cartão Postal que é a cara da Alemanha

6

Continuando nossa viagem pela Bavária, depois que deixamos Oberammergau, chegamos por volta das 13:20 em Hohenschwangau. Vilarejo onde se localiza o mais famoso castelo da Alemanha. O castelo Neuschwanstein, que foi construído no século XIX durante o reinado de Ludwig II da Baviera.

Audi A3 pela Alemanha

Este magnífico castelo encontra-se à cerca de 5 kilômetros de Füssen. Destino onde a maioria das pessoas que visitam o castelo vindas de trem chegam. Desta vez como estavamos de carro, seguimos direto até Hohenschwangau. Infelizmente estava chovendo, mas estávamos preparados com guarda chuvas. Estacionamos nosso carro num dos estacionamentos do castelo e iniciamos a subida de cerca de 20 minutos até o castelo.

Castelo Neuschwanstein em Hohenschwangau

Antes disso ainda, aproveitamos para ligar para o Brasil para falar com nossas famílias. Compramos nosso ingresso para o tour pelo castelo dali 1 hora. Optamos apesar da chuvinha fina em seguir à pé mesmo.

Hotel do Castelo

Pelo caminho vimos várias árvores, muitas delas começando a querer brotar. Diversas cachoeiras sazonais formadas pelas chuvas dos últimos dias que caira na região nos dias anteriores associadas ao degelo da neve do inverno nas porções mais altas do terreno.

Cachoeira as margens do acesso ao castelo

Apesar de esta ter sido minha 4ª vez no castelo não deixo de me surpreender com este lugar tão mágico e especial. Mas com sol, o passeio teria sido certamente ainda mais especial. Apesar do tempo ruim esta visita foi especial pois era a primeira vez que o Mau conhecia o lugar e a Alemanha.

MauOscar no Neuschwanstein na Bavária

Visitar o Neuschwanstein em diferentes estações do ano é algo surpreendente, as vezes chega a ser dificil acreditar que estamos diante do mesmo local. A primeira delas foi durante o inverno em Janeiro de 2005 durante o Winterkurs em Leipzig, depois cheguei a voltar ao local outras duas vezes quando morava em Freiburg.

Castelo Neuschwanstein

  O Schloss Neuschwanstein, cuja tradução é Castelo “novo cisne de pedra” é um dos maiores castelos da Europa e foi construído na segunda metade do século XIX, por ordem do rei Ludwig II da Baviera.

Início Primavera em Neuschwanstein

Foi construído perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera, à poucos quilómetros da fronteira com a Áustria. O castelo foi inspirado na obra do grande compositor Richard Wagner. Com quem o rei mantinha uma grande amizade e admiração.

Oscar no Neuschwantein na Bavária

A arquitetura do castelo já é um espetáculo por si só. Se isso só não bastasse, o local escolhido para sua construção é uma das paisagens daquelas de tirar o fôlego que parece ter literalmente ter saído de um conto de fadas. De toda forma o castelo e a paisagem podem até não ter saído de um conto de fadas. Mesmo assim, o local serviu de inspiração para Walt Disney desenhar o “castelo da Cinderela”, e é hoje símbolo dos estúdios da Disney e um dos ícones do Magic Kingdom em Orlando.

MauOscar na Alemanha

Apesar de não ser permitido fotografar em seu interior, o castelo é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e um dos destinos turísticos mais populares da Europa. Tanto que todo e qualquer calendário da Alemanha tem quase que invariavelmente uma foto do castelo. Não é por acaso que muitos o chamam de o “cartão postal” da Alemanha.

Mau no Neuschwanstein o “cartão”postal da Alemanha

O curioso nome Neuschwanstein que significa “novo cisne de pedra”, faz uma referência ao “cavaleiro do Cisne” da ópera de Lohengrin, composta por Richard Wagner. A concepção do castelo foi esboçada pelo próprio Ludwig II da Baviera numa carta enviada à Richard Wagner, datada de 31 de Maio de 1868 a qual dizia:

Vista para os Alpes prejudicada pelo Mau Tempo

“É minha intenção reconstruir um castelo na ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do Desfiladeiro de Pollat, resgatando o verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (…) A localização é a mais bela que alguém pode encontrar, inacessível, sagrada. Um templo digno para o amigo que trouxe a salvação e a verdadeira benção ao mundo.”

Paisagem para o Allgäu

A pedra fundamental do edifício foi colocada no dia 5 de Setembro de 1869. O desenho do Neuschwanstein ficou à cargo de Christian Jank, um cenógrafo teatral, em vez de um arquitecto. O que reflete as intenções de Ludwig II em construir este castelo, e que também explica grande parte da fantástica aparência do castelo e sua interação com a paisagem.

Marienbrücke vista à partir do astelo 

O projeto por sua vez, vital para um edifício deste porte construído num lugar tão periclitante, foi providenciada pelo arquiteto da corte de Munique, Eduard Riedel, e mais tarde por Georg Dollman e Leo von Klenze.

Oscar e Castelo Hohenschwangau ao fundo

Iniciamos nossa visita ao interior do castelo, vimos o conjunto de salas no interior do Palácio entre eles o salão do trono (que não tem trono) seguida pelos aposentos de Ludwig II, o Hall dos Cantores e a pitoresca gruta artificial construída no meio do castelo

Castelo Neuschwantein em Janeiro 2006

Além de um interior extremamente rico em detalhes, grande parte deles prestam homenagem às lendas e óperas alemãs entre elas Lohengrin. Do castelo além da magnífica vista para os Alpes de um lado e do Allgäu do outro, podemos avistar o Schloss Hohenschwangau, onde Ludwig II passou grande parte da sua juventude, que apesar de não ser tão famoso como o Neuschwanstein também vale uma visitinha.

Vista do Castelo para os Alpes no Inverno de 2006

Apesar do seu aspecto medieval, o Schloss Neuschwanstein é um castelo relativamente novo e que utilizou a mais moderna tecnologia construtiva da época. Entre outras coisas incorporou o vapor, a eletrecidade em seus sistemas de ventilação e aquecimento em toda a sua estrutura. O castelo estende-se por cerca de mais de 6.000 metros quadrados dispostos em quatro andares e numerosas torres, com uma altura que pode atingir até os 80 metros.

Castelo que inspirou Walt Disney

O Schloss Neuschwanstein estava próximo de sua conclusão quando, em 1886, o Rei foi declarado insano. Alguns dias depois no dia 13 de Junho de 1886, foi encontrado afogado nas águas do Lago Starnberger, juntamente com von Gudden, o psiquiatra que o certificou como louco. Até hoje as circunstâncias exatas de sua morte permanecem inexplicadas.

Castelo que parece ter saído de um conto de fadas na Alemanha

Atualmente o castelo é propriedade do estado da Baviera, e é administrado pela divisão de Administração dos Palácios, Jardins e Lagos do Estado da Baviera. E esta aberto a visitação pública desde 1886, o Schloss Neuschwanstein recebe em média de 1,5 milhões de visitantes po ano. Durante o Verão, época mais concorrida do ano para se visitar o castelo são mais de 6.000 visitantes diários que lotam o lugar. Anualmente com suas receitas mais de 12 milhões de euros são empregados para a sua conservação e melhoramento dos serviços aos visitantes, mesmo que isso represente uma pequena fração da receita que o Schloss Neuschwanstein gera.

Vista do Castelo Neuschwanstein da Marienbrücke em Outubro 2005

Terminada nossa visita no interior do castelo, fomos caminhando até a vizinha Marienbrücke (Ponte de Maria) sobre o desfiladeiro Pöllat, assim chamada em homenagem a Maria da Prússia. Esta ponte oferece uma vista estupenda da fachada do castelo Neuschwanstein, e mesmo debaixo de chuva mesmo, tiramos algumas fotos.

Castelo de Hohenschwangau no Inverno

Infelizmente o tempo realmente não estava disposto a colaborar conosco, esta vez foi a vez com o pior tempo que peguei em Hohenschwangau. Quando o tempo esta bom vale á pena fazer uma das trilhas que sobe em direção aos alpes de onde se pode fotografar o castelo em angulos interessantes. Dentre as 4 vezes que estive visitando o Neuschwanstein, a melhor de todas foi quando estive lá em Outubro de 2005 na metade do outono, o céu estava azul sem uma única nuvem no céu.

Ângulo inusitado do castelo de Neuschwanstein 

Infelizmente as folhas já tinham passado um pouco do ápice de sua troca de cor. Mas se conseguir planejar com antecedência as melhores semanas para ver este espetáculo são as 2 ultimas semanas de Setembro e a primeira semana de Outubro. Em outras palavras bem na época da Oktoberfest de Munique. A título de curiosidade, está previsto em 2012 que o Schloss Neuschwanstein apareça nas moedas comemorativas de 2€ da Série dos Estados Federados representando a Alemanha. Além disso em 2007, o castelo foi finalista na seleção das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Castelo Hohenschwangau

Por volta das quatro horas da tarde saímos de Füssen em direção à Spaichingen, onde mora o meu primo de 2 grau e sua família. Para chegarmos lá foram mais cerca de 3 horas e meia de viagem e parte dela através da Estrada Alpina Alemã.

MauOscar na Estrada Alpina Alemã

Ainda perto de Fussen paramos em um lago super bonito, onde tiramos algumas fotos, e seguimos ao lado dos Alpes até Lindau, uma cidade super bonitinha às margens do lago de Constança, para variar choveu boa parte dos mais de 150 Kilometros de viagem, até que finalmente chegamos em Lindau.

Centrinho de Lindau

Uma cidade-ilha as margens do Bodensee, é a única cidade do estado da Bavária que chega ao lago de Constança que faz fronteira com o estado alemão de Baden-Wurttemberg na porção setentrional e com Áustria e Suiça na porção meridional.

Farol de Lindau

Entramos rapidamente na cidade, demos uma volta pelo centro histórico infelizmente como o tempo era escasso não pudemos aproveitar muito. Conheci Lindau durante o verão em 2005 e adorei. A cidade é muito bonita, e conta com uma série de casas com pinturas históricas e é famosa pelo seu porto com o farol e o leão.

Lindau na Bavária

Seguimos adiante em direção à Spaichingen, como estava relativamente tarde acabamos mudando um pouco o roteiro planejado. A idéia inicial era subir ate a região do vale do Danúbio na altura de Sigmaringen. Porém com o tempo chuvoso resolvemos pegar a Auto-estrada Singen-Stuttgart até a altura de Rotweil. Em Tutlingen, ainda tivemos um pequeno contratempo com a estrada bloqueada em obras, mas graças ao GPS logo achamos outro caminho.

Chegamos em Spaichingen no início da noite, estava super feliz em rever estes parentes por parte do meu pai, com quem passei o natal em 2005. Eles adoraram os presentes que trouxemos do Brasil para eles. Jantamos em casa mesmo, pães com frios e queijos, que estavam uma delicia, principalmente o presunto da floresta negra – Schwarzwaldschinken, que eu tanto adoro. Tomamos banho e ainda conversamos um pouco antes de irmos dormir, para acordar cedo para nosso próximo dia em direção à Freiburg e Floresta Negra.

 

Veja Também:

Como chegar de Munique ao Castelo de Trem por Ricardo Freire

Posts Relacionados:

Oberammergau

Munique

Freiburg

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

6 Comments
  1. Lena says

    E eu não conheço esse castelo!!
    Minhas passadas pela Alemanha não foram nem de longe satisfatórias… Está na listinah 😉

    1. Mauoscar says

      Lena..

      A Alemanha é surpreendente.. Este é apenas 1 dos 3 castelos que Ludwig 3 mandou construir durante seu reinado.. Obviamente é o mais famoso mas os outros dois também valem a visita 😀

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Blog Brasil com Z. Blog Brasil com Z said: RT @mauoscar: Castelo Neuschwanstein – O Cartão Postal que é a cara da Alemanha => http://500s.tv/COKQY #MauOscar #Vintage #outros500 […]

  3. tijolosetecidos says

    Olá, em agosto estou indo para a Alemanha e visitarei os castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau. Li num outro blog que vc ficou numa “Zimmer Frei” com vista para os dois castelos numa das vezes que foi para Fussen. Vc tem o contato deste lugar?? Obrigada!
    Déb

  4. Manoela Cunha says

    Linda postagem ??
    Ontem fui visitar esses castelos e é surpreendentes.

    1. MauOscar says

      Esse castelo é fenomenal

Leave A Reply

Your email address will not be published.