Dicas e Relatos de viagens ao redor do mundo

016 – Formatura Oscar

1

      Dia 17 de Abril de 2008, dia da minha formatura, dia em que virei de fato Engenheiro Florestal, depois de 6 anos na faculdade, sendo um deles fazendo intercâmbio na Albert Ludwigs Universitat em Freiburg no sul da Alemanha, foram ao todo 5655 horas de aula, num total de 55 disciplinas, sendo destas 47 cursadas em Curitiba, e as outras 7 obtidas através de equivalência com as disciplinas cursadas em Freiburg, sendo que la cursei um total de 23 disciplinas.

Diferente de Curitiba, as disciplinas em Freiburg eram em blocos de 1 a 4 semanas cada, ja em Curitiba a maioria delas era anual.

Pela manha temos o ensaio geral, onde são passados todas as etapas do cerimonial de colação de grau, isto levou cerca de 2 horas e meia, na hora do almoço fui almoçar com a minha mãe, e a tia betty e o mau no Shopping Curitiba, onde ainda em ultima hora comprei um sapato para usar a noite.

Tive que chegar cerca de 45 minutos antes do inicio da colação para colocar a Beca, a Borla, aquele chapéu que se usa em formatura, minutos finais antes do inicio da cerimonia, quando se abrem as portas do teatro e a gente começa a escutar as pessoas da plateia, e uma sensação muito boa, melhor do que isso só quando anunciam seu nome para entrar e tomar o assento, eu tive sorte, ou o azar de ficar logo na primeira fila do lado esquerdo, ao meu lado estavam o Rafael Reis, que entrou comigo na universidade em 2002, e o Marco Figura, esse aluno com o maior desempenho academico da turma.

A cerimonia de colação de grau iniciou as 20:00 no teatro da Reitoria, na rua XV de Novembro 1299. 

Cada formando tinha direito a um numero limitado de convites, os meus convidados para a colação foram:

Meu Pai,

Minha Mãe,

Raul e Phillip meus irmãos, 

Maurício obviamente,

Minha Prima Maria Manuela,

Minha outra prima Lúcia Helena e seu marido Hamilton,

Minha amiga Maria Lúcia, que esteve comigo no Winterkurs de Leipzig na Alemanha

Ana Cláudia Pauli, amiga minha e do mau que por sinal também e Eng, Florestal

Minha tia Betty e seu namorado,

e minha tia e madrinha Edla, irmã do meu pai.

Na mesa estavam o Professor Nilton José Souza, Patrono da turma  e chefe do Departamento de Ciências Florestais; Professor Márcio Pereira da Rocha, nome de turma e vice Coordenador do Curso; Professor Sídon Keinert Júnior, representando o Magnifico Reitor da Universidade;  Dimas Agostinho da Silva, representando o setor de Ciências Agrárias; e o professor Júlio Eduardo Arce, Paraninfo da Turma.

Depois dos discursos das autoridades presentes inicia a entrega dos diplomas, eu fui um dos últimos na verdade o 42º  dos 46 formandos, recebi o diploma das mãos do representante do reitor, nesse momento realmente um sonho que iniciou a muito tempo estava se realizando, após isso termina o primeiro ato da colação.

No segundo ato iniciam as homenagens , a primeira delas a Deus, depois aos Pais, aos Mestres, aos Amigos e aos ausentes. Quando saímos para entregar a lembrança aos pais, esse foi um dos momentos mais emotivos, principalmente quando abracei eles.

Finalmente fizemos nosso juramento

 “ Prometo no Exercício da Profissão de Engenheiro Florestal cumprir com honra e dignidade os meus deveres de técnico e cidadão e fazer o quanto em mim couber pelo engrandecimento moral e prosperidade do meu pais ”

Fecham-se as cortinas e começa a passar o vídeo com imagens da turma e de quando cada um era criança, a gente do palco podia ouvir os suspiros da plateia.

Termina a colação com a tradicional chuva de balões e arremesso de Borlas, eu saio o mais rápido possível para encontrar o pessoal no saguao do teatro, como tínhamos um jantar marcado não fiquei muito tempo recebendo cumprimentos, tiramos algumas fotos cerca de 20 minutos depois já fomos para o restaurante.

Tinha que ter entregue a Beca logo após o termino da colação, mas fui de beca mesmo para o restaurante, e mais engraçado fui dirigindo com aquela roupa do centro ate o Restaurante Famiglia Fadanelli em Santa Felicidade onde fizemos uma recepção aos meus convidados.

O Cardápio do Jantar eu e o Mau que escolhemos  as  três opcoes:

1) Agnolotti Funghi Secchi,Agnolotti de massa verde recheada com ricotta coberta com creme de cogumelos secos chilenos.

2) Fettuccine Paglia, Feno i GamberettiMassa verde e branca puxada com manteiga de ervas, camarões, cogumelos frescos e brócolis. Perfumado com dry martini.

3) Filetto Fadanelli Tournedo de mignon grelhado, coberto com queijo gruyere e molho roti. Acompanha risoto piemontese.

A Comida estava uma delicia, para acompanhar servimos o vinho Costa Pacifico que tinha comprado dias antes na adega Boulevard, em três variacoes, Cabernet Sauvignon, Carmenere e Shiraz, estes caíram muito bem com o cardápio.

Ainda tinha dois espumantes para um brinde a minha formatura, e de sobremesa um Bolo que minha Tia Edla trouxe de Brusque de Chocolate, Castanha do Para e Cerejas, que fez muito sucesso, mas quase ninguém conseguiu  repetir pois o jantar foi realmente muito farto.

Ao Final da noite apresentei uma surpresa que tinha preparado na noite anterior ate as 3 horas da manha, que o mau ajudou a finalizar e a escolher a musica de fundo “Somewhere over the rainbow” , com inúmeras fotos desde o casamento do meu pai ate a minha formatura e chegando a algumas fotos sobre Singapura, todos ficaram muito emocionados com a apresentação.

Ganhei vários presentes legais, sem duvida foi uma noite para ficar na historia e na lembrança de todos que estiveram la presentes.

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

1 Comment
  1. Jenny says

    ´Ah! Filho isto é covardia , estou chorando de novo… amo vocês que Deus os abençoe.

Leave A Reply

Your email address will not be published.