003 – Rota dos Cannyons

Viracao No Fortaleza

Depois de visitar o Cannyon do Rio das Pedras em Praia Grande, iniciamos nossa viagem em direçao à Cambara do Sul, a Cidade dos Cannyons no Rio Grande do Sul, um fato curioso que nesta região ocorre a única divisa estadual vertical no Brasil, na parte de baixo fica o Estado de Santa Catarina e de cima Rio Grande do Sul.

Pegamos a estrada através da serra do Faxinal, o tempo estava nublado, mal conseguíamos ver a serra, a estrada para Cambará do Sul via Praia Grande é uma estrada secundária sem asfalto, assim que começamos a subir podemos sentir as condições precárias da estrada, e pior ela ainda nos reservava mais 80 km de emoção off road no nosso Palio 1.0.

Mesmo assim paramos para tirar algumas fotos, isso antes de a neblina começar de verdade de alguns pontos conseguíamos avistar alguns prédios da praia de Torres no Rio Grande do Sul bem como o Oceano Atlântico. De repente quando estamos na metade da subida da serra inicia a serração. Estávamos literalmente nas nuvens.

A medida que vamos subindo menor ia ficando a visibilidade, em alguns ponto a visibilidade era de menos de 5 metros, acredito que essa estrada deve ser belíssima em um dia de céu azul, coisa que creio ser rara ali, o que é bastante interessante de se observar, principalmente se você como no meu caso é Engenheiro Florestal é que no alto da serra a ocorrência de neblina por ser tão frequente, faz com que a vegetação seja totalmente diferente, umas plantas com umas folhas enormes para aumentar sua área foliar, que devido a neblina dificulta a absorção da luz solar ,  da encosta de pedra vertiam diversas mini-cachoeiras.

Finalmente chegamos ao alto da serra do Faxinal, não enxergávamos “um palmo na frente do nariz” ai aparece uma placa Serra do Faxinal … 1070 m acima do nível do mar, para  “desespero” do Maurício ainda não havíamos chegado a metade. Eu estava amando!! Claro que oferecia certo risco já que raramente passava um carro no sentido contrário, mas estava super legal.

De repente no meio da estrada que não tinha absolutamente ninguém, aparece um cachorro do mato nesse momento pego a filmadora abro a porta ele passa ao lado do meu pé quando começo a filmar ele já havia desaparecido no meio da neblina.

Continuamos pela estrada alguns pontos realmente requeriam atenção total, pois a estrada cheia de pedras e ondulações causadas pela erosão e que qualquer descuido poderia danificar o carro e estávamos no meio do nada… de tempos em tempos bem esporadicamente passava um caminhão cruzava no sentido contrario, essas horas já e final da tarde, nosso medo era que anoitecesse.

Logo depois que chegamos ao alto da serra em uma paisagem totalmente diferente da que tínhamos la em baixo, com o predomínio maciço da Floresta Ombrófila Mista conhecida como Floresta de Araucária, embora bastante antropizada mas ainda exibindo todo seu esplendor nos capoes e campos a nossa volta, mas depois ver muitas Araucárias e campos de cima da serra finalmente chegamos à Cambara do Sul, já de noitinha.

Ao chegar ao hotel, Estalagem da Colina ficamos realmente surpresos com a acomodação, sem sombra de dúvidas o melhor hotel até este ponto da viagem. O hotel é composto de 10 cabanas, decoradas em estilo rústico, super aconchegantes, tomamos banho e saímos para jantar.

Na estrada depois de passar pela entrada do parque nacional dos Aparados da serra, vimos uma placa do restaurante Casarão, falando de polenta na chapa, fomos conferir, realmente uma delicia, tanto que todos os dias voltamos la para jantar, afinal de contas Cambara do sul também não conta com uma super estrutura. Mas a comida estilo italiana, simples, mas muito muito gostosa. Voltamos ao hotel e capotamos, afinal depois do Cannyon do Rio das pedras, qualquer um dorme como um anjo.

 

 Posts Relacionados

Serra e Litoral Catarinense    

Subindo a Serra do Faxinal Rota dos Cannyons    

Itaimbezinho e Fortaleza

 

Índice com todos os Posts do MauOscar

Clique na Logo =>

Siga o MauOscar.com também no:

About these ads

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Categorias America do Sul, Brasil, Cambará do Sul, Praia Grande, Rio Grande do Sul, Santa Catarina

Author:MauOscar BlogdeViagens

Blog de Viagens de dois expatriados brasileiros que adoram viajar, fotografar e compartilhar experiências pelo mundo Já moramos no Brasil, Alemanha, Cingapura, Estados Unidos e agora estamos morando em Auckland na Nova Zelândia

Nenhum comentário ainda.

De vida a este blog, deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 7.561 outros seguidores